O que fazer na primeira ida da criança ao dentista?

O que fazer na primeira ida da criança ao dentista?

Profissional do Sistema Hapvida reforça a importância dos cuidados com saúde bucal desde cedo e como os pais ajudar nesse processo

 O que fazer na primeira ida da criança ao dentista?

A boca desempenha importantes funções, que repercutem na saúde do organismo como um todo. Por isso, no Dia Mundial da Saúde Bucal, celebrado em 20 de março, o Sistema Hapvida ressalta a importância da população manter os devidos cuidados com a saúde dos dentes.

Nesse contexto, a visita ao dentista, desde o início da infância, é fundamental para estimular o cuidado com a higiene bucal, além de dar a oportunidade da criança criar um bom vínculo com o profissional. Mas, o que os pais podem fazer para ajudar nessa boa relação?

O dentista do Sistema Hapvida, Matheus Sebe, frisa que o atendimento odontológico começa antes da criança entrar no consultório. “Isso porque os pais já conhecem os barulhos do consultório, os objetos que são utilizados e sabem como funciona o atendimento. Assim, essas experiências que os pais carregam são apresentadas aos pequenos, de alguma forma, seja ela positiva ou negativa”, explica.

Assim, o profissional reforça que a criança chega ao consultório com essa construção de atendimento, mas sem saber o que realmente vai acontecer. “Por isso, muitas vezes, surgem o medo, a insegurança e a negativa com relação à consulta”, afirma.

Portanto, para Sebe, é importante que, desde casa, haja uma construção saudável de como será o atendimento odontológico do filho. “Isso fará com que a criança construa suas próprias experiências e conclusões com o procedimento a qual será submetida”, diz.

Segundo o dentista do Hapvida, o trabalho do profissional é fazer com que o ambiente seja receptivo às crianças. Tanto é que os consultórios pediátricos possuem toda uma ambientação, para torná-los mais lúdicos e divertidos e, assim, desenvolver uma melhor experiência no atendimento.

“Dentro do consultório tentamos ambientar os pequenos da melhor forma possível. Assim, os pais podem reforçar com os filhos que a ida ao dentista pode sim ser muito divertida e como é importante cuidar da saúde bucal”, conclui.


Foto: Divulgação

Compartilhar: