Campus do Moura Lacerda se consolida como polo de atração de eventos esportivos
Campus do Moura Lacerda se consolida como polo de atração de eventos esportivos

Campus do Moura Lacerda se consolida como polo de atração de eventos esportivos

Vocação do espaço se fortaleceu no 1º semestre deste ano, com a realização de diversos eventos

A Unidade II/Campus do Centro Universitário Moura Lacerda, em Ribeirão Preto, se estabeleceu, em 2016, como um importante polo de ações ligadas ao esporte da cidade e de sua macrorregião. Essa vocação se consolidou no 1º semestre de 2017, com a realização de diversos eventos, como a primeira etapa do Circuito de Corridas da Região Metropolitana, um amistoso oficial da equipe de futebol americano Botafogo Challengers, o Circuito Caixa de Maratoninha, a 1ª Corrida Noturna Moura Lacerda – Eco Experience Night Run, a Maratona de Revezamento da Assessoria Esportiva Matheus Equilíbrio, o Juesp (Jogos Universitários do Estado de São Paulo) e a Economíadas Caipira 2017. O local também é palco para os treinos do Comercial Futebol Clube e da Escola de Futebol Roma, esta ligada ao clube italiano de mesmo nome.

Para Cláudio Bidurin, diretor Administrativo do Moura Lacerda, apoiar os esportes é uma forma positiva de o Centro Universitário realizar ações de integração com a comunidade e de fomentar a prática. “Toda Ribeirão Preto e sua região podem se beneficiar deste espaço universitário. Tornamo-nos fundamentais e referência não só pela área disponível e pela presença da natureza no local, mas, principalmente, pelos equipamentos esportivos e pela comodidade de amplos espaços de estacionamento e segurança”, afirma. Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a Unidade II/Campus possui, no total, 1.120 mil m². O complexo esportivo, que ocupa uma área de 60 mil m², conta com oito quadras profissionais de tênis, um parque aquático com quatro piscinas – entre elas uma olímpica (50mx25m) e outra semiolímpica (25mx12,5m) –, além de quatro quadras poliesportivas – duas cobertas e duas ao ar livre –, campo de futebol e pista de atletismo.

Teoria alinhada à prática

O Curso de Educação Física da instituição de ensino desfruta, integralmente, da estrutura do campus. Por exemplo, no local foram realizados jogos amistosos de voleibol contra a Faculdade de Medicina da USP (Universidade São Paulo) e festivais de voleibol e futsal. Em 2017, os estudantes também marcaram presença no 23º Dia do Desafio, campanha mundial de incentivo à prática regular de atividade física e esporte. Alunos do 1º período da Graduação passaram a manhã toda na Cava do Bosque, ginásio poliesportivo administrado pela Prefeitura. Eles monitoraram e promoveram atividades com crianças, adolescentes e adultos da comunidade – cama elástica, tênis de mesa, badminton, vôlei, basquete e handebol.



O uso do campus pela graduação, de acordo com Bidurin, é muito significativo e enriquece as discussões feitas pelos docentes em sala de aula. “É possível integrar nossas turmas, tanto de Bacharelado quanto de Licenciatura, em tais ações esportivas. É sempre uma oportunidade dos alunos darem suporte à execução dos eventos e acompanharem todo o planejamento e a logística, além de já iniciarem contato com a comunidade”, ressalta.

Ainda segundo o diretor Administrativo, há vários planos de investimentos para o campus, bem como para as demais unidades da instituição. “Estamos planejando as reformas do ginásio, a adaptação do campo de futebol para melhor utilização pela equipe de futebol americano, a modernização do parque aquático e da pista de atletismo, a adequação de alguns espaços para a realização de novas provas de corrida e que possa também receber, futuramente, provas de ciclismo. Além disso, estamos planejando investimentos em nossas equipes de esportes individuais e coletivos”, finaliza Bidurin.

Ações promovidas

Em fevereiro deste ano, os corredores de rua de Ribeirão Preto ganharam um novo desafio: o Circuito de Corridas da Região Metropolitana de Ribeirão Preto – Copa RibeirãoShopping. A primeira fase da competição – de um total de seis etapas de 5 quilômetros cada – foi realizada no Campus do Moura Lacerda e contou com a participação de mais de 500 competidores. As cidades de Santa Cruz da Esperança, Cravinhos, Altinópolis, Serrana e Tambaú também fazem parte da ação, prevista para terminar em novembro. As empresas Gold Meat, Viação São Bento e o Centro Universitário são apoiadores máster da iniciativa. A unidade de ensino também recebeu, em março, um amistoso oficial entre o Botafogo Challengers e o Monte Alto Rippers. O duelo foi uma espécie de treino físico e técnico dos clubes para a Copa Paulista de Futebol Americano, que teve início em abril.



A Experience Eco Night Run, realizada em maio, foi a 1ª corrida noturna organizada por ribeirãopretanos em 2017. Os mais de 200 atletas percorreram 6km de corrida e 3km de caminhada pelas ruas internas do complexo universitário. A atividade foi promovida em parceria com a Assessoria Esportiva Matheus Equilíbrio. Ainda em maio, o campus recebeu o Juesp (Jogos Universitários do Estado de São Paulo). A competição envolveu estudantes de instituições de ensino superior de Ribeirão e região que participaram de provas de futebol de campo, handebol e voleibol. Esta foi a segunda vez que o Moura Lacerda cedeu sua estrutura física para os jogos. O evento contou com a presença de, aproximadamente, 1.500 pessoas.



Ribeirão Preto recebeu, no dia 11 de junho, o 14º Circuito Caixa de Maratoninha, maior competição de corrida de rua infantil do país. O evento, que aconteceu no Campus do Moura, reuniu mais de 1.200 atletas mirins, a maioria alunos de escolas públicas e integrantes de projetos sociais. A cidade também foi a escolhida para sediar as tradicionais Economíadas Caipira, um campeonato universitário que reúne 16 associações atléticas de faculdades de negócios do Interior de São Paulo, Paraná e Minas Gerais. Durante o feriado prolongado de Corpus Christi, entre 15 e 18 de junho, o campus recebeu mais de 3.000 estudantes, que disputaram as modalidades de voleibol de areia, futebol de campo e handebol.

Treinos e campeonatos

A ideia de levar os treinos da Escola de Futebol Roma, de Ribeirão Preto, para o Campus do Moura Lacerda partiu do treinador da equipe, Henrique Sousa. Formado nas categorias de base do Botafogo Futebol Clube e com passagens pelos clubes Ferroviária, de Araraquara, e Comercial, de Ribeirão Preto, o ex-jogador e agora líder da escolinha associada ao time europeu o complexo universitário. “Treinei por muito tempo na instituição e acredito que a estrutura possa colaborar para o desenvolvimento e a performance de nossos alunos. A proposta para o futuro é fazer da unidade de ensino a ‘casa’ do Roma nos campeonatos regionais”, diz.

O time profissional e as equipes Sub 11, 13, 15, 17 e 20 do Comercial Futebol Clube também utilizam os gramados do campus para seus treinos. Segundo o assessor de Imprensa do clube, Brenno Augusto, há um projeto, em andamento, para ampliação da parceria. “Gostaríamos de colaborar com o Curso de Educação Física da instituição por meio da troca de experiências. O Comercial possui duas unidades de escolinhas de futebol, portanto, os estudantes da Graduação teriam a oportunidade de aplicar seus conhecimentos com os jovens atletas”, conclui.


Fotos: Divulgação

Compartilhar: