Nova sede da Prefeitura de Ribeirão Preto será inaugurada na próxima quinta, 1º
Novo Centro Administrativo deve abrigar Gabinete do Prefeito e outras secretarias

Nova sede da Prefeitura de Ribeirão Preto será inaugurada na próxima quinta, 1º

Executivo está de mudança para novo prédio na rua Américo Brasiliense, no Centro

A inauguração oficial da nova sede da Prefeitura de Ribeirão Preto na rua Américo Brasiliense, no Centro, está prevista para o dia 1º de setembro. O prédio já recebeu o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) nesta quinta-feira, 25. O Executivo ainda está fazendo a mudança do Palácio Rio Branco para o Centro Administrativo "Prefeito José de Magalhães", antiga Caixa Econômica Federal.

 

Segundo a Prefeitura, o laudo expedido pelos Bombeiros atesta que o novo prédio possui todas as condições de segurança contra incêndio e pânico previstas na legislação. O documento foi entregue em mãos pelo tenente-coronel Rodrigo Moreira Leal, comandante do 9º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Ribeirão Preto, ao prefeito Duarte Nogueira (PSDB).

 

A nova sede da Prefeitura fica na rua Américo Brasiliense, 426, Centro, e abrigará o Gabinete do Prefeito, as secretarias de Governo, Casa Civil, Justiça e Fazenda, além das coordenadorias de Comunicação Social, Projetos, Metas e a Assessoria Técnico-Legislativa (Astel). A primeira reunião de secretariado do governo Nogueira no novo prédio já aconteceu nesta sexta-feira, 26. “Esta é a primeira vez, em 105 anos, que a sede do Executivo Municipal, onde fica instalado o gabinete do prefeito, recebe o AVCB. É muito simbólico para nossa gestão, pois representa o cuidado com o trato do serviço público e a renovação da administração municipal”, frisou Nogueira.

 

Sobre o prédio

 

O prédio de cinco pavimentos (subsolo, térreo, 1º, 2º e 3º andares) foi construído na década de 1980 e sediou a Caixa Econômica Federal por décadas. O imóvel foi adquirido pela Prefeitura de Ribeirão Preto em 2019 junto à Caixa, pelo valor de R$ 3,9 milhões, tendo alguns tributos como o IPTU compensados. O Centro Administrativo levará o nome do advogado e professor José de Magalhães, que foi prefeito de Ribeirão Preto de 1948 e 1951, além de vereador entre 1952 e 1955. Magalhães morreu em 1972.

 

Segundo a Prefeitura, o prédio passou por uma reforma, com melhorias na rede elétrica, hidráulica, iluminação, ar-condicionado, pisos e revestimentos, sanitários, elevadores, sistema de combate a incêndio, impermeabilização, divisórias, entre outros. A reforma do prédio, que antigamente abrigava a Caixa Econômica Federal, começou em julho de 2020 e deveria ter sido concluída em janeiro de 2021. Entretanto, o prazo foi adiado a pedido da construtora responsável, para que fossem feitas adequações no imóvel, segundo a Prefeitura.

 

O Palácio Rio Branco, que tem 105 anos, será restaurado e transformado em sede da Secretaria da Cultura de Ribeirão Preto e centro cultural, com direito a Museu da Administração Pública.


Foto: João Pala/Revide

Compartilhar: