PT de Ribeirão Preto faz ato em defesa ao ex-presidente Lula
Comitês em defesa da candidatura de Lula também foram criados em outras cidades no País

PT de Ribeirão Preto faz ato em defesa ao ex-presidente Lula

No próximo dia 24, o ex-presidente será julgado pelo TRF-4 no caso do tríplex

O diretório do PT em Ribeirão Preto inaugurou o “Comitê Popular em Defesa da Democracia e do Direito de Lula ser Candidato” neste sábado, 13, dia em que movimentos similares ocorreram em diversos locais do País. O intuito é de fazer a defesa do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, que será julgado pelo Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª região no próximo dia 24 de janeiro.

O evento aconteceu na sede do diretório, que fica no Jardim Sumaré, contou com apresentações artísticas e reuniu militantes do partido e de movimentos sociais. A advogada Raquel Montero, que participou do ato, diz que a mobilização não é apenas uma defesa do ex-presidente, mas sim dos programas sociais e contra a política do atual presidente, Michel Temer (PMDB), que ela considera que não tem atendido as necessidades da população.

“Nós estamos vendo o desmonte dos direitos trabalhistas, dos direitos sociais e das conquistas da população”, declarou Raquel, que acredita que a população sofrerá com medidas implementadas pelo governo Temer, como o congelamento dos investimentos públicos pelos próximos 20 anos.

Segundo a advogada, o movimento também questiona o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, que ela acredita que tenha afetado os programas que foram implantados desde o primeiro mandato de Lula. Ela diz que esses programas têm sido deixados de lado pelo atual governo.

Pela mesma linha segue o estudante Edson Arantes de Oliveira, que também esteve presente na reunião e afirma que o movimento “é em defesa da democracia”. “Os processos democráticos estão sendo corrompidos há muito tempo e as pessoas estão fazendo de tudo para que o Lula não seja candidato na Justiça. Isso impede a democracia no Brasil. Nós vemos com muita tristeza essa agressão à democracia brasileira”, declarou Oliveira.

Julgamento

O ex-presidente Lula encarará o tribunal do TRT da 4ª região, em Porto Alegre, no próximo dia 24 de janeiro. Lula responderá na segunda instância a condenação aplicada pelo juiz Sérgio Moro, que condenou o petista a 9 anos e meio de prisão por lavagem de dinheiro e corrupção no caso do tríplex, no Guarujá.


Foto: Leonardo Santos

Compartilhar: