Diagnóstico precoce

Diagnóstico precoce

Dr. Armando dos Santos Abrantes, da Uroclínica, destaca a importância da prevenção no combate ao câncer de próstata

*Matéria publicada na edição 1093 da revista Revide

Existe um diagnóstico de câncer de próstata a cada sete minutos em todo o mundo e uma morte para a doença a cada 38 minutos no Brasil, segundo dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca) e da Sociedade Americana de Combate ao Câncer. Na maioria dos casos, no estágio inicial, a patologia se desenvolve de forma silenciosa, sem sintomas que chamem a atenção. Portanto, assim como em muitos outros campos da Medicina, a grande arma contra o câncer de próstata continua sendo o diagnóstico precoce. “Sempre orientamos a população sobre a importância de se manter a rotina de cuidados com a saúde, com consultas com um especialista e exames em dia.

Os exames regulares são fundamentais para evitar a evolução da enfermidade e a morte do paciente. Quando diagnosticada precocemente, a doença tem 90% de chance de cura”, pontua o urologista Dr. Armando dos Santos Abrantes (CRM: 48746). A avaliação é muito prática e objetiva. Além do histórico do paciente – que leva em consideração os fatores de risco como idade, hereditariedade e hábitos alimentares, por exemplo, o exame de PSA, o exame do toque retal e o exame de urina são as bases da avaliação da doença. “A partir de um diagnóstico precoce, conseguimos uma maior efetividade nos tratamentos disponíveis”, explica. Uma das técnicas mais indicadas na atualidade é a cirurgia robótica. “O robô Da Vinci amplifica a nossa visão, proporciona visão 3 D, um grande diferencial em relação à laparoscopia comum. Aperfeiçoa os movimentos e retira o tremor.

Desta forma, aumenta o alcance e a precisão, permitindo a realização de intervenções com um grau de dificuldade maior. Com a internet rápida, acreditamos que, em breve, será possível fazer cirurgias robóticas à distância”, revela o médico.

Sobre a clínica

Especializada em atendimento urológico, a Uroclínica Ribeirão Preto reúne, em um único local, renomados profissionais da área médica, que oferecem excelência no tratamento das patologias do aparelho urinário. A clínica foi idealizada pelo urologista Armando dos Santos Abrantes, e hoje também conta com o atendimento dos profissionais Gustavo Miranda Leal, Luiz Carlos Hornburg Junior e Rafael Neuppmann Feres. A equipe e a estrutura da Uroclínica oferecem procedimentos minimamente invasivos e atendimentos diagnósticos para disfunções miccionais, doenças infecciosas, incontinência e infecção urinária, infertilidade, tratamento de cálculos renais e uropediatria, entre outros. Além disso, a prevenção é uma preocupação constante dos especialistas que realizam biópsia de próstata, fluxometria e estudo urodinâmico, ultrassom, cistoscopia, litotripsia extracorpórea e pequenas cirurgias na própria unidade.

UROCLÍNICA
Av. Eduardo Gomes de Souza, 550, 
City Ribeirão
Tels.: (16) 3916.4916, 3636.5162 
e 3610.8597
WhatsApp: 99759.7273
www.uroclinicarp.com.br


Fotos: Divulgação

Galeria de imagens

Compartilhar: