Região Metropolitana de RP formalizará fiscalização do transporte interurbano
Além do documento, suspensão do pagamento do terceiro eixo e assentos no Comitê Executivo do PDUI foram pautas da reunião

Região Metropolitana de RP formalizará fiscalização do transporte interurbano

Definição de ofício que será entregue ao governador do Estado foi feita em reunião realizada nesta segunda-feira, 11

O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB), entregará um ofício para o Governador do Estado de São Paulo, Márcio França, para que seja definido um órgão fiscalizador do transporte interurbano – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) – entre os municípios da Região Metropolitana de Ribeirão Preto.

Em reunião realizada nesta segunda-feira, 11, às 9h, na Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEAARP), Nogueira falou sobre as etapas para a implementação. “Para a concretização do ofício, é necessário que haja uma decisão governamental, em seguida, implantação gradual da transição da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) para a EMTU, e que os órgãos institucionais seja informados desta mudança”, explicou

Suspensão do pagamento do terceiro eixo

Além do ofício, outras pautas foram colocadas à mesa durante reunião pelo prefeito ribeirãopretano. Uma delas foi o impacto que a suspensão do pagamento do terceiro eixo pode gerar. A medida foi definida após a paralisação dos caminhoneiros no final do mês de maio. “A não cobrança do terceiro eixo vai impactar na redução de cobranças das nossas praças, que já foram impactadas com a redução de até 20% da tarifa de pedágio no novo contrato”, comentou Nogueira.

Assentos do Comitê Executivo do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado

A princípio, seria definido, na reunião, quem seriam os ocupantes dos assentos do comitê executivo do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI). Durante o evento, foi proposta a realização de um sorteio, em vez da deliberação.

Em virtude disso, a escolha foi adiada. As 34 cidades da região metropolitana foram dividas em quatro sub-regiões. Os prefeitos dos municípios deverão manifestar interesse em participar como coordenador. Já com o nome dos voluntários, haverá um sorteio para escolher um representante de cada sub-região. Confira as cidades de cada uma delas:

 

Sob supervisão de Marina Aranha.


Foto: João Camargo

Compartilhar: