Ciências Farmacêuticas da Unaerp recebe nota máxima do MEC
Conceito de excelência foi atribuído por especialistas na renovação do reconhecimento do curso
O curso de Ciências Farmacêuticas da Universidade de Ribeirão Preto – Unaerp recebeu Conceito 5 (nota máxima) do Ministério da Educação (MEC), na avaliação de renovação do reconhecimento do curso. A Comissão de Especialistas do MEC esteve no campus da Universidade nos dias 21 e 22 de junho, analisando o projeto pedagógico, corpo docente, infraestrutura e também os requisitos legais e normativos do curso. O conceito foi divulgado no dia 28 de junho.
O resultado da avaliação foi recebido com satisfação pela coordenação. “É o reconhecimento de um trabalho que vem sendo realizado ao longo de anos por uma equipe muito unida e engajada”, afirma a coordenadora do curso, professora Marise Bastos Stevanato.
A avaliação veio referendar a trajetória do curso que completa 30 anos neste 2017. Junto com Odontologia e Fisioterapia, a Farmácia foi reimplantada após o reconhecimento da Unaerp como Universidade, num processo de ampliação da Instituição em todas as áreas de conhecimento. Esses três cursos retomaram na Universidade a tradição de formação em saúde. Quando da fundação, em 1º de junho de 1924, a Instituição era denominada Sociedade Escola de Pharmacia e Odontologia e esses foram os dois primeiros cursos superiores criados no nordeste paulista.
Agora, 93 anos depois daquele primeiro curso de Farmácia e 30 anos após a fundação do atual, o conceituado bacharelado em Ciências Farmacêuticas da Unaerp reafirma sua qualidade e pioneirismo, sendo avaliado com conceito 5 pelo MEC. Com pesquisas e extensão representativas, essa graduação tem na prestação de serviços à comunidade um de seus principais diferenciais. “Em 2016, realizamos 294.480 atendimentos. A prática embasada pela teoria e a teoria contextualizada pela prática fortalecem o aprendizado e interesse do aluno”, explica a coordenadora Marise. Para que o farmacêutico seja um competente profissional é obrigatório que o aluno participe e execute diferentes atividades práticas, sem as quais não sairá com sólida formação.
Laboratórios e Hospital
A infraestrutura do curso para o ensino, a extensão e a pesquisa permitem aos docentes e alunos o desenvolvimento de projetos de grande valia, sobretudo para a população mais carente. No ano passado, entre outros o Laboratório de Análises Clínicas-escola realizou 207 mil exames e atendeu 26.445 pacientes (Ver tabela com os números de atendimentos).
Esses serviços são realizados em uma completa infraestrutura laboratorial e diversificados ambientes profissionais destinados à realização dos estágios obrigatórios e atividades de extensão: Farmácia Universitária, Laboratório de Análises Clínicas, Farmácia Hospitalar do Hospital Electro Bonini, Serviço de Orientação Farmacêutica, Laboratório de Biofarmacotoxicologia e seis farmácias de Unidades Básicas de Saúde, sendo uma pertencente à Unidade de Saúde da Família.
A utilização desses recursos materiais é articulada em um projeto pedagógico que contempla metodologias ativas de aprendizagem (simulação, estudo por problemas) e as novas tendências da profissão no País, além de atender às Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes.
Docentes e Pesquisadores
Para coordenar e utilizar essa infraestrutura e colocá-la em atividade para os alunos e para a população, o corpo docente do curso é composto integralmente por mestre e doutores, que embasam suas experiências profissionais com a teoria. Com essa composição de bons professores e pesquisadores, o curso mantém grupos de pesquisa sobre desenvolvimento e controle de qualidade de produtos farmacêuticos e cosméticos; estudos de novos materiais para aplicações odontológicas e estudo de propriedades físico-químicas de materiais endodônticos; além de grupo de intervenção multiprofissional na saúde do idoso que agrega as linhas de pesquisa à Assistência Farmacêutica e Saúde do Idoso.
Todos esses quesitos foram avaliados com o conceito máximo pela Comissão do MEC. A coordenadora explica que essa nota comprova que os farmacêuticos formados pela Unaerp adquirem competência para atuar nas várias áreas profissionais. “Para nós professores, colaboradores e para a Unaerp, o Conceito 5 recompensa nossa dedicação e comprometimento com o ensino e com a população”, diz. Para Marise, a filosofia do curso em consonância com a missão institucional têm como lema o benefício da sociedade por meio dos bons profissionais formados, dos resultados das pesquisas e dos projetos de atendimento e prestação de serviços.
Os números comprovam
Em 2016, o curso de Ciências Farmacêuticas da Unaerp produziu os seguintes atendimentos e serviços:
- Farmácia Universitária: 24.360 formulações/atendimentos;
- Laboratório de Análises Clínicas-escola: 207 mil exames e 26.445 pacientes;
- Dispensação em Unidade Básica de Saúde (UBS): 27.341 pacientes;
- Farmácia Hospitalar: 7.914 procedimentos;
- Serviço de Orientação Farmacêutica: 25.856 atendimentos;
Fotos: Divulgação