Crianças no condomínio durante as férias: o que fazer?
Crianças no condomínio durante as férias: o que fazer?

Crianças no condomínio durante as férias: o que fazer?

Confira sete dicas para passar o mês com tranquilidade e ainda entreter os pequenos

Julho para muitas famílias é sinônimo de férias escolares e de criançada em casa. Para alguns pais, o período se torna um grande desafio para criar atividades divertidas e seguras e, assim, gastar a energia acumulada da molecada. Para quem mora em condomínios, uma opção muito utilizada é a área comum do empreendimento, que cada vez mais dispõe de opções para atividades.

“A ampla oferta de espaços comuns pelos condomínios mudou a forma de brincar e trouxe a possibilidade de reviver algumas das inúmeras brincadeiras de rua que fizeram parte da infância de quem hoje é pai. Assim, preparar junto com seus filhos um planejamento de recreação promove não apenas a participação da criança no processo de escolha, mas também o fortalecimento do vínculo entre pai e filho, bem como do estímulo à prática esportiva e da socialização com os vizinhos, tão importante para o desenvolvimento infantil”, destaca a psicóloga Iacy Mastropietro.

Outra opção para diversificar as atividades e sair da rotina é a contratação de equipes de recreação em conjunto com os vizinhos do condomínio, com atividades direcionadas para cada faixa etária”, explica Iacy. 

Em Ribeirão Preto, o Quintessence Residence, empreendimento realizado pela Stéfani Nogueira Incorporação e Construção e pela Stéfani Construtora, com projeto da arquiteta Márcia Santiago, conta com uma planta que favorece a luminosidade aos espaços e possui rica área de lazer. O condomínio oferece diversas opções para a prática de esportes, com cinco piscinas, sendo uma delas para Biribol, quadras: squash, tênis (saibro) e esportiva, além de uma pista de half pipe. O projeto possibilita a realização de atividades em 12 lugares diferentes ao mesmo tempo e todos os ambientes são integrados por um lindo paisagismo.

Fachada do Quintessence

“Quando pensamos neste projeto, buscamos criar um ambiente totalmente familiar, com espaços que possibilitem as atividades sociais, proporcionando conforto, segurança e opções diversificadas de lazer”, destaca Pedro de Stéfani Nogueira, diretor da Stéfani Nogueira Incorporação e Construção.

Marcia Pagnano Solano, mãe de dois meninos, Leonardo de 11 anos e de Fernando, 8 anos, destaca que a rica área de lazer do empreendimento foi fator decisório para ela e a família se mudarem há cerca de quatro meses para o Quintessence. “Principalmente no período de férias, entreter a criançada é um grande desafio. Aqui no condomínio contamos com uma variedade incrível de atividades, o que facilita muito o dia a dia com as crianças em casa. A quadra de esporte é o local favorito dos dois”, comenta Márcia. 

A psicóloga Iacy dá algumas dicas de atividades para realizar nas áreas comuns de condomínios verticais e horizontais:

1. Pic Nic com os vizinhos - Esta é uma ótima dica para todos os condomínios. Cada família prepara um prato ou bebida. É uma excelente oportunidade de envolver a criança na preparação, além de ensinar a importância de compartilhar e de socializar. A preparação pode (e deve) ser feita por pais e filhos.

2. Curso de culinária na área gourmet - Para os empreendimentos que possuem área gourmet comum, uma ideia super bacana é criar atividades culinárias com receitas fáceis e deixar a criançada colocar a mão na massa.

3. Gincana Solidária - Uma outra ideia é envolver a criançada em uma gincana com a arrecadação de mantimentos e roupas para doação para entidades carentes. "Ajudar quem precisa pode ser muito mais divertido quando envolvemos as crianças que podem realizar atividades com pontuações durante todo o mês. Ao final, a ideia é mostrar que todos são ganhadores por ajudarem o próximo”.

4. Teatrinhos infantis - Teatrinhos de fantoches são uma excelente opção. As crianças podem ser envolvidas desde a confecção de fantoches com feltro até a elaboração da história que será apresentada, despertando o lado criativo de cada um.

5. Pular corda - Além de ser muito divertido e ajudar no desenvolvimento da coordenação motora, é uma excelente atividade física para o condicionamento de crianças e adolescentes. 

6. Grande pintura em tecido - Para essa atividade você vai precisar de espaço. Um grande tecido e algumas tintas à base de água são tudo o que você precisa para criar uma obra de arte com todas as crianças do condomínio. O resultado final pode ser colocado na brinquedoteca do prédio, por exemplo.

7. Caça ao tesouro - Crianças adoram fazer perguntas e desvendar mistérios. E a caça ao tesouro é uma boa dica para que as crianças possam buscar a solução de um bom mistério. Uma série de pistas escondidas por toda a área comum rende uma boa tarde de brincadeiras.


Fotos: Divulgação

Compartilhar: