Ciências Farmacêuticas da Unaerp recebe nota máxima do MEC
Ciências Farmacêuticas da Unaerp recebe nota máxima do MEC

Ciências Farmacêuticas da Unaerp recebe nota máxima do MEC

Conceito de excelência foi atribuído por especialistas na renovação do reconhecimento do curso

O curso de Ciências Farmacêuticas da Universidade de Ribeirão Preto – Unaerp recebeu Conceito 5 (nota máxima) do Ministério da Educação (MEC), na avaliação de renovação do reconhecimento do curso. A Comissão de Especialistas do MEC esteve no campus da Universidade nos dias 21 e 22 de junho, analisando o projeto pedagógico, corpo docente, infraestrutura e também os requisitos legais e normativos do curso. O conceito foi divulgado no dia 28 de junho.  

O Laboratório de Análises Clínicas da Unaerp realiza mais de 200 exames anuais pelo Sistema Público de Saúde

O resultado da avaliação foi recebido com satisfação pela coordenação. “É o reconhecimento de um trabalho que vem sendo realizado ao longo de anos por uma equipe muito unida e engajada”, afirma a coordenadora do curso, professora Marise Bastos Stevanato.

A avaliação veio referendar a trajetória do curso que completa 30 anos neste 2017. Junto com Odontologia e Fisioterapia, a Farmácia foi reimplantada após o reconhecimento da Unaerp como Universidade, num processo de ampliação da Instituição em todas as áreas de conhecimento. Esses três cursos retomaram na Universidade a tradição de formação em saúde. Quando da fundação, em 1º de junho de 1924, a Instituição era denominada Sociedade Escola de Pharmacia e Odontologia e esses foram os dois primeiros cursos superiores criados no nordeste paulista.

No laboratório de Biofarmacotoxicologia  são feitas análises de medicamentos, fármacos e cosméticos

Agora, 93 anos depois daquele primeiro curso de Farmácia e 30 anos após a fundação do atual, o conceituado bacharelado em Ciências Farmacêuticas da Unaerp reafirma sua qualidade e pioneirismo, sendo avaliado com conceito 5 pelo MEC. Com pesquisas e extensão representativas, essa graduação tem na prestação de serviços à comunidade um de seus principais diferenciais. “Em 2016, realizamos 294.480 atendimentos. A prática embasada pela teoria e a teoria contextualizada pela prática fortalecem o aprendizado e interesse do aluno”, explica a coordenadora Marise. Para que o farmacêutico seja um competente profissional é obrigatório que o aluno participe e execute diferentes atividades práticas, sem as quais não sairá com sólida formação.

Laboratórios e Hospital

A infraestrutura do curso para o ensino, a extensão e a pesquisa permitem aos docentes e alunos o desenvolvimento de projetos de grande valia, sobretudo para a população mais carente. No ano passado, entre outros o Laboratório de Análises Clínicas-escola realizou 207 mil exames e atendeu 26.445 pacientes (Ver tabela com os números de atendimentos).

Farmácia Universitária realiza manipulação magistral de medicamentos alopáticos e fitoterápicos e de cosméticos

Esses serviços são realizados em uma completa infraestrutura laboratorial e diversificados ambientes profissionais destinados à realização dos estágios obrigatórios e atividades de extensão: Farmácia Universitária, Laboratório de Análises Clínicas, Farmácia Hospitalar do Hospital Electro Bonini, Serviço de Orientação Farmacêutica, Laboratório de Biofarmacotoxicologia e seis farmácias de Unidades Básicas de Saúde, sendo uma pertencente à Unidade de Saúde da Família.

A utilização desses recursos materiais é articulada em um projeto pedagógico que contempla metodologias ativas de aprendizagem (simulação, estudo por problemas) e as novas tendências da profissão no País, além de atender às Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes.

Docentes e Pesquisadores

Para coordenar e utilizar essa infraestrutura e colocá-la em atividade para os alunos e para a população, o corpo docente do curso é composto integralmente por mestre e doutores, que embasam suas experiências profissionais com a teoria. Com essa composição de bons professores e pesquisadores, o curso mantém grupos de pesquisa sobre desenvolvimento e controle de qualidade de produtos farmacêuticos e cosméticos; estudos de novos materiais para aplicações odontológicas e estudo de propriedades físico-químicas de materiais endodônticos; além de grupo de intervenção multiprofissional na saúde do idoso que agrega as linhas de pesquisa à Assistência Farmacêutica e Saúde do Idoso.

Todos esses quesitos foram avaliados com o conceito máximo pela Comissão do MEC. A coordenadora explica que essa nota comprova que os farmacêuticos formados pela Unaerp adquirem competência para atuar nas várias áreas profissionais. “Para  nós professores, colaboradores e para a Unaerp, o Conceito 5 recompensa nossa dedicação e comprometimento com o ensino e com a população”, diz. Para Marise, a filosofia do curso em consonância com a missão institucional têm como lema o benefício da sociedade por meio dos bons profissionais formados, dos resultados das pesquisas e  dos projetos de atendimento e prestação de serviços.

Os números comprovam

Em 2016,  o curso de Ciências Farmacêuticas da Unaerp produziu os seguintes atendimentos e serviços:

- Farmácia Universitária: 24.360 formulações/atendimentos;
- Laboratório de Análises Clínicas-escola: 207 mil exames e 26.445 pacientes;
- Dispensação em Unidade Básica de Saúde (UBS): 27.341 pacientes;
- Farmácia Hospitalar: 7.914 procedimentos;
- Serviço de Orientação Farmacêutica: 25.856 atendimentos;


Fotos: Divulgação

Compartilhar: