PR contesta convocação dos suplentes de vereadores Cleudo José e Dadinho

PR contesta convocação dos suplentes de vereadores Cleudo José e Dadinho

Presidente local do partido diz que defende quem continua na legenda; suplentes seriam Mônica do Salão e Almir da Van

O Partido da República (PR) contestou a convocação dos suplentes Ariovaldo de Sousa, o Dadinho, e de Cleudo José Florêncio da Silva, que disputaram as eleições de 2012 pelo partido. Isso porque eles deixaram a sigla e migraram para outras.

A contestação agora será analisada pela Câmara. O edital de convocação dos suplentes concede prazo de até três dias para manifestação dos partidos a respeito dos convocados. Pela publicação do edital, o prazo vai até terça-feira, 25.

Dadinho trocou o PR pelo PTB, conquistou 1.768 votos na eleição do último dia 2 e é o primeiro suplente da nova sigla a partir de 2017. Em 2012 recebeu 2.361 votos. Já Cleudo foi para o PSB e não obteve o mesmo sucesso da eleição anterior. Conseguiu apenas 271 votos, contra 2.384 em 2012.

O advogado de Cleudo, Pedro Nilson da Silva, assegura que a vaga é de seu cliente, porque ele teria mudado de partido dentro da janela partidária de março. Esta é uma disputa, no entanto, que pode ir para a Justiça.

O presidente da comissão provisória do PR em Ribeirão Preto, Isaac Antunes, disse que protocolou a contestação na quarta-feira, 19, por entender que o mandato pertence ao partido. “Juntamos as certidões comprovando que os dois mudaram de partido e esperamos a manifestação da Câmara” disse Isaac Antunes.

Segundo ele, os suplentes do PR na verdade são Mônica do Salão e Almir da Van, que continuam no partido. “Seria irresponsabilidade minha não lutar por quem ainda está no partido. Por isso apresentei os nomes corretos”, afirmou.

Entre os eleitos pelo PR e que estão afastados – Giló e Walter Gomes – e Mônica do Salão há oito que disputaram a eleição pelo PR em 2012. Entre Mônica e Almir da Van há ainda o Carunchão. Todos deixaram o partido. Na eleição de 2012, Mônica obteve 893 votos e Almir da Van, 858.

Por correspondência

Além da convocação por edital, a presidente em exercício da Câmara, Gláucia Berenice (PSDB), determinou a comunicação expressa aos partidos. Há suspensos do PMDB (Cícero Gomes da Silva), PTB (Giló e Walter Gomes), PPS (Capela Novas), PRB (saulo Rodrigues), PSD (Bebé, Genivaldo Gomes e Samuel Zanferdini) e PP (maurílio Romano). Quatro partidos já foram notificados, mas o PSD e o PP serão comunicados por Sedex, porque os notificados serão os diretórios estaduais das suas legendas.

Isso porque o presidente da comissão provisória do PSD em Ribeirão Preto, Marco Antônio dos Santos, é um dos principais investigados da Operação Sevandija e há a informação de que a comissão teria sido destituída, embora permaneça sem alteração no registro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Já o PP é conduzido em Ribeirão Preto por uma comissão interventora, presidida pelo vereador Maurílio Machado, que está entre os suspensos e acusados de corrupção ativa e passiva.


Foto: Ibraim Leão

Compartilhar: