Moura Lacerda fecha 2017 comemorando três marcos importantes em sua história
O Moura Lacerda está celebrando as três conquistas mais importantes para a história do Centro Universitário

Moura Lacerda fecha 2017 comemorando três marcos importantes em sua história

O Moura Lacerda celebra três conquistas verdadeiras em uma incensada história de 94 anos de existência

O Centro Universitário Moura Lacerda encerra o ciclo de 2017 comemorando três importantes marcos, três conquistas verdadeiras em uma incensada história de 94 anos de existência. Foram completados 50 anos da criação do Instituto Politécnico de Ribeirão Preto, organismo que daria origem, em 1968, ao destacado e premiado Curso de Engenharia Civil. Seu credenciamento, pelo MEC (Ministério da Educação), como Centro Universitário fez 20 anos – e aqui reside mais uma chancela de seu pioneirismo, já que ele foi o primeiro do Estado de São Paulo. Isso o referendou como organização que detinha – e detém – todas as condições para o desenvolvimento de pesquisa e extensão, entre outras inúmeras qualificações. E – a melhor notícia para fechar este período – o Moura Lacerda foi escolhido, também pelo MEC, como o melhor em sua categoria entre as instituições de Ensino Superior da cidade, além de também figurar entre as 60 melhores do Brasil.

O Curso de Engenharia Civil foi estruturado pelo próprio Oscar de Moura Lacerda seguindo o modelo francês de formação generalista, com forte base em Ciências Matemáticas e Físicas. Ao longo destas cinco décadas de vida, por lá já passaram mais de 3.000 profissionais em dezenas de turmas formadas. Hoje, muitos são empreendedores e tornaram-se referências em seus núcleos de ação. Outros tantos ocupam cargos de destaque na iniciativa privada ou no setor público. De uma forma ou de outra, têm dado forte contribuição ao desenvolvimento regional como um todo. A Graduação, que nasceu no Centro de Ribeirão Preto, na rua Duque de Caxias, já teve suas instalações no bairro de Campos Elíseos, quando ocupou espaços na Unidade I/Sede, e hoje se consolidou como modelo educacional na Unidade II/Campus, no Jardim Independência.

Nos prédios, cujo projeto foi criado por Oscar Niemeyer, há um total de 180 salas de aula, dezenas delas ocupadas pelas turmas de Engenharia Civil. Seus alunos vivenciam nos laboratórios de apoio e de informática, nas bibliotecas setoriais e em estágios orientados o que aprendem no cotidiano escolar, sempre coordenados e instruídos por uma vasta gama de especialistas, mestres e doutores em seus segmentos distintos de atuação. Em sua história de consolidação como referência nacional, o curso teve o suporte, na organização dos laboratórios, de players importantes do cenário educacional brasileiro, como a USP-São Carlos (Universidade de São Paulo) e o ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica), de São José dos Campos (SP).

Corpo Docente de alta qualidade

Um fator inegável neste processo, reconhecido pelos mantenedores e por todas as diretorias que passaram pela instituição, é que uma parcela substancial de toda história de sucesso está centrada na opção feita pela montagem e manutenção de um Corpo Docente de alta qualidade. “A experiência que acumulamos nestes anos nos fez atingir a excelência naquilo que construímos. Os professores que fazem parte da estrutura do nosso Curso de Engenharia Civil são, antes de mais nada, profissionais atuantes no mercado de trabalho. Esta expertise, à disposição dos alunos durante todo o período de Graduação, aliada a uma grade curricular focada, realmente prepara o estudante para as demandas exigidas no mundo atual”, afirma Patricia Andrade, reitora do Centro Universitário.

O coordenador do Curso de Engenharia Civil, Hebert Luís Rossetto, evoca o conceito de uma sala de aula em sintonia com as demandas do mundo contemporâneo, altamente conectado, cada vez mais prático, mas que não deixa de lado a ética, a cidadania e a humanização do profissional que, antes de tudo, deve ter seu olhar voltado para o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, em quaisquer extratos que estejam na pirâmide social. “Temos orgulho de nosso Projeto Pedagógico, concebido com consistência e foco, cujo conteúdo mantém-se, desde sua origem, alinhado às diretrizes do MEC, pareando-se com as exigências contemporâneas de um mercado de trabalho inovador e em contínua transformação”, salienta Rossetto.

Melhor Centro Universitário

O Moura Lacerda é o melhor centro universitário de Ribeirão Preto, segundo o Ministério da Educação, que divulgou, no final do mês de novembro, uma lista com as 100 melhores instituições de Ensino Superior do país em diversas categorias. No cenário nacional, a instituição ribeirão-pretana ocupa a 59º colocação, de um total de 161 unidades públicas e privadas. O ranking usou como critério os resultados do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), edição de 2016. As notas foram calculadas a partir do IGC (Índice Geral de Cursos), principal indicador da qualidade do ensino superior brasileiro.

O cálculo do IGC leva em conta a média das notas obtidas por cada curso avaliado no último triênio, ponderada pelo número de matrículas em cada uma das graduações computadas; a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior); e a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu. O índice compreende a análise de todas as áreas avaliadas previstas no Ciclo Avaliativo do Enade de 2014, 2015 e 2016.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: