Lentes de contato devem ser indicadas pelo oftalmologista

Lentes de contato devem ser indicadas pelo oftalmologista

Médicos alertam para os cuidados necessários antes de usar o acessório nos olhos

Uma alternativa ao uso de óculos, as lentes de contato podem ser utilizadas para correção de grau, tratamento de doenças oculares ou simplesmente por questões estéticas. Porém, os especialistas alertam: cuidado ao comprar lentes pela internet ou sem adaptação em clínica ou consultório especializado, pois o uso inadequado do acessório pode causar sérios danos à visão.

“O principal cuidado a ser tomado é a necessidade de uma avaliação oftalmológica prévia. Quando indicado o uso, o paciente deve receber todas as informações e treinamento relacionados ao manuseio, limpeza, desinfecção, manutenção e prazo de validade de suas lentes, bem como a necessidade de retorno para acompanhamento de sua adaptação”, orienta o oftalmologista André Augusto Homsi Jorge (CRM: 76196), responsável técnico do CEMO - Centro Médico Oftalmológico de Ribeirão Preto. Conjuntivites, irritações e úlceras de córneas são alguns dos danos mais graves causados pelo uso inadequado das lentes de contato.

O hábito de adquirir lentes de contato diretamente pela internet ou em ópticas, especialmente as coloridas, ainda que sem grau, representa riscos para a saúde ocular”, reforça Dr. André.

“As lentes são destinadas às pessoas com transtornos visuais como miopia, hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia, também conhecida como ‘vista cansada’. Também atuam no tratamento de certas doenças oculares, como o ceratocone, e no controle da progressão da miopia”, aponta o médico João Marcos Atique (CRM 104866), responsável pelo setor de lentes de contato do CEMO.

Outro uso comum das lentes de contato é por questões estéticas, quando a pessoa quer “mudar” a cor dos olhos. Mesmo neste caso, a orientação médica é fundamental. “O hábito de adquirir lentes de contato diretamente pela internet ou em ópticas, especialmente as coloridas, ainda que sem grau, representa riscos para a saúde ocular”, reforça Dr. André.

Benefícios

Além da evidente vantagem estética, as lentes de contato são confortáveis, não limitam as atividades diárias, melhoram o campo de visão, permitem a prática de esportes e, em certas condições, proporcionam uma visão melhor do que a dos óculos.

Muitas dúvidas sobre quem pode usar lentes estão relacionadas à idade. Até mesmo crianças podem utilizar o acessório, desde que aptas a manter os cuidados necessários, como lavar as mãos antes de colocá-las ou tirá-las, evitar coçar os olhos, retirar as lentes antes de dormir e higienizar o estojo do acessório regularmente.

Tipos de lentes

Segundo Dr. João Marcos, existem dois grandes grupos de lentes de contato: as gelatinosas e as rígidas gás permeáveis. Entre elas existem diversos subgrupos que irão se adaptar melhor para cada condição específica e, somente o médico oftalmologista é capaz de indicar a melhor lente para cada caso.

O CEMO possui um departamento de lentes de contato estruturado e composto por médicos e técnicos experientes e capacitados em adaptação dos diversos tipos de lente de contato, inclusive as lentes de desenho especial para adaptação em ceratocone e outros tipos de alterações da córnea; lentes esclerais; lentes para ortoceratologia e lentes com desenho especial para controle da progressão da miopia, indicadas para pacientes crianças e adolescentes cuja miopia está aumentando durante o crescimento. O objetivo, além de promover a correção do grau como alternativa ao uso de óculos, é reduzir o avanço do problema durante os anos em que esta progressão ocorre de maneira mais significativa.

Sala de lentes do CEMO

CEMO - CENTRO MÉDICO OFTALMOLÓGICO DE RIBEIRÃO PRETO

Rua Maestro Joaquim Rangel, 510, Alto da Boa Vista

Agendamento de consultas pelos telefones (16) 3610-7957 e 98159-4910

www.cemoribeirao.com.br

Instagram: @cemoribeirao


Fotos: Luan Porto

Compartilhar: