Revide, Ribeirão Preto ganhará nova livraria de rua, degustadora, história, livraria, sebo, ribeirão, preto

Ribeirão Preto ganhará nova livraria de rua

"A Degustadora de Histórias" está prestes a se tornar a única livraria independente de rua de Ribeirão Preto

No domingo, dia 26 de setembro, Ribeirão Preto ganhará um novo cantinho totalmente dedicado ao universo literário. Trata-se da livraria e sebo A Degustadora De Histórias, que já possui uma loja virtual e produz eventos literários on-line.

Quem está à frente do projeto é Melissa Velludo, uma apaixonada por livros e por literatura. Formada em Direito e em Filosofia, trabalhou muitos anos como advogada e radialista, mas, após ingressar em um clube de leitura, acabou se apaixonando pela literatura.

“Os livros têm um grande poder sobre nós e sobre o mundo, tendo a força de transformar os indivíduos e a sociedade. Ao mesmo tempo que ensinam, instigam, divertem, inspiram e emocionam, eles nos levam a vivências que, de outra forma, não chegariam até nós e nos fazem refletir sobre o mundo e desenvolver a empatia. Acima de tudo, eles nos empoderam. Por meu amor àquilo que os livros nos proporcionam, decidi cursar Letras e me aprofundar na área de Literatura”, ressalta Melissa.

Foi na época da faculdade que surgiu a ideia de montar A Degustadora. Tudo começou com o site, que cresceu de tal forma que se transformou não apenas na livraria física, mas também no clube de leitura da Degustadora, que no ano de 2.020 contou com o tema “Degustando o Brasil contemporâneo” e levou aos associados o prazer de conhecer três autores brasileiros incríveis da atualidade. O clube de leitura terá sua segunda edição lançada no final do ano e, nesta segunda-feira, 13 de setembro, uma edição limitada do clássico “Tomates Verdes Fritos” que inclui kit com o livro e o filme, um caderno especial e uma ecobag temática, para comemorar a abertura da loja, com inauguração prevista para o próximo domingo, 26.

O  clube de leitura terá sua segunda edição lançada no final do ano e, nesta segunda-feira, 13 de setembro, uma edição limitada do clássico “Tomates Verdes Fritos”

Para esse trabalho, Melissa conta com a ajuda de sua amiga e professora, a mestra em Estudos Literários, Elaine Christina Mota. “Nossa missão é prestar um trabalho especializado e com alta qualidade cultural, levando a todos a oportunidade de um conhecimento libertador. Nosso Clube resgata histórias antigas a apresenta novas a todos aqueles que querem ler o mundo. A ideia é que nossa loja física se torne um berço da cultura na cidade de Ribeirão Preto, que já carregou o título de capital nacional da cultura e conta com uma das melhores feiras do livro do mundo, promovida pela Fundação do livro e leitura de Ribeirão Preto. Cada detalhe está sendo cuidado com muito carinho para transformar esse sonho em realidade. Será um ambiente realmente diferente, aconchegante e com uma incrível diversidade de produtos. Espero a visita de todos”, convida Melissa.

Eventos

Melissa também produz uma série de eventos, incluindo uma roda de conversa literária on-line, que recebeu o nome de “Os Degustadores de Contos”, onde promove a discussão de Contos e curtas-metragem, de diversas nacionalidades. Os encontros acontecem, de forma gratuita, aos domingos, a cada quinze dias, às 17h, por meio da plataforma Zoom e são divulgados por nossas redes sociais. Para “

O Clube de Leitura da Degustadora”, há a leitura dirigida, seguida de uma roda de compartilhamento de experiências, que conta com um especialista literário, um jornalista e um psicólogo.  “Ter a oportunidade de levar alento às pessoas nesse período de pandemia, ainda mais por meio da literatura, é um prazer para mim. Após a pandemia, não deixarei de fazer tudo que faço. Pelo contrário, haverá mais eventos e mais surpresas, com diversos eventos presenciais”, pontua.

A Degustadora de Histórias
Rua Garibaldi, 485, Centro
Tel.: (16) 99799 0839
Facebook
Instagram

Site: www.adegustadora.com.br

Fotos: Divulgação

Compartilhar: