Ribeirão Preto ganhará nova livraria de rua

Ribeirão Preto ganhará nova livraria de rua

"A Degustadora de Histórias" está prestes a se tornar a única livraria independente de rua de Ribeirão Preto

Ribeirão Preto ganhará nova livraria de rua

No domingo, dia 26 de setembro, Ribeirão Preto ganhará um novo cantinho totalmente dedicado ao universo literário. Trata-se da livraria e sebo A Degustadora De Histórias, que já possui uma loja virtual e produz eventos literários on-line.

Quem está à frente do projeto é Melissa Velludo, uma apaixonada por livros e por literatura. Formada em Direito e em Filosofia, trabalhou muitos anos como advogada e radialista, mas, após ingressar em um clube de leitura, acabou se apaixonando pela literatura.

“Os livros têm um grande poder sobre nós e sobre o mundo, tendo a força de transformar os indivíduos e a sociedade. Ao mesmo tempo que ensinam, instigam, divertem, inspiram e emocionam, eles nos levam a vivências que, de outra forma, não chegariam até nós e nos fazem refletir sobre o mundo e desenvolver a empatia. Acima de tudo, eles nos empoderam. Por meu amor àquilo que os livros nos proporcionam, decidi cursar Letras e me aprofundar na área de Literatura”, ressalta Melissa.

Foi na época da faculdade que surgiu a ideia de montar A Degustadora. Tudo começou com o site, que cresceu de tal forma que se transformou não apenas na livraria física, mas também no clube de leitura da Degustadora, que no ano de 2.020 contou com o tema “Degustando o Brasil contemporâneo” e levou aos associados o prazer de conhecer três autores brasileiros incríveis da atualidade. O clube de leitura terá sua segunda edição lançada no final do ano e, nesta segunda-feira, 13 de setembro, uma edição limitada do clássico “Tomates Verdes Fritos” que inclui kit com o livro e o filme, um caderno especial e uma ecobag temática, para comemorar a abertura da loja, com inauguração prevista para o próximo domingo, 26.

O  clube de leitura terá sua segunda edição lançada no final do ano e, nesta segunda-feira, 13 de setembro, uma edição limitada do clássico “Tomates Verdes Fritos”

Para esse trabalho, Melissa conta com a ajuda de sua amiga e professora, a mestra em Estudos Literários, Elaine Christina Mota. “Nossa missão é prestar um trabalho especializado e com alta qualidade cultural, levando a todos a oportunidade de um conhecimento libertador. Nosso Clube resgata histórias antigas a apresenta novas a todos aqueles que querem ler o mundo. A ideia é que nossa loja física se torne um berço da cultura na cidade de Ribeirão Preto, que já carregou o título de capital nacional da cultura e conta com uma das melhores feiras do livro do mundo, promovida pela Fundação do livro e leitura de Ribeirão Preto. Cada detalhe está sendo cuidado com muito carinho para transformar esse sonho em realidade. Será um ambiente realmente diferente, aconchegante e com uma incrível diversidade de produtos. Espero a visita de todos”, convida Melissa.

Eventos

Melissa também produz uma série de eventos, incluindo uma roda de conversa literária on-line, que recebeu o nome de “Os Degustadores de Contos”, onde promove a discussão de Contos e curtas-metragem, de diversas nacionalidades. Os encontros acontecem, de forma gratuita, aos domingos, a cada quinze dias, às 17h, por meio da plataforma Zoom e são divulgados por nossas redes sociais. Para “

O Clube de Leitura da Degustadora”, há a leitura dirigida, seguida de uma roda de compartilhamento de experiências, que conta com um especialista literário, um jornalista e um psicólogo.  “Ter a oportunidade de levar alento às pessoas nesse período de pandemia, ainda mais por meio da literatura, é um prazer para mim. Após a pandemia, não deixarei de fazer tudo que faço. Pelo contrário, haverá mais eventos e mais surpresas, com diversos eventos presenciais”, pontua.

A Degustadora de Histórias
Rua Garibaldi, 485, Centro
Tel.: (16) 99799 0839
Facebook
Instagram

Site: www.adegustadora.com.br


Fotos: Divulgação

Compartilhar: