Prefeitura retira projeto de Controladoria para votação na Câmara
Para vereadores, projeto ainda precisa “amadurecer” mais antes de votação

Prefeitura retira projeto de Controladoria para votação na Câmara

Intenção do Poder Executivo é de dar mais tempo para o assunto ser discutido na Câmara de Ribeirão Preto

O projeto da Controladoria Municipal ainda não será votado pela Câmara Municipal. A proposta foi retirada da pauta da sessão desta terça-feira, 3, para que possam ser ampliadas as discussões sobre o assunto. A intenção é de que o documento seja votado ainda este ano.

O projeto apresentado pela Prefeitura de Ribeirão Preto em agosto, como uma das medidas de combate à corrupção para que se possa fiscalizar as ações da administração pública, sofreu muitas críticas, principalmente de alguns vereadores, sobre a possibilidade de o controlador ser indicado pelo próprio prefeito.

Leia mais:
Prefeitura de Ribeirão anuncia medidas de combate à corrupção e Controladoria

Vice-prefeito diz que controladoria deve auxiliar na administração do município

De acordo com o Executivo, o projeto de Lei foi retirado para que a Comissão de Transparência do Legislativo Municipal possa ampliar as discussões em torno da criação da Controladoria, e com isso a Câmara Municipal possa avaliar melhor a proposta.

O presidente da Comissão, o vereador Fabiano Guimarães (DEM), que promoveu reuniões e audiências públicas para discutir o tema na Câmara Municipal, disse que essa é uma atitude inteligente e que demonstra humildade por parte do poder Executivo, para que as arestas possam ser aparadas.

“Este projeto não está maduro ainda. Estruturar uma Controladoria é fundamental, mas ainda não existe um conceito concreto no Brasil sobre o assunto. Nós da comissão nos comprometemos a buscar o melhor projeto para Ribeirão Preto”, afirmou que Guimarães, que fez elogios ao projeto original, e que disse que espera que haja um consenso sobre o assunto em duas semanas.

O vice-prefeito de Ribeirão Preto e secretário de Assistência Social, Carlos Cezar Barbosa, que coordenou a elaboração do projeto, lamentou o número reduzido de vereadores nas reuniões para discussão da Controladoria, mas destacou que a ideia recebeu forte apoio da sociedade civil e de especialistas em administração pública, e, caso aprovada, seria um avanço para o município.

“Entendo que se trata de um bom projeto, que aprovado nos termos em que se encontra representaria grande avanço à administração municipal no que diz respeito à defesa do patrimônio público, da ética, da moralidade, da eficiência e do combate à corrupção”, comentou.


Foto: Aline Pereira – Câmara Ribeirão

Compartilhar: