Em alta, setor de bioenergia estimulará negócios na 27ª FENASUCRO & AGROCANA
Feira é a maior do mundo do setor sucroenergético e de bioenergia

Em alta, setor de bioenergia estimulará negócios na 27ª FENASUCRO & AGROCANA

A feira, que será realizada entre 20 e 23 de agosto, espera um incremento de 10% no volume de negócios, superando os R$ 4 bilhões da edição anterior

Em alta, setor de bioenergia estimulará negócios na 27ª FENASUCRO & AGROCANA

A 27ª FENASUCRO & AGROCANA, principal feira do mundo voltada ao setor de bioenergia, apresentará as tendências do setor de 20 a 23 de agosto em Sertãozinho (SP), um dos principais polos da indústria bioenergética e de produção de cana-de-açúcar no Brasil.  

Segundo o Relatório sobre Mercado de Energias Renováveis 2018, da Agência Internacional de Energia (AIE), o Brasil é o país que apresenta a matriz energética menos poluente entre os grandes consumidores globais de energia, sendo a nação com maior participação de fontes renováveis. Já o relatório divulgado pela CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) mostra que, em julho de 2018, devido à safra da cana, a biomassa chegou a representar 7,8% da energia da matriz energética brasileira.

Paulo Montabone, diretor da feira | Foto: Rafael Cautella “Esses dados destacam a relevância da bioenergia na matriz energética brasileira e mostram que o país e nosso setor têm feito as escolhas certas por meio de leis claras e com previsibilidade. Às vésperas de entrar em vigor, o RenovaBio – por exemplo - já mostrou sua força para os negócios deste mercado”, afirma Paulo Montabone, o diretor da feira.

O presidente do CEISE Br, Luis Carlos Jorge, afirma que a notícia de que o governo federal irá autorizar o setor de biocombustíveis a expedir debêntures incentivadas e captar recursos, visando impulsionar o RenovaBio, reforça o cenário mais positivo para toda a cadeia da cana-de-açúcar, produtora de açúcar, etanol e energia.  “Mais do que ampliação e renovação dos canaviais, e das reformas e aquisição de novos equipamentos para aumento de produtividade e eficiência por parte das usinas, a medida poderá ainda abranger investimentos em infraestrutura e logística”, aponta Jorge.

Para o diretor do Departamento de Biocombustíveis do Ministério de Minas Energia, Miguel Ivan Lacerda de Oliveira, o RenovaBio já está atraindo novos investimentos e demonstrando o potencial em relação a eficiência energética a partir da biomassa. “Já estamos vendo fusões, melhorias e novas oportunidades para o Brasil, que na produção de energia por meio da biomassa é o mais eficiente no mundo. Esse movimento vai favorecer todo setor na matriz energética”, afirma Oliveira.

No final de julho, foi anunciada a joint venture, BP Bunge Bioenergia, operação da Bunge e da Petroleira BP, que vai operar com um total de 11 usinas nas regiões sudeste, norte e centro-oeste do Brasil.

Destaques da 27ª edição

Além do foco no setor de bioenergia e seguindo a força do Renovabio, a FENASUCRO & AGROCANA trará como um dos destaques em 2019 a produção de energia a partir da biomassa e a produção do etanol à base de milho, mercado que vem avançando no Brasil, estimulando a implantação de usinas “flex”. Segundo estimativas da União Nacional do Etanol de Milho (Unem), a produção apresentará aumento de 67% em relação ao último ano.

Além da indústria de biodiesel e energia renovável, a feira também apresentará as principais soluções e inovações para os setores de Alimentos e Bebidas, Papel e Celulose e Transporte e Logística.

Também estão confirmadas as rodadas de negócios nacionais e internacionais que visam, principalmente, incentivar e impulsionar a geração de negócios dentro do evento. Em 2018, mais de 700 reuniões – tanto envolvendo compradores estrangeiros como nacionais - foram realizadas com este foco.

Conhecimento e informação para o setor

Nesta edição, mais uma vez, a geração de conhecimento é um dos focos principais. Mais de 350 horas de conteúdo estão confirmadas e acontecerão nas Arenas espalhadas pelo evento. Mais de 40% do público que visita a feira passa pelos eventos de conteúdo em busca de qualificação técnica.

A 27ª edição da FENASUCRO & AGROCANA contará com representantes de 100% das usinas do Brasil e de outros 43 países, além de mais de 1.000 marcas expositoras com apresentação de cerca de 3 mil produtos. A expectativa é receber aproximadamente 39 mil visitantes compradores no evento e ter um incremento de 10% no volume de negócios, que deve superar os R$ 4 bilhões da edição anterior.

Realizada pelo CEISE Br (Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis) e organizada pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, a feira acontece no Centro Empresarial Zanini, em Sertãozinho.

O pré-credenciamento já pode ser feito gratuitamente pelo site: www.fenasucro.com.br


Foto: Divulgação

Compartilhar: