Vereadora Viviane Alexandre renunciará à Presidência da Câmara

Vereadora Viviane Alexandre renunciará à Presidência da Câmara

Ela entrega a carta de renúncia nesta terça-feira, 4, e nova Mesa deve ser eleita até quinta-feira, 6

A vereadora Viviane Alexandre (PSC), que vem exercendo interinamente a Presidência da Mesa Diretora da Câmara de Ribeirão Preto, após a suspensão de nove vereadores que retirou da Casa os outros quatro integrantes da direção disse nesta segunda-feira, 3, que renunciará nesta terça-feira, 4, ao cargo de presidente.

Ela diz não estar disposta a assumir sozinha a convocação de suplentes para a votação das contas rejeitadas da prefeita Dárcy Vera (PSD). “Não vou assumir compromissos que possam resultar em um processo por improbidade administrativa”, disse. A convocação dos suplentes implicaria em pagar subsídios a eles e aos suspensos, o que poderá provocar a rejeição das contas anuais.

Por isso Viviane está em um impasse entre convocar ou não os suplentes para o lugar dos nove vereadores que foram suspensos por decisão judicial, por serem investigados pela Operação Sevandija. Dos nove, apenas Capela Novas (PPS) foi reeleito no domingo, 2. Viviane, eleita em 2012 pelo PPS, não conseguiu a reeleição.

Caso ela confirme a sua renúncia, os vereadores devem eleger nova Mesa Diretora para ocupar os cargos até o final da legislatura, em 31 de dezembro deste ano. Segundo o assessor jurídico Marcelo Ramos, o Regimento Interno prevê 48 horas após a vacância, cujo prazo venceria na quinta-feira.

A Mesa Diretora tem cinco membros e a renúncia provocará um problema jurídico, já que os demais membros não perderam seus cargos, mas estão apenas afastados de suas funções públicas. Logo, são detentores dos cargos.


Foto: Guto Silveira

Compartilhar: