Sindicato de servidores se previne para possíveis atrasos de pagamentos

Sindicato de servidores se previne para possíveis atrasos de pagamentos

Prefeitura não descarta possível falta de recursos para o 13º salário e afirma que faz “todos os esforços” para cumprir compromissos

O Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto está “de olho” em um possível atraso de pagamento de salários dos funcionários da prefeitura e até do 13º salário e férias, em dezembro. Isso porque o fechamento da folha de pagamento tem ocorrido nos últimos dias do mês e o risco de atrasos existe.

Laerte Carlos Augusto, presidente em exercício do Sindicato, disse que em uma reunião na semana passada, para tratar de outros assuntos, o secretário de Governo e da Casa Civil Marcus Berzoti teria dito que a Administração Municipal está encontrando dificuldades para fechar a folha de pagamento dos servidores, em função da queda de arrecadação.

“Nos últimos três meses eles estão “raspando o cofre” no final do mês para conseguir fazer a folha. E não é apenas por redução de arrecadação, mas porque a prefeitura não tem planejamento. Acredito que dezembro será pior porque serão dois meses de pagamento, além de férias e rescisão dos nomeados em cargos de confiança”, afirma Laerte.

Para ele, o risco de faltar recursos é grande e o sindicato já está tomando as precauções que o assunto exige, como consulta ao Departamento Jurídico para saber o que fazer em caso de atrasos. “Se for o caso, vamos à justiça para defender o direito dos trabalhadores”.

Em anos anteriores, parte dos servidores que entrou em férias em dezembro só recebeu em janeiro. Neste ano, no entanto, termina o mandato da atual gestão. Laerte comenta que é preciso cuidar para que os salários não atrasem, porque “salário é verba de caráter alimentar”.

A prefeitura não garante a existência dos recursos para os pagamentos de salários e 13º. Informa estar se esforçando para pagar. “A Secretaria da Fazenda está fazendo todos os esforços para serem cumpridos (os compromissos), os salários estão em dia e nas previsões de pagamentos futuros”, registra nota enviada pela Administração Municipal.


Foto: Divulgação / Sindicato dos Servidores

Compartilhar: