Conjunto de medidas paliativas aliviam sintomas de pacientes com câncer
Conjunto de medidas paliativas aliviam sintomas de pacientes com câncer

Conjunto de medidas paliativas aliviam sintomas de pacientes com câncer

Ações que eram implementadas mais intensamente nas fases terminais da doença fazem parte, cada vez mais cedo, da rotina de pacientes

Nos últimos anos houve avanços importantes no diagnóstico precoce de câncer, além do o desenvolvimento de tecnologias de tratamento, novos medicamentos e associações de modalidades terapêuticas que produzem melhores resultados no sentido do controle da doença e, em alguns casos, até a cura. Além disso, a sucessão de linhas de tratamento com as novas opções de medicamentos tem proporcionado uma sobrevida mais longa para os portadores da doença.

Apesar de todo avanço, é importante destacar o papel do conjunto de instituição de medidas que auxiliam os pacientes a manterem a qualidade de vida quando o tratamento falha no controle da doença.

Este conjunto de medidas, embora conhecidas com o nome de paliativas - melhora ou alivio momentâneo, sem a possibilidade de cura ou solução do problema -, proporciona aos pacientes o alívio de inúmeros sintomas que comprometem o dia-a-dia como a dor, a fraqueza, distúrbios nutricionais e do sono, situações de depressão e ansiedade, entre outros.

A atenção ao diagnóstico e o manejo dos sintomas de forma adequada fazem a diferença no bem estar desses pacientes. Inicialmente, as medidas eram implementadas mais intensamente nas fases terminais da doença, porém hoje, cada vez mais cedo, estão fazendo parte dos cuidados aos pacientes oncológicos.

Esses cuidados, em geral, são prestados por equipes especializadas e treinadas para tal, compostas por médicos, enfermeiras, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogas, assistentes sociais e religiosos que prestam esse atendimento, não só aos pacientes, mas, também, aos familiares.

O objetivo maior dessas ações é procurar oferecer aos pacientes e familiares um tratamento completo, integrado e humanizado e minimizar os agravos de saúde que a doença provoca. Os cuidados aos pacientes não terminam quando não há mais opções de tratamento curativo. O cuidado integral ao paciente modifica a qualidade de vida de forma muito favorável.

IRMEV

Com uma equipe qualificada e que sempre está em busca de melhores capacitações de técnicas avançadas de tratamentos, o Instituto de Radioterapia e Megavoltagem (IRMEV), que disponibiliza aos seus pacientes serviços de cirurgia, quimioterapia e radioterapia para combater ao câncer, é uma das grandes referências em oncologia no Estado de São Paulo e possui duas unidades em Ribeirão Preto. 

Instituto de Radioterapia e Megavoltagem (IRMEV):

Unidade 1
Rua Bernardino de Campos, 145, Centro
Tel.: (16) 3236.0105
[email protected]

Unidade 2
Rua Sete de Setembro, 1150, Centro
Tel.: (16) 3625.4395
[email protected]


Foto: Thinkstock

Compartilhar: