Seis desentendimentos no debate de candidatos à prefeitura de Ribeirão
Seis desentendimentos no debate de candidatos à prefeitura de Ribeirão

Seis desentendimentos no debate de candidatos à prefeitura de Ribeirão

Sevandija, ameaça de processos e ‘azar’ foram discutidos em debate de domingo, 25, na TV Record

Na noite de domingo, 25, a Record apresentou o segundo debate entre os candidatos à prefeitura de Ribeirão Preto. Como o primeiro, na TV Clube, foi recheado de polêmica. Confira seis embates que se destacaram no programa:

1. “Meia verdade, que na verdade é meia mentira” – De Duarte Nogueira para Ricardo Silva

Logo no começo do debate da TV Record, o candidato Ricardo Silva (PDT) perguntou a Duarte Nogueira (PSDB), sobre as 100 mil casas que Nogueira diz em seu programa que entregou quando foi secretário da Habitação, ainda nos anos do governador Mário Covas, entre 1995 e 96, e questionou o porquê de não ter trazido para Ribeirão Preto.

O tucano desmentiu a afirmação do adversário, e disse que entregou imóveis populares em diversos pontos do município. O pedetista voltou ao assunto, e disse que a lei que reserva um percentual dos imóveis populares que devem ser sorteados para pessoas com deficiência não é de autoria do candidato, como ele afirma, e sim do pai dele, o deputado estadual Rafael Silva, o que resultou na resposta de Nogueira. Hoje, deputado federal, Nogueira reafirmou que a proposta é dele, mas que houve uma mudança no percentual, que na lei original, proposta pelo tucano, seria de 5%, e foi elevada para 7%, na Assembleia Legislativa.

2. Primeiro duelo Ricardo x Gandini

Depois, foi a vez do embate entre Ricardo Silva com o juiz aposentado João Gandini (PSB). O vereador apontou que Gandini, junto com Rodrigo Camargo (PTB) e Duarte Nogueira, estariam concentrando as forças para atacá-lo com as acusações referentes à Operação Sevandija.

Assim como no debate da TV Clube no sábado, 24, Gandini se irritou com a situação, principalmente após Ricardo tê-lo acusado de receber R$ 3 milhões do PT, na campanha municipal de 2012, quando Gandini foi candidato da sigla. O vereador apontou que esse dinheiro, que segundo Gandini era de fundo partidário para o custeio de campanha, seria fruto do mensalão petista. A discussão surtiu em anúncio de processos judiciais entre os dois.

3. “Que azar, hein” de Rodrigo Camargo

Quando recebeu o bastão para perguntar, Rodrigo Camargo só tinha a oportunidade de fazer a pergunta para Ricardo Silva. Quando foi instigado pelo mediador do debate para fazer a perguntar, ao notar que só poderia fazer a Ricardo, ele soltou um “que azar, hein”, e emendou uma questão sobre a qualidade do asfalto em Ribeirão Preto, no qual Ricardo aparece em seus programas eleitorais propondo que aplicará a técnica correta nas ruas.

4. Segundo duelo Ricardo x Gandini

Novamente tendo que perguntar obrigatoriamente a Ricardo, Gandini disse: “eu, novamente caio com esse candidato, e vou fazer uma pergunta para ver se ele me dá uma resposta”, disse o juiz aposentado, e pautou o turismo como tema da questão. Ricardo, novamente, disse que estava sendo atacado pelos adversários, e resolveu falar de saúde, já que, segundo ele, as propostas dele sobre a área estariam sendo debatidas pelos adversários sem que ele opinasse.

5. Números, números, números

Em seguida, foi a vez de Ricardo fazer uma pergunta a Rodrigo, e questionou a ele sobre números a respeito do Instituto de Previdência dos Municipários (IPM). Rodrigo chamou o vereador de irresponsável, em razão da posição de parlamentar, não ter realizado nenhuma proposta para desafogar o déficit da previdência municipal. “Esse negócio de falar que é bem avaliado, tem que trabalhar direito para isso”, emendou Camargo. Ricardo respondeu que ele não deveria ter uma resposta, já que estaria “encomendado por outro candidato para fazer esse jogo”, afirmou, e disse que o radialista deveria acompanhar mais o seu trabalho.

6. Pedidos de resposta

Ao longo do debate foram vários os pedidos de resposta. Partiram de Ricardo, Gandini e Rodrigo. Dois, já no fim do programa, pedidos por Rodrigo e Ricardo, foram motivos até de uma breve risada do mediador Chico Ferreira, em razão da proximidade deles no estúdio. Ambos direitos de resposta foram negados.


Foto: Reprodução TV Record

Compartilhar: