Vereadores querem que Ribeirão tenha verba para pagar ‘bico’ para policiais
Município diz que intenção faz parte do Plano de Governo, mas falta dinheiro para funcionar

Vereadores querem que Ribeirão tenha verba para pagar ‘bico’ para policiais

Comissão de Segurança apresentou emenda para o PPA 2018/2021, que permite disponibilização de verba para convênio com Secretaria de Segurança Pública

A Comissão Permanente de Segurança da Câmara Municipal de Ribeirão Preto apresentou uma emenda, que será destinada ao Plano Plurianual 2018/2021 do município, para permitir que o município adote a atividade delegada, por meio de um convênio junto à Secretaria de Segurança Pública (SSP), para permitir que policiais trabalhem no horário da folga.

A emenda, que será entregue à Comissão de Finanças da Câmara, prevê a reserva de recursos do caixa da Prefeitura para que policiais militares atuem, em horários livres, na segurança de estabelecimentos públicos. As emendas propostas pelos vereadores têm de ser entregues à comissão até esta quinta-feira, 5.

A atividade delegada ocorre por meio de uma parceria da Prefeitura com a SSP, permitindo que policiais militares e civis trabalhem em horário de folga, mas recebendo salário adicional pago pelo município. Em média, a remuneração é de R$ 21,25 por hora de trabalho.

Membros da Comissão Permanente de Segurança estimam que a medida possa permitir que até 50 policiais façam o reforço da segurança no município.

Em julho, em um requerimento da Câmara questionando a Prefeitura sobre o fato de o convênio estar previsto pelo governo, o secretário da Casa Civil, Nicanor Lopes, afirmou que a ideia faz parte do Plano de Governo da atual administração, porém o município não apresentava receita para colocá-lo em prática.

Ribeirão Preto já tem legislação que permite a parceria, datada de junho de 2013. Na ocasião, a ex-prefeita Dárcy Vera se mostrou entusiasmada com a medida, e chegou a apresentar um projeto para instalação de diversas bases policiais no município com esse efetivo disponibilizado pela SSP.


Foto: Pedro Gomes

Compartilhar: