PT declara apoio a Baleia Rossi para presidência da Câmara

PT declara apoio a Baleia Rossi para presidência da Câmara

Frente ampla de 11 partidos deverá apoiar Rossi; PT exigiu prioridade para acesso universal à vacina

O deputado federal Baleia Rossi (MDB) deverá contar com o apoio do PT, dono da maior bancada na Câmara dos Deputados, na disputa pela presidência da Casa. A eleição para o presidente da Câmara está prevista para ocorrer no dia 1º de fevereiro.

Em sua conta no Twitter, o deputado ribeirãopretano comentou sobre a aliança nesta terça-feira, 5. "A Frente Ampla ficou ainda maior. O PT anunciou apoio a nossa candidatura. É um grande dia para quem defende uma Câmara livre e independente. Somos 11 partidos diferentes. Divergimos em muitos assuntos. Mas estamos juntos na defesa de uma democracia viva e forte", escreveu Rossi.

Devem apoiar o candidato os partidos: Cidadania, DEM, MDB, PCdoB, PDT, PSB, PSDB, PSL, PT, PV e Rede. "Tem esquerda, centro, direita. Diferentes que se juntam num objetivo comum: manter a Câmara livre e a democracia viva", comentou. Ainda de acordo com o deputado, um ponto fundamental do manifesto dos partidos de oposição é o acesso universal à vacina.

Em publicação oficial do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann (PT), presidente do partido), comentou sobre o apoio. "Fizemos uma aliança pontual em cima de questões que consideramos essenciais para o povo brasileiro”, afirmou Gleisi, destacando a vacinação, a garantia de renda e a geração de empregos. 

Outro ponto central da aliança é a renda emergencial, ou o aumento do Bolsa Família. Além disso, o partido considera urgente a adoção de medidas que gerem empregos, com equilíbrio fiscal tributando os mais ricos.

"Placar"

No momento, o bloco que apoia o deputado Baleia Rossi possui maioria. Teoricamente, o parlamentar teria 273 votos de 257 necessários para ser eleito. Rossi é o candidato indicado pelo atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM).

 Seu concorrente ao cargo, o deputado Arthur Lira (PP) conta com o apoio de nove partidos e projeta um total de 195 votos. Lira é o candidato preferido pela base governista. 

Todavia, a eleição para o presidente da Câmara ocorre de forma secreta, não sendo raro "traições" – parlamentares que votam diferente do que haviam prometido ou contrariando os interesses do partido. 


Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Compartilhar: