Mais conforto e segurança aos passageiros

Mais conforto e segurança aos passageiros

Consórcio PróUrbano renova frota com veículos zero km cheios de inovações, como sistema de ar-condicionado, internet grátis, total acessibilidade, entre outras

Mais conforto e segurança aos passageiros

Conteúdo publieditorial.

 

Concessionário do serviço de transporte coletivo em Ribeirão Preto, o Consórcio PróUrbano iniciou em agosto último a renovação de 60% de sua frota total de 340 veículos. De acordo com o presidente do consórcio, Roque Felicio Netto, foram adquiridos, em 2023, um total de 204 ônibus zero km, dos quais mais de 120 já foram colocados em operação em 27 linhas urbanas. 


Os novos ônibus chegam cheios de novidades. O sistema de ar-condicionado era a mais esperada, pelo conforto térmico que proporciona numa cidade conhecida pelas altas temperaturas, registradas principalmente nas estações primavera e verão. Mas não é a única. Seus passageiros passam a contar também com internet grátis, tomadas USB para carregamento de telefones móveis ao lado das poltronas e aparelhamento de acessibilidade, como elevadores automáticos para cadeirante, box reservado para cadeirante e/ou portador de deficiência visual com cão-guia e poltronas especiais para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e idosos. 


Um moderno sistema de câmeras de segurança contribui tanto para reprimir ações criminosas quanto aos motoristas conferirem o embarque e desembarque seguro dos passageiros. Nas partes frontal e lateral dos novos ônibus, painéis eletrônicos em LED fornecem informações constantes sobre o itinerário da linha em questão.


Entre as inovações tecnológicas dos novos veículos estão motores adaptados ao sistema Euro6, que garante redução nas emissões de gases de efeito estufa na atmosfera, suspensão pneumática e sistema multiplex, que identifica possíveis falhas nas partes operacional e elétrica dos veículos.


Roque Felicio Netto acredita que até o final deste ano todos os 204 novos veículos adquiridos até o momento sejam colocados em operação. “E a previsão é de que 100% da frota seja toda renovada ao longo de 2024”, afirma. 

 


“Vamos melhorar a experiência do usuário”, afirma Roque Felício, do PróUrbano


O que vem por aí


O presidente do consórcio adianta que estão sendo preparadas outras novidades para melhorar a experiência do passageiro. Entre elas, a possibilidade de pagamento da passagem usando cartão de débito ou crédito, por aproximação. “Isso está previsto para o ano que vem, porque não é um processo fácil de implantar. Implica a troca dos validadores da bilhetagem eletrônica e fechar parcerias com as bandeiras”, acrescenta Roque.


Outra novidade será a colocação, em pontos diversos da cidade, de QR Codes que permitirão ao passageiro  com celular ver em quais horários os ônibus vão passar por ali. Atualmente, o usuário já conta com um aplicativo de celular, chamado Cittamobi, que permite acessar informações sobre o itinerário e os horários dos ônibus urbanos em tempo real. 


Foto: Guilherme Fuzaro

Compartilhar: