As 5 perguntas mais comuns de quem pretende colocar prótese mamária

As 5 perguntas mais comuns de quem pretende colocar prótese mamária

O Dr. Rodrigo Rosique esclareceu as dúvidas mais frequentes relacionadas às próteses mamárias

A Mamoplastia de Aumento é, segundo o relatório da International Society of Aesthetic Plastic Surgery, uma das cirurgias mais realizadas no Brasil. Mesmo sendo considerado um procedimento comum, há muitas mulheres que ainda têm dúvidas sobre a cirurgia.

Pensando nisso, o Portal Revide entrevistou o cirurgião plástico Dr. Rodrigo Rosique, que esclareceu as cinco principais dúvidas relacionadas às próteses mamárias. Confira:

Portal Revide – Como é definido o tamanho das próteses?

Dr. Rosique – Existem três estratégias para escolha da prótese: Se basear exclusivamente na preferência da paciente ou do cirurgião; escolher baseado nas medidas de tecido mamário existente e do tórax; técnica mista, na qual se leva em conta as preferências, mas estabelece limites superior e inferior de volumes possíveis baseado nos limites anatômicos. A comparação entre estes métodos foi tema de um trabalho recente. Na nossa prática, como acreditamos que o volume é uma preferência pessoal, estimulamos a paciente a escolher o volume que lhe seja bonito desde que sua estrutura física comporte esta prótese.
 

Portal Revide – O pós-operatório desta cirurgia é doloroso?

Dr. Rosique – Existem dois planos de colocação das próteses: subglandular e submuscular. O plano submuscular é comparativamente mais doloroso, pois necessita de desinserção – desprendimento cirúrgico de um músculo – das fibras musculares para colocação do implante. Antigamente, apesar de mais doloroso, indicava-se o plano submuscular nas pacientes com pouca espessura de volume mamário para melhor camuflagem do implante, mas hoje está a indicação está sendo questionada porque se mostrou que, somente nos 12 primeiros meses, já há uma atrofia média de 50% do volume muscular. 
 

Portal Revide – Como ficarão as novas mamas, em relação ao tamanho e consistência depois da Mamoplastia de Aumento?

Dr. Rosique – A escolha da densidade do silicone visa justamente assemelhar-se à consistência de uma mama jovem. Porém, existem diversas densidades diferentes de próteses no mercado. A escolha deve ser discutida entre a paciente e seu cirurgião plástico. Após a menopausa, há uma perda progressiva de consistência mamária, chamada de lipossubstituição. Nesta faixa etária, há uma tendência a utilizar próteses com maior densidade para retomar a consistência de antigamente.

Portal Revide – A Mamoplastia de Aumento deixa cicatrizes? 

Dr. Rosique – Quando não há a necessidade de retirada de excesso de pele, a cicatriz é pequena o suficiente para abertura do espaço e colocação da prótese. Esta cicatriz pode ser posicionada no sulco (dobra) inframamário, ao redor das aréolas (periareolar) ou nas axilas. Cada localização tem vantagens e desvantagens. Por exemplo, a cicatriz periareolar, fica na transição entre pele e aréola, portanto, mais discreta, porém, não é aconselhada para mulheres que pretendem amamentar, pois está associada a um maior risco de lesão dos canalículos que levam o leite da glândula até o mamilo.

Portal Revide – É necessário realizar a troca dos implantes após um determinado tempo?

Dr. Rosique – As três marcas aprovadas pelo FDA americano ainda recomendam o acompanhamento periódico através de exames de imagem, e caso apareçam sinais de ruptura ou degradação, é recomendado que o implante seja trocado. Porém, a cada nova geração de implantes, a resistência e durabilidade destes aumentam e há vários trabalhos populacionais comprovando a segurança das próteses. 

 


Foto: Pixabay e Divulgação

Compartilhar: