Exonerado assessor que convocou taxistas para manifestação a favor de regulamentação do Uber
Vereador Alessandro Maraca diz que conduta do funcionário não condiz com o posicionamento do parlamentar

Exonerado assessor que convocou taxistas para manifestação a favor de regulamentação do Uber

Em vídeo, assessor pede para taxistas fazerem barulho para Câmara não aprovar decreto que suspenderia a regulamentação dos aplicativos de transporte

Foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) nessa segunda-feira, 5, a exoneração de um assessor parlamentar do vereador Alessandro Maraca (MDB), que apareceu em um vídeo chamando os taxistas para irem à Câmara Municipal de Ribeirão Preto protestar pela não aprovação de um decreto-legislativo que anulava a regulamentação dos serviços de transportes contratados por meio de aplicativos, como o Uber e 99 Pop.

Nas imagens, aparece o assessor do vereador em frente a um ponto de táxi conversando com taxistas e os convidando para participar da sessão da Câmara do último dia 20 de fevereiro. Neste dia, os parlamentares derrubaram um projeto de decreto-legislativo proposto pelos vereadores Gláucia Berenice (PSDB), Boni e Marcos Papa (Rede), Paulinho Pereira (PPS) e João Batista (PP) que anulava a regulamentação proposta pela prefeitura.

“Tem que mostrar força lá. Bater panela. Esse negócio de ficar aplaudindo os caras lá, não vai virar nada”, afirma o homem em um vídeo. O Portal Revide tentou entrar em contato com o assessor nesta terça, porém, até o momento não obteve retorno.

Já a assessoria do vereador Alessandro Maraca se pronunciou por meio de nota. Nela, diz que “a postura e conduta do funcionário não condiz com a posição do vereador sobre o tema, e que tomará 'medidas duras', para coibir que isso e qualquer tipo de confusão envolvendo seu nome".

No dia, Maraca foi um dos vereadores que votaram contra o decreto-legislativo, porém, afirmou que não estava totalmente de acordo com a regulamentação proposta pelo município. “Queria que fosse retirado da pauta para termos uma conversa com o Executivo. O projeto foi feito de forma unilateral, e fica frágil, entretanto, temos de institucionalizar o Uber para que todos possam trabalhar”, explicou o vereador, na ocasião.

O parlamentar ainda solicitou uma audiência pública para o próximo dia 21, para discutir a situação dos aplicativos de transporte, que foi publicado na mesma edição do DOM em que o assessor em questão foi exonerado.

Leia a nota na íntegra:

A respeito da gravação do funcionário do meu gabinete, declaramos:
1) Sempre me pautei pela transparência e pelo diálogo franco e aberto para com a sociedade em busca do entendimento democrático;
2) A postura e conduta do funcionário não condiz com a minha posição sobre o tema;
3) Tomarei medidas duras para coibir qualquer tipo de confusão com a minha pessoa e biografia;
4)Inclusive, na última quinta-feira, 1, propus audiência pública para o dia 21 próximo,  para que possamos debater e ouvir todos interessados sobre o decreto municipal de regulamentação dos aplicativos de transporte.

Alessandro Maraca
Vereador

Mais decreto

Enquanto isso, a Câmara Municipal vai votar nesta terça-feira, 6, novamente, o projeto de decreto-legislativo que anula a regulamentação dos aplicativos de transporte no município. O texto é o mesmo apresentado anteriormente. Porém, os vereadores que propuseram o projeto têm expectativa que desta vez passe, já que conta com a assinatura de 14, número suficiente para que seja aprovado.


Foto: Allan S. Ribeiro/Câmara

Compartilhar: