Samanta Pineda não é mais presidente do Fundo Social de Ribeirão Preto
Após três anos no cargo, advogada deverá seguir com projetos pessoais na carreira

Samanta Pineda não é mais presidente do Fundo Social de Ribeirão Preto

Cargo era o último vínculo que Samanta possuía com a administração pública em Ribeirão Preto

Samanta Pineda não é mais a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Preto. Após três anos à frente do órgão, a advogada deixa o cargo nesta sexta-feira, 13. A Prefeitura deve divulgar o substituto em breve. 

“Agradeço a cada cidadão de Ribeirão Preto a oportunidade e o aprendizado. O Fundo Social realiza um trabalho essencial para a cidade e foi uma honra estar à frente dele esses 3 anos. Desejo que cada dia mais a solidariedade desperte nos corações Ribeirão-pretanos”, comentou Samanta.

Além de sócia fundadora de um escritório de advocacia, com sede em Curitiba e filial em Ribeirão Preto, Samanta é professora convidada no MBA da Fundação Getúlio Vargas (FGV) de São Paulo e de Brasília e do INSPER/SP, onde ministra aulas de Direito Ambiental.

No final do mês de novembro, Samanta Pineda recebeu o título de Cidadã ribeirãopretana pelo reconhecimento dos serviços prestados ao município e, ao País, pelo trabalho na elaboração do novo Código Florestal.

Em Ribeirão Preto

Samanta assumiu a presidência do Fundo Social de Solidariedade em janeiro de 2017, e desenvolveu projetos e ações voltados para a comunidade. Logo nos primeiros dias, arrecadou mais de 16 mil itens de material escolar para alunos que não tinham nada por conta da escassez que o município veio de gestão anterior.

Samanta também se engajou na criação de um time profissional de vôlei, sempre com foco social. A equipe resgatou o esporte e a auto estima da cidade com títulos e os jogos tiveram recorde de arrecadação de alimentos, fraldas, leites e brinquedos.

Em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente criou uma Comissão Intersecretarial de Resíduos que está reformulando o Plano Municipal de Resíduos Sólidos em conjunto com a Região Metropolitana. Ela também implantou a primeira Escola da Moda de Ribeirão Preto

Problemas

Durante a disputa das eleições de 2018, Samanta foi alvo de acusações de por suposta doação indevida para campanha. À época, a advogada concorria ao cargo de deputada federal.

Uma mensagem vazada do vice-prefeito Carlos Cezar Barbosa aos seus subordinados, acusava o gabinete do prefeito Duarte Nogueira (PSDB) por uso indevido da máquina pública, por supostamente pedir doações financeiras a ocupantes de cargos em comissão para a candidatura de Samanta.

A advogada sempre alegou que os pedidos de doação para a campanha limitaram-se à vaquinha virtual e transferência bancária, autorizados pela Justiça Eleitoral. "Todas as doações foram feitas de forma voluntária e espontânea. A campanha desconhece qualquer outra iniciativa", disse.

Em fevereiro deste ano, Samanta se desfilou do PSDB. Em setembro, terminou o casamento com o prefeito Duarte Nogueira, e, com a saída do Fundo Social, rompe o último vínculo com a administração ribeirãopretana.


Foto: Allan S. Ribeiro/Câmara Ribeirão

Compartilhar: