5 tendências mundiais em urbanismo que consideram a saúde individual e coletiva
O Residencial Villa Di Capri é um exemplo claro dessa proposta de integração

5 tendências mundiais em urbanismo que consideram a saúde individual e coletiva

Empreendimentos com espaços e sistemas de lazer bem planejados para mais saúde e melhor convivência social já são realidade no Brasil

Projetar imóveis que consideram a privacidade sem isolar os moradores. Pensar o espaço urbano residencial com acesso fácil a comércio, serviços e lazer. Integrar ao máximo o empreendimento à natureza. Tudo isso já é uma realidade na arquitetura e no planejamento urbano que vem sendo praticado em várias cidades ao redor do mundo, e também no Brasil.

Condomínios conceito, home design e eco residenciais, entre outros nomes e adjetivos, são indicativos dessa visão voltada para a sustentabilidade das relações individuais e do meio ambiente . Uma empresa destaque no lançamento de loteamentos com essa visão é a Perplan Empreendimentos e Urbanização, há 17 anos atuando em Ribeirão Preto, Franca e região.

Um de seus últimos projetos, com obras já iniciadas, o Residencial Villa Di Capri é um exemplo claro dessa proposta de integração social que valoriza a vida ao ar livre e aposta em áreas comuns para promover uma interação mais saudável entre familiares e moradores. O loteamento contempla infraestrutura moderna e completa para residências, comércio local, amplas áreas verdes com paisagismo e sistemas completos de lazer com diversas opções ao ar livre, tudo dentro da segurança e tranquilidade do empreendimento.  

As 5 tendências do Urbanismo moderno

1. Espaços ao ar livre e sistemas de lazer

É o estilo ‘resort’ de viver dentro das cidades, que permite a prática de esportes ao ar livre. Piscinas, quadras poliesportivas, academias, quadras de vôlei e tênis, bicicletário, pista de skate e playgrounds trazem benefícios para a saúde do indivíduo, melhoram o convívio em casa e aumentam a interação entre vizinhos. O Villa Di Capri oferece tudo isso e mais: tem até pista para correr rodeada por árvores, sem precisar sair do condomínio. 

2. Ambientes dedicados à socialização

Em tempo de comunicação digital onipresente, a conexão real entre as pessoas foi reduzida. Espaços como churrasqueiras, cozinhas gourmet, salão de festas, piscinas, entre outros, convidam a uma interação mais direta e com frequência substituem as saídas caras para almoçar e jantar na rua com os amigos.

3. Conveniências próximas

O acesso fácil e rápido a comércio e serviços - como escolas, faculdades, shoppings, bancos e centros de saúde - facilita o dia a dia, aumenta a mobilidade urbana e ajuda a reduzir o estresse causado por grandes deslocamentos e o excesso de trânsito.

4. Eco Living

Uma forma de reconectar moradores é a criação de playgrounds, lounges, spas, áreas de descanso, redários e hortas coletivas - espaços que encorajam famílias e amigos a uma pausa junto à natureza.  O Villa Di Capri tem uma extensa área verde que dá um toque de ‘vida no campo’ dentro da cidade. 

5. Paisagismo nativo

A necessidade de escapar do concretismo das cidades criou a tendência de condomínios mais verdes, integrados à natureza ou com projeto paisagístico vivo que busca preservar espécies de árvores nativas, atraindo pássaros, animais silvestres e insetos polinizadores.

Todas essas tendências privilegiam atividades saudáveis - individuais e coletivas - acabando por alimentar uma sensação de pertencimento entre os moradores, familiares e vizinhos, o que favorece o convívio social, o equilíbrio das relações e a saúde de todos.

Saiba mais sobre o Villa Di Capri e a Perplan.


Foto: Divulgação

Compartilhar: