Vereadores rejeitam resolução, mas Câmara convoca suplentes de suspensos

Vereadores rejeitam resolução, mas Câmara convoca suplentes de suspensos

Convocação deverá ser publicada no Diário Oficial do Município, em jornais de grande circulação e no site da Câmara; partidos terão três dias para impugnar nomes

Depois de sessão extraordinária que rejeitou um projeto de resolução para a convocação de suplentes de vereadores, para substituir os suspensos de suas funções públicas pela Justiça, a presidente interina da Câmara, Gláucia Berenice (PSDB), baixou um ato da presidência determinando a convocação.

Ela tentou a aprovação do projeto de resolução para decidir de forma colegiada, mas os vereadores André Luiz da Silva (PTN), Beto Cangussú (PT), Coraucci Netto (PSD) e Viviane Alexandre (PSC) votaram abstenção. Com nove votos favoráveis (são necessários 12) o projeto foi rejeitado. Ainda durante a sessão extraordinária que rejeitou o projeto, Gláucia leu o ato de convocação. Os convocados não poderão contratar assessores.

“Quando assumi a presidência interinamente, foi com a convicção de fazer o que tem que ser feito, dividindo com os vereadores. Gostaria que a resolução tivesse sido aprovada, mas respeito a decisão dos vereadores que se abstiveram”, disse a tucana. Ela apontou que não há caso similar ao da Câmara em todo o Brasil, onde os vereadores estão suspensos mas não há vacância declarada.

Por outro lado, a vereadora lembrou que um dos três poderes da cidade não está funcionando. Que o Poder Legislativo está capenga. “Eu, assumindo, tenho que ter coragem de fazer o que acredito que tem que ser feito. E tenho convicção que devo chamar os suplentes, assumindo todos os riscos desta decisão possa provocar”, comentou a vereadora.

Ela determinou a expedição de edital de convocação e sua publicação em dois jornais locais de grande circulação, no Diário Oficial do Município e no site da Câmara Municipal, assim como a expedição de cópia do edital para a direção de todos os partidos integrantes das coligações cujos suplentes serão convocados. A convocação obedece a uma lista fornecida pela Justiça Eleitoral de acordo com a votação em 2012, sem considerar as mudanças de partido dos suplentes (veja lista abaixo).

Justificativas

Os quatro vereadores que se abstiveram de votar a favor ou contra o projeto de resolução justificaram suas decisões pelo não convencimento da legalidade da convocação.  Beto Cangussú listou os motivos de vacância – cassação, renúncia, morte ou condenação por sentença transitada em julgado – que não teria ocorrido no caso dos suspensos.

Ele ainda questionou a legalidade de votação do projeto de resolução, uma vez que a pauta da Casa está trancada pela não votação das contas da prefeita Dárcy Vera (PSD). A Lei Orgânica do Município determina que as contas devem ser votadas em 180 dias da chegada à Câmara dos pareceres, o que não ocorreu. Neste caso nenhum projeto pode ser votado.

“Como vereador jurei cumprir a lei e não posso votar uma questão que considero irregular”, disse o vereador. Ele ainda sugeriu que a presidência deveria pedir um parecer robusto à Coordenadoria Jurídica.

Coraucci Netoto (PSD) justificou sua posição também por não reconhecer a vacância dos mandatos. “Para mim não existem motivos para a convocação dos suplentes”, disse. André Luiz da Silva recheou sua justificativa com perguntas para no final dizer que entende não existir motivo para a convocação.

“Entendo que sem a vacância não poderemos chamar os suplentes”, disse a vereadora Viviane Alexandre, ao afirmar que apesar das consultas feitas à Justiça e o Tribunal de Contas do Estado (TCE) não há uma resposta por escrito que respalde a convocação.

Os convocados

Vereador                                            Suplente

Evaldo Mendonça da Silva, Jiló              Cleudo José Florêncio da Silva

Walter Gomes                                       Ariovaldo de Souza, o Dadinho

Capela Novas                                        Luciano Lemos Mega

Samuel Zanferdini                                  Alessandro da Silva Firmino, o Maraca

José Carlos Oliveira, o Bebé                  Wandeir Silva

Cícero Gomes da Silva                          Marcelo Palinkas

Genivaldo Gomes                                 José Gonçalves Neto – Delegado Neto

Maurílio Romano                                   Elizeu Rocha

Saulo Rodrigues                                   Maurício Eurípedes Francisco – Maurício da Vila Abranches


Foto: Guto Silveira

Compartilhar: