Sertãozinho leva nota baixa em índice de transparência da CGU
Sertãozinho leva nota baixa em índice de transparência da CGU

Sertãozinho leva nota baixa em índice de transparência da CGU

Município não cumpriu com medidas para regulamentação da Lei de Acesso à Informação

Sertãozinho tirou nota 3.05 no ranking de transparência da Controladoria-Geral da União (CGU), divulgado na última semana. Outros municípios da região de Ribeirão Preto também apresentaram nota abaixo da média, numa escala que vai de 0 até 10. Batatais e Altinópolis se destacam.

A Escala Brasil Transparente (EBT), da CGU, analisou 12 quesitos, divididos em regulamentação da Lei de Acesso à Informação (LAI), em mais de 2,3 mil municípios em todo o Brasil. A análise, realizada entre junho e dezembro de 2016, aponta que Sertãozinho não apresentou a regulamentação da LAI ou sequer perspectivas para que ela ocorra, infringindo outros dois artigos da legislação.

Além disso, a CGU mostrou que o tempo de espera e a resposta pelos pedidos foram apenas atendidos “parcialmente” à medida das expectativas do órgão, e por isso a cidade levou nota 3.05. Porém, essa foi apenas a primeira vez que o município foi avaliado.

Já Pontal, que participou pela terceira vez da avaliação de transparência da Controladoria, recebeu nota pouco maior, de 3.19. Bem diferente da edição anterior, em 2015, quando o município foi muito bem avaliado, com nota 8.75. Isso porque, o Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) do município estava fora do ar.

O outro município da região que foi avaliado, Serrana, recebeu nota 4.3. Mesmo apresentando regulamentação da legislação, não respondeu à CGU no tempo solicitado.

Já Batatais recebeu nota 10, por ter respondido positivamente e dentro do prazo delimitado, todos os requisitos da CGU, assim como Altinópolis. “Os números da Escala mostram que estamos no caminho certo, mas que temos muito a avançar”, afirmou o secretário-executivo do Ministério da Transparência, Wagner Rosário.


Foto: Pixabay

Compartilhar: