Cinco dicas para garantir a aprovação no Enem
Cinco dicas para garantir a aprovação no Enem

Cinco dicas para garantir a aprovação no Enem

A Oficina Literária Puntel desmistifica a redação do Exame Nacional do Ensino Médio

Aqui vão algumas dicas para você fazer bonito na hora de escrever sua redação:

1. Não posso falar mal do governo, certo?

Não pode! No Enem ou em qualquer prova de redação, você não pode “falar mal” do governo e de nenhuma instituição. “Falar mal” é xingar, ofender. É diferente de criticar, de ter um ponto de vista coerente.

2. Não devo nem olhar para a coletânea, certo? 

Errado! Você deve, sim! Usar não é copiar trechos da coletânea. É provar que sabe ler, interpretar e relacionar os fragmentos oferecidos nos textos-base.

3. Tenho que dar solução?

Tem sim! Um dos critérios cobrados pelo Enem é o da “intervenção social”, que nada mais é do que a velha “solução” do problema. Ao abrir a folha de redação, lembre-se: “Agora, tenho um problema para resolver.” E problema requer solução.

4. Não posso ser contra os direitos humanos?

Não! Se não se pode “xingar” nenhuma instituição, também não se pode desrespeitar os direitos humanos. Por exemplo, afirmar que “bandido bom é bandido morto” ou que “os islâmicos são terroristas”. No ano passado, mais de 200 mil redações foram anuladas. Entre um dos motivos, estavam os “xingamentos” contra esta ou aquela religião.    

5. Procure a Oficina Literária Puntel!

Se, mesmo com essas dicas, você ainda está em dúvida e quer orientação, procure a Oficina Literária Puntel. Há turmas só para o Enem.

Oficina Literária Puntel
Onde: Av. Senador César Vergueiro, 590 - Jardim Irajá.
Telefone: (16) 3623-6199 / (16) 3623-1729.


Foto: Pixabay

Compartilhar: