Pioneira no Brasil, Fundação Penteado se consolida no tratamento dependentes químicos
O tratamento oferecido pela instituição conta com equipe multidisciplinar de profissionais capacitados

Pioneira no Brasil, Fundação Penteado se consolida no tratamento dependentes químicos

Hospital em Ribeirão Preto é o único no País com tratamento especializado e exclusivo a dependentes de álcool e drogas

A antiga clínica Fundação Penteado, em Ribeirão Preto, passou a ser um hospital especializado no tratamento de álcool e drogas, sendo o primeiro a oferecer esses serviços no Brasil. A mudança foi feita por motivos de adequação às novas leis nacionais, que pedem que tratamentos involuntário e compulsório sejam realizados em âmbito hospitalar. Dessa forma, são proibidas internações involuntárias e compulsórias em clínicas.

Há hoje, no Brasil, hospitais gerais e psiquiátricos com alas para tratamento de dependentes de álcool e drogas. No entanto, a Fundação Penteado é o único hospital especializado exclusivamente nesse trabalho. "Nosso diferencial é que possuímos uma unidade de emergência com profissionais capacitados para qualquer eventualidade", afirma a diretoria da clínica.  

A instituição foi fundada em 1999 com um propósito: reestruturar a vida de pessoas que estão sob o comando do álcool e das drogas e oferecer um tratamento humanizado e qualificado para os pacientes.

O tratamento oferecido pela instituição conta com equipe multidisciplinar de profissionais capacitados, como médico psiquiatra, psicólogos, enfermeiros, terapeutas, assistentes sociais, conselheiros, biomédicos, farmacêutico, terapeutas espiritual e holístico, cozinheira, psicanalista, nutricionista e também professores para aulas livres e para atividades interativas e de inserção social.

Atualmente, a instituição dispõe de 110 leitos entre o hospital e a ala da clínica. Todo o trabalho é realizado entre esses dois setores, com etapas diferentes.

A primeira etapa é feita na ala hospitalar para reestruturar a parte física e mental do paciente. Depois, ele conclui o tratamento na ala clínica, onde é trabalhada a conscientização e reinserção social.

A equipe da Fundação Penteado luta para que o hospital se torne uma instituição totalmente gratuita e, assim, atenda a famílias que foram prejudicadas pelas drogas.

Fundação Penteado
Endereço: Av. Antonio Gomes da silva Jr., 625 - Lagoinha - Ribeirão Preto
Telefones: (16) 992092930 / 991398169 / 34421880 (horário comercial) e 32351819 após as 20h
E-mail: [email protected]
Site: www.clinicafundacaopenteado.org


Foto: Divulgação

Compartilhar: