Oportunidade, network e empreendedorismo são as pautas da AEAARP e do Sebrae-SP
Projeto Jovens Profissionais oferece orientação sobre mercado e empreendedorismo

Oportunidade, network e empreendedorismo são as pautas da AEAARP e do Sebrae-SP

Jovens profissionais de engenharia, arquitetura e agronomia participam de encontros, nas faculdades e na AEAARP; os temas são suas carreiras e o que os espera no mercado de trabalho

Inspirar é a palavra-chave do projeto Jovens Profissionais, da Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEAARP) em parceria com o Sebrae-SP. Estudantes de engenharia, arquitetura e agronomia, de cursos superiores e técnicos, de Ribeirão Preto participam de encontros com consultores e profissionais com carreiras consolidadas que falam sobre mercado, oportunidade e empreendedorismo.



Em fevereiro, alunos da Unaerp e do Centro Universitário Moura Lacerda já participaram do projeto. Ruth Paolino, diretora universitária da AEAARP e docente na Unaerp, destaca que os encontros são oportunos para que os estudantes, calouros ou veteranos, conheçam a história daqueles que já têm grande experiência no mercado e também as oportunidades oferecidas pela associação de Ribeirão Preto, uma das mais importantes do país no Sistema CONFEA/CREA e CAU.

“As relações profissionais, pessoais e de trabalho se misturam a partir do momento em que você escolhe uma carreira. Fazer parte de uma entidade de classe e buscar novas experiências e oportunidades faz parte da construção de uma rede de relacionamentos eficiente e duradoura”, afirma. Para o engenheiro Giulio Azevedo Prado, o ambiente da AEAARP para os jovens profissionais é ideal para o networking. “É nesse ambiente, que tem oportunidades técnicas, com palestras e workshops, e também sociais, com festas, eventos culturais etc., que criamos boas oportunidades de trabalho e estágio, por exemplo”, destaca.

Marta Maria Rossi, coordenadora do curso de Agronomia do Centro Universitário Moura Lacerda, opina que o encontro com a AEAARP e o Sebrae-SP permite aos alunos conheceram a entidade – “muito organizada e com sede extremamente funcional”, em sua opinião – e para que se familiarizem com a profissão escolhida.



O engenheiro agrônomo Callil João Filho é um dos dirigentes da AEAARP que participam do projeto. Nos encontros, ele conta a sua história: tem 65 anos de profissão (agora já aposentado) e demonstra para os estudantes a relevância da escolha, tratando os jovens estudantes como “colegas”. “O trabalho dos profissionais das áreas técnicas produzem riquezas e movem esse país; a formação continuada, o contato com colegas da área, de todas as gerações, enriquece a atividade profissional, e é isso que a AEAARP oferece aos associados”, fala.

No Centro Universitário Barão de Mauá as palestras acontecerão na segunda quinzena de março. Será também nesse mês que o evento será realizado na Unip, Faculdade Anhanguera, Etec e Fatec.

O Brasil tem 1,3 milhões engenheiros e agrônomos. O estado de São Paulo concentra a maior parte deles - 360 mil. Os dados são do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA).  No Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-BR), são 154 mil arquitetos e urbanistas registrados - 50 mil destes no estado de São Paulo.

Benefícios

A AEAARP oferece aos associados convênios com instituições de ensino superior – graduação, pós-graduação, especialização etc. – em Ribeirão Preto e região. Na sede da entidade, são ministrados cursos de especialização e pós-graduação para engenheiros, arquitetos e agrônomos, em condições vantajosas para associados da AEAARP. Há também condições especiais em operadoras de saúde, com um plano administrado pela própria entidade.

Durante todo o ano, a AEAARP promove encontros técnicos sobre tecnologia da construção, engenharia, arquitetura, agronomia e meio ambiente, com o intuito em colaborar com a formação continuada dos profissionais. Os eventos são gratuitos, abertos para toda a comunidade. “A programação das semanas técnicas procura sempre apresentar experiências diferentes, visões sobre as profissões, o mercado e a tecnologia que não estão no cotidiano das pessoas”, explica Rodrigo Araújo, diretor da AEAARP.

Já palestraram nos eventos da AEAARP o arquiteto Paulo Mendes da Rocha (Prêmio Pritzker em 2006), o engenheiro Catão Francisco Ribeiro (responsável pelos cálculos da ponte estaiada Otávio Frias Filho, em São Paulo) e o engenheiro agrônomo José Walter Figueiredo (criador do programa Município Verde Azul), dentre outros. Na última década, foram realizadas mais de 300 palestras técnicas na AEAARP. Na entidade também são oferecidos cursos livres de iniciação em Revit e AutoCAD.

“Além da oportunidade de relacionar-se com profissionais experientes, dirigentes de empresas e de órgãos importantes para as nossas carreiras, o associado da AEAARP está inserido em um ambiente dedicado a debater questões importantes, como urbanismo, infraestrutura, trânsito e transporte, do ponto de vista técnico”, destaca o engenheiro Giulio. A associação tem representantes em conselhos municipais e nos conselhos de classe – CREA-SP e CAU-SP.

70 anos

2018 marca os 70 anos de fundação da AEAARP, fundada por um grupo de profissionais que buscavam a valorização e o combate ao sombreamento e à atuação de leigos. A entidade é responsável por grandes vitórias nessas décadas, como a instalação da unidade regional do CREA-SP na cidade, debates sobre as primeiras iniciativas do Plano Diretor, Código de Obras etc.

Para celebrar a data, a AEAARP desenvolve projetos com o olhar no futuro. “Nós reverenciamos a nossa história quando perpetuamos nossa atuação na sociedade e nos fortalecemos. Temos convicção de que, unidos em uma associação de classe, engenheiros, arquitetos e agrônomos são mais fortes”, finaliza o presidente da entidade, engenheiro Carlos Alencastre.

No Portal da AEAARP e na página do Facebook são publicados todos os eventos da entidade.

 

 


Fotos: Divulgação

Compartilhar: