Ribeirãopretanos vão às urnas neste domingo, 6
Cidadãos devem estar atentos aos documentos exigidos, horários e regras para justificativa de ausência nas eleições
Neste domingo, 6 de outubro, os eleitores de Ribeirão Preto e de todo o Brasil vão às urnas para decidir quem serão os próximos prefeitos e vereadores. No município, 477.607 eleitores estão aptos a votar, e a votação ocorrerá das 8h às 17h, seguindo o horário de Brasília. Ao todo, 1.422 seções eleitorais estarão espalhadas em 131 locais de votação, prontas para receber os cidadãos ribeirãopretanos.
Documentação necessária
Para votar, é essencial estar com um documento oficial com foto. São aceitos o e-Título (para quem tem cadastro biométrico), carteira de identidade (RG), passaporte, carteira de trabalho, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e outros documentos reconhecidos por lei. Vale lembrar que esses documentos podem ser apresentados mesmo se estiverem vencidos, desde que permitam a identificação.
Na urna
Ao chegar à urna, o eleitor deverá digitar dois números para prefeito e cinco para vereador. Como o uso de aparelhos eletrônicos, incluindo celulares, é proibido, é recomendável que cada eleitor leve anotados os números dos seus candidatos em um papel para facilitar o processo e evitar transtornos.
Justificativa de ausência
Quem não puder comparecer ao local de votação tem a opção de justificar a ausência. A justificativa pode ser feita no próprio dia, pelo aplicativo e-Título, que usa a geolocalização para comprovar que o eleitor está fora de sua cidade, ou diretamente em uma Mesa Receptora de Votos, com a entrega do formulário de justificativa eleitoral. A justificativa pós-eleição pode ser realizada até 5 de dezembro de 2024, para o primeiro turno, e até 7 de janeiro de 2025, para o segundo turno.
Expectativa de segundo turno
Caso seja necessário, o segundo turno das eleições está marcado para o dia 27 de outubro.
Foto: Luan Porto