Pesquisa do Ibope aponta empate técnico no limite da margem de erro

Pesquisa do Ibope aponta empate técnico no limite da margem de erro

Levantamento registra Duarte Nogueira com 43% e Ricardo Silva com 39%; nos votos válidos o tucano tem 52% e o pedetista 48%

Uma pesquisa eleitoral feita pelo Ibope e divulgada pela EPTV na noite desta segunda-feira, 24, aponta que há empate técnico no limite da margem de erro de quatro pontos percentuais entre Duarte Nogueira (PSDB) e Ricardo Silva (PDT), com vantagem numérica para o tucano. Foi a segunda pesquisa do instituto para este segundo turno. A anterior foi divulgada no dia 17. Outro levantamento será divulgado sábado, 29.

Os números da amostragem contratada pela EPTV mostram que Duarte Nogueira tem 43% das intenções de voto, contra 42% na pesquisa do dia 17 de outubro. Ricardo Silva aparece com 39%, contra 32% na pesquisa anterior. Como a margem de erro é de 4%, Nogueira teria entre 39% e 47%, enquanto Ricardo Silva teria entre 35% e 43%.

A pesquisa registra ainda que 14% pretendem votar branco ou nulo e 4% não respondeu em quem votará. Estes percentuais eram de 20% e 6%, respectivamente, na pesquisa anterior. Assim, pelos votos válidos Nogueira teria 52% contra 48% de Ricardo Silva. Com a margem de erro, o tucano tem entre 48% e 56%, enquanto o pedetista tem entre 44% e 52%.

A expectativa de vitória favorece Duarte Nogueira. O levantamento demonstra que 65% dos entrevistados acreditam que ele será o prefeito eleito no próximo domingo, 30. Outros 25% apostam que Ricardo Silva será o eleito e 10% não souberam ou não responderam.

De acordo com o Ibope, o nível de confiança é de 95%. Foram entrevistados 700 eleitores entre os dias 21 e 23 de outubro. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE) sob o protocolo SP-07071/2016.

Novos números

O Ibope tem mais duas pesquisas registradas TRE. A primeira delas para divulgação no dia 29 de outubro, sábado, quando serão ouvidos 805 entrevistados entre os dias 23 e 29 de outubro. Para o domingo o instituto registrou um levantamento de boca de urna, para divulgação logo após a votação, com 3 mil entrevistados.

Também o instituto Engracia Garcia registrou pesquisa de boca de urna para divulgar logo depois das eleições, com 1.110 entrevistas. Nestas pesquisas a margem de erro é reduzida, porque o entrevistador faz a pesquisa na saída do eleitor, após o voto.


Foto: Divulgação

Compartilhar: