DNA dos tumores possibilita melhor tratamento para pacientes com câncer
DNA dos tumores possibilita melhor tratamento para pacientes com câncer

DNA dos tumores possibilita melhor tratamento para pacientes com câncer

Apesar da eficácia do procedimento, prevenção e diagnóstico precoce continuam exercendo os papéis principais em relação à doença

Apesar de o câncer ser, ainda, uma doença muito temida, devido à ligação entre o sofrimento e as baixas taxas de cura do individuo, grandes avanços têm sido alcançados nos últimos anos com o desenvolvimento de novas tecnologias, como as que proporcionam diagnósticos mais precisos e precoces, tratamentos menos invasivos e menos dolorosos e, a integração dessas modalidades terapêuticas, que oferecem melhores resultados ao paciente.

Dentre esses avanços, o conhecimento sobre o DNA dos tumores permitiu que novos medicamentos fossem desenvolvidos, testados e já colocados em uso e, de forma mais direcionada, atacar as alterações específicas das células doentes. Essa estratégia resultou em efeitos colaterais menos intensos e melhor manejáveis, aliada à maior eficiência do tratamento.

Entretanto, medidas de prevenção e diagnóstico precoce continuam exercendo um papel principal na história da doença. No campo da prevenção, estudos já comprovaram o papel da alimentação saudável, exercícios físicos e controle da obesidade, do tabagismo, entre outros, na diminuição da incidência de certos tipos de câncer. A conscientização da população para a mudança de hábitos e a adoção de programas de reeducação alimentar e reabilitação física favorecem, não só a diminuição dos casos da doença, mas também de muitas outras, sendo a qualidade de vida o resultado.

Para aqueles cânceres que ainda não são passíveis de prevenção, o diagnóstico precoce faz toda diferença na evolução da doença. Tumores detectados em fases iniciais permitem tratamentos menos mutilantes e sobrevidas mais longas. Também é muito importante a educação e a conscientização das pessoas para o engajamento nos programas que oferecem mamografias, exames de próstata, Papanicolau (para prevenção do câncer de colo uterino), saúde bucal e revisões periódicas com dermatologistas, por exemplo.

O importante é que as pessoas estejam atentas para o que a ciência já oferece em termos de orientação para hábitos de vida saudáveis, participar de programas de diagnóstico precoce e não deixar que o medo e o preconceito tirem a chance de melhores resultados. 

IRMEV

Com uma equipe qualificada e que sempre está em busca de melhores capacitações de técnicas avançadas de tratamentos, o Instituto de Radioterapia e Megavoltagem (IRMEV), que  disponibiliza aos seus pacientes serviços de cirurgia, quimioterapia e radioterapia para combater ao câncer, é uma das grandes referências em oncologia no Estado de São Paulo e possui duas unidades em Ribeirão Preto. 

Instituto de Radioterapia e Megavoltagem (IRMEV):

 Unidade 1
Rua Bernardino de Campos, 145, Centro
Tel.: (16) 3236.0105
[email protected]

Unidade 2
Rua Sete de Setembro, 1150, Centro
Tel.: (16) 3625.4395
[email protected]

www.irmev.com.br/home/


Foto: Divulgação

Compartilhar: