Perfil do candidato: Ricardo Silva
Filho do deputado Rafael Silva, candidato, hoje deputado federal, se destacou no rádio e tenta, pela segunda vez, o posto de prefeito de Ribeirão Preto
O deputado federal Ricardo Silva disputa pela segunda vez a Prefeitura de Ribeirão Preto, desta vez pelo PSD. Tem como vice na chapa o vereador Alessandro Maraca, do Movimento Democrático Brasileiro (MDB). A coligação “Para Ribeirão Avançar” uniu nove partidos com o apoio formal do governador Tarcísio de Freitas, do Podemos, e de Baleia Rossi, presidente do MDB.
Filho do deputado estadual Rafael Silva, o candidato seguiu os passos do pai na política. Essa caminhada começou em 2012, quando, ainda pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), foi o vereador mais votado de Ribeirão Preto, com 9.146 votos. Em 2016, pleiteou o cargo de chefe do Executivo Municipal, mas perdeu no segundo turno, computando mais de 111 mil votos.
Hoje com 39 anos, Ricardo foi eleito suplente de deputado federal por São Paulo, com 61.037 votos, nas eleições de 2018. Veio a assumir como titular em junho de 2020, após as mortes de Luiz Flávio Gomes, em abril daquele ano, por consequência de uma leucemia, e de Luiz Lauro Filho, que não resistiu a um infarto em maio. Ambos eram do PSB. Em 2022, já no PSD, o deputado federal mais que dobrou sua votação em relação à eleição anterior: com 133.936 votos, assumiu o segundo mandato de deputado federal. Segundo o site da Câmara, neste ano ele protocolou 58 propostas legislativas. Uma das últimas foi a instalação de uma comissão para acompanhar as investigações relacionadas ao acidente aéreo envolvendo uma empresa de Ribeirão Preto, que vitimou 62 pessoas no último dia 9 de agosto, na região metropolitana de São Paulo.
Depois que saiu do PDT, Ricardo Silva se filiou ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) e assumiu como Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, em 2018, no governo de Márcio França. Convidado por Gilberto Kassab a ingressar no PSD, está desde 2022 na legenda, que atualmente detém a maior bancada na Câmara Municipal de Ribeirão Preto, com quatro nomes tentando a reeleição.
“Acompanho meu pai desde que era criança, em tudo: nas sessões da Câmara, na Assembleia Legislativa, em todos os cantos, visitando instituições, orfanatos, lares para idosos, hospitais. Cresci ouvindo a população. Acho que isso me despertou para a política e acredito que houve um processo importante de amadurecimento para que eu me sentisse pronto para assumir a Prefeitura de Ribeirão,” diz o candidato.
Apesar da carreira consolidada do pai na política, foi na comunicação que Ricardo ganhou notoriedade e ficou conhecido na cidade. No então programa “Rota da Verdade”, da rádio Clube, ele se destacou com a cobertura policial e o apoio a causas ligadas ao Direito do Consumidor. Aliás, na Câmara dos Deputados atua na Comissão de Defesa do Consumidor.
Nascido em Ribeirão Preto, formado em Direito e Filosofia, com pós-graduação em Sociologia, Ricardo chegou a exercer cargo de oficial de Justiça, após passar em concurso do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, em 2012, mas se afastou da função para concorrer à vereança. Atualmente, é casado e pai de uma menina.
Ricardo lançou sua pré-candidatura no dia 20 de maio e foi confirmado candidato pelo PSD em convenção realizada em 28 de julho. “A nossa principal bandeira é um processo de mudança. Mudança na forma de olhar, de agir, de tomar decisões, dialogando com as pessoas, com o comércio sobre essas obras que muito trouxeram prejuízos à cidade. Vamos concluir o que está em andamento, olhar para a saúde, aumentar o efetivo de médicos, a educação, respeitando os professores,” disse o candidato durante a convenção que lotou o plenário da Câmara Municipal.
Foto: Divulgação