Ribeirão Preto recebe Vara Especializada de Violência contra Mulher 
Anexo de Violência de Ribeirão Preto foi transformado em Vara Especializada

Ribeirão Preto recebe Vara Especializada de Violência contra Mulher 

Objetivo da Vara é oferecer apoio e proteção para mulheres contra agressores, com decisões e medidas mais ágeis

Nessa quinta-feira, 18 de novembro, foi instalado no Fórum de Ribeirão Preto, a Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. O objetivo da Vara é oferecer apoio e proteção para mulheres contra agressores, com decisões e medidas mais ágeis. 

A conquista é fruto do trabalho de inúmeras lideranças, entre vários movimentos, associações e institutos de defesa da mulher. Em 2017, o deputado estadual Rafael Silva (PSB)  solicitoul ao Governo do Estado de São Paulo a transformação do então Anexo de Violência em Vara Especializada. O pedido foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 8 de novembro daquele ano e teve parecer favorável de todos os setores competentes da Secretaria Estadual de Segurança Pública. 

A responsável pela Delegacia de Defesa da Mulher na época,  Silvia Elisa Mendonça, afirmou que tal mudança ajudaria na agilidade para atendimento às mulheres vítimas de violência. O delegado seccional Marcus Camargo de Lacerda, na oportunidade, reforçou a importância de uma Vara Especializada. E o então diretor do Departamento de Polícia Judiciária do Interior, Deinter 3, João Osinski Júnior, confirmou se tratar de uma medida necessária, conforme indicação do deputado Rafael Silva. 

Criado em março de 2015, o Anexo de Violência sempre sofreu com acúmulo de processos, chegando a ter mais de cinco mil em andamento. Durante a pandemia, os casos de violência aumentaram, em razão do isolamento social, com vítima e agressor dentro do mesmo ambiente. O Anexo de Violência, coordenado por Carolina Moreira Gama, trabalhou nesse período para agilizar medidas protetivas e de afastamento do agressor. Esses avanços passarão a ser efetivos, uma realidade em Ribeirão Preto, com maior rapidez para garantir a segurança e a vida das mulheres.  

A indicação do deputado atende contou com o apoio de autoridades, como vereadores, presidentes de instituições, advogados, delegados e juízes, entre eles os magistrados Paulo Cesar Gentile, Luis Augusto Freire Teotonio, Carolina Moreira Gama, Guaracy Sibille Leite, Guacy Sibille Leite, Lúcio Alberto Eneas da Silva Ferreira, Ilona Márcia Bittencourt Cruz, Isabel Cristina Alonso Bezerra dos Santos, Junio Cláudio Campos Furtado, Giovani Augusto Serra Azul Guimarães, Gustavo Muller Lorenzato, Vanessa Aparecida Barbosa e o atual diretor do Fórum, Dr. Ricardo Braga Monte Serrat. 


Foto: Reprodução Google Maps

Compartilhar: