Setor imobiliário mantém foco no cliente e se reinventa com meetings e vendas digitais
Atual momento da economia nacional fez o setor imobiliário se reinventar e buscar novos formatos para interagir com os clientes

Setor imobiliário mantém foco no cliente e se reinventa com meetings e vendas digitais

Colaboradores estão concentrados no atendimento a clientes, comercialização de unidades e funcionamento normal das demais atividades; obras não foram paralisadas, seguindo rigorosas medidas de higiene

Em tempos de distanciamento social provocado pela pandemia da Covid-19, três desafios estão sendo enfrentados, diariamente, pelos governos federal, estadual e municipal no país e pelo setor privado: preservar a saúde das pessoas, manter os negócios minimamente saudáveis e, ao mesmo tempo, assegurar o maior número possível de postos de trabalho durante e após estes novos cenários social e econômico.

O setor imobiliário vem mostrando ao Brasil que, mesmo com todas as dificuldades do momento, é resiliente, otimista e tem se reinventado em busca de manter as vendas em patamares aceitáveis. Com o foco cada vez maior na satisfação das necessidades dos clientes, o mercado entrou de vez no mundo altamente conectado. Treinamentos de forças de vendas, reuniões, apresentação de produtos e fechamentos de negócios têm acontecido por meios digitais.

“O desejo mais ancestral do homem é o de moradia. Portanto, incorporadoras e corretores estão no lugar certo, porque o cenário é bom para vender e comprar terrenos, casas, salas comerciais e apartamentos. Estudos mundiais apontam que de 2020 a 2025 haverá mais um bilhão de pessoas no planeta. Uma soma substancial delas necessitará de um lugar para morar. Cabe ao setor encontrar os atuais e os futuros compradores”, diz Marcus Araújo.

Estatístico, fundador e presidente da DataStore, principal empresa brasileira em pesquisa do mercado imobiliário, Araújo afirma que o mercado nunca esteve tão preparado para uma crise como agora. “Não fomos pegos de surpresa, como em 2014, quando o desequilíbrio econômico mundial foi causado pelo sistema bancário. As equipes, hoje, estão mais enxutas, as empresas têm baixo endividamento e os produtos foram pensados para o público certo”, completa.

Para exemplificar seu pensamento, ele usa a analogia do mar e do peixe. Este vive em um ambiente muito salgado, porém, sua carne não é ”contaminada” pela salmoura. “Hoje, vivemos em um mar salgado de notícias ruins. Terão mais chances de sobreviver aquelas empresas que souberem fazer o correto. As plataformas digitais são o caminho mais assertivo agora e serão após esta ‘tempestade’ passar, porque não há crise que não tenha gerado boas oportunidades”, finaliza Marcus Araújo.

Nos canteiros de obras, com as do Marquises Park Residence, alto padrão lançado pela Perplan ao lado do Uber Parque Sul, foram adotadas medidas e regras adicionais de higiene e proteção aos trabalhadores

Estratégias para o mercado não parar

As empresas do setor imobiliário têm agido de forma consciente para manter a saúde e o emprego de seus colaboradores e, ao mesmo tempo, vender, atendendo os clientes naquilo que eles precisam. O mercado se comporta de forma diferente de uma região para outra no Brasil, dependendo onde os produtos imobiliários foram lançados.

Ricardo Telles, diretor Presidente da Perplan, incorporadora e urbanizadora nascida há 20 anos em Ribeirão Preto (SP) e atuação em diversas cidades do Estado de São Paulo, reforça que a empresa que dirige tem agido normalmente. Exemplo disso é que as obras não pararam, ação que é parte do compromisso com os clientes de entregar os produtos imobiliários dentro do prazo acordado.

“Nos canteiros de obras foram adotadas medidas e regras adicionais de higiene e proteção aos trabalhadores. Nossas estruturas de Vendas e de Marketing também se mantêm em funcionamento. Inclusive, temos agido com uma agressividade saudável e planejada, como na campanha de vendas lançada no início do mês. Esta situação é passageira, temos certeza, mas não podemos baixar a guarda”, salienta.

Sobre o atual cenário econômico frente à pandemia de Covid-19, Telles faz uma análise ponderada, mas sem perder o foco nos resultados, que têm que ser positivos tanto para os acionistas como para os colaboradores da empresa. Ele reforça que o consumidor com o qual os corretores estavam acostumados está em casa, saindo, eventualmente, para ver um imóvel de interesse. Para achar o “novo cliente” que surgirá o corretor deve apostar nas plataformas digitais disponíveis.

“Temos que ter agilidade e tomar as decisões corretas. Para superar isso fomos buscar o consumidor por meio das Redes Sociais e do Marketing Digital. Também lançamos campanhas promocionais que criam uma situação de venda interessante para unidades específicas e uma oportunidade real para o comprador. São ativações de negócio, principalmente, para quem já vinha negociando conosco. Ele, assim, é fortemente estimulado a adquirir o imóvel desejado”, explica.

Reinventando a forma de vender imóveis

Rodrigo Camargo, diretor Comercial da Perplan, é outro entusiasta do conceito de que toda crise dá às empresas e aos profissionais chances de encontrar novos caminhos para os crescimentos pessoal e econômico. Como principal gestor das Equipes de Vendas da própria incorporadora e de imobiliárias parceiras, coube a ele incrementar as ações costumeiras, transformando atividades antes “enquadradas em formatos prévios” em, de novo, oportunidades.

Por exemplo, no dia 8 de abril, a Perplan fez o “1º Meeting Digital de Ribeirão Preto”. Atividades como esta acontecem quando uma empresa quer apresentar um produto ou serviço novo e precisa engajar as forças de venda própria e de parceiros. No caso da incorporadora, a ação, destinada a corretores de imóveis, lançou uma campanha institucional, com apelo comercial, e estratégias que visam contribuir com os negócios no segundo trimestre de 2020.

Participaram profissionais de Ribeirão Preto, Franca, Presidente Prudente, Piracicaba, Pirassununga, Mococa e Uberlândia (MG), cidades onde a empresa mantém produtos imobiliários com unidades à venda. “Os tempos são outros. Os corretores têm trabalhado cada vez mais com as ferramentas digitais disponíveis. Mais uma vez a Perplan saiu na frente ao propor uma ação totalmente remota”, afirma Camargo.

O diretor Comercial reforça o posicionamento da empresa quanto ao uso das novas tecnologias nas vendas durante o isolamento social. “Podemos atender um cliente de forma 100% digital, desde informações primárias sobre nossos imóveis, imagens, vídeos, tour virtual nos apartamentos decorados até a assinatura de um contrato”, ressalta.

Vivendas da Mata é o bairro planejado da Perplan na Zona Sul de Ribeirão Preto, situado ao lado da Mata de Santa Tereza e do Residencial Portal da Mata

Imóvel é um excelente negócio

Ricardo Telles diz que tem convicção de que comprar um terreno, casa ou apartamento sempre será um desejo ao longo da vida das pessoas. “Não importa o momento da vida em que estejam elas sempre procurarão algum imóvel diferente daquele que já têm, seja pelo excelente investimento que sempre foi e será ou pelas mudanças em seu ciclo de vida”, diz.

Rodrigo Camargo acredita que o setor imobiliário se distanciou, nos últimos anos, de um “tipo de comprador” específico, na faixa entre 30 e 50 anos, que se acostumou com a renda variável obtida ao investir na Bolsa de Valores. O diálogo foi perdido com este cliente e agora há uma chance dele ser retomado.

 “É hora de chamar a atenção dele. Ao contrário do mercado financeiro, imóvel sempre é um investimento seguro. Com a Taxa Selic em 3% ao ano, conforme resolução do Copom (Conselho de Política Monetária) em 6 de maio, investimentos em renda fixa, como Poupança, LC (Letras de Câmbio), Tesouro Direto, etc., apresentarão resultados negativos se comparados à inflação”, salienta.

O diretor Comercial da Perplan lembra que a Bolsa de Valores perdeu quase 40% em três semanas de março, demonstrando sua volatilidade e os riscos da renda variável. “Os produtos imobiliários estão mais modernos, mais adequados. Eles evoluíram e foram atualizados, assim como os clientes também o fizeram. É o momento ideal para investir em um imóvel”, completa.

Ricardo Telles também defendeu a segurança do investimento em imóvel. Um dos fatores que pode auxiliar uma decisão de compra é se ter, segundo ele, do outro lado do balcão, uma empresa saneada, cumpridora de prazos e com sólido planejamento - tanto que mantém preparativos para um breve lançamento de um novo loteamento em Ribeirão Preto.

“A Perplan se preparou para este momento. Temos um caixa confortável, o que dá tranquilidade a parceiros, clientes e colaboradores, e um planejamento eficaz, possível de ser alterado sem grandes sobressaltos. Estamos suficientemente organizados e agindo com absoluta serenidade, o que nos dá totais condições de passar pela crise com menos problemas”, afirma.

Primeira edição do Perplan Talks, com o tema “Mulheres em Destaque”, reuniu Elisa Tawil, Isabel de Farias, Vanessa Molina, Giselle    Freire e Camila Oliveira

O futuro é multicanal

Carlos Cruz, CEO e fundador da aceleradora de vendas Bravend, é outro profissional do setor que valoriza o momento como um estágio social propício para se vender e se comprar imóveis, sobretudo, utilizando-se as tecnologias disponíveis. Para isso, cada corretor tem que entender e conhecer o perfil do cliente que abordará.

“O futuro é multicanal. As pessoas e as empresas que entenderam isso largaram na frente. Os mais ‘antenados’ com as ferramentas e as necessidades, certamente, estão tendo mais sucesso neste momento”, conta Cruz. De acordo com ele, o corretor tem que ter conceitos e ações da chamada “empatia tática” – perceber a necessidade de seu cliente, criar uma oportunidade especial de compra e aferir o valor preciso ao produto imobiliário trabalhado.

 “Todos têm que perceber quais são as expectativas do público e atendê-las com honestidade e prontidão. O cliente tem que saber que pode contar com você, profissional qualificado, para o auxiliar na realização do sonho da casa própria ou do investimento perfeito. A meta, nestes novos tempos, não é só a venda, mas a reorganização de processos e que aprendamos algo novo”, afirma Carlos Cruz.

Bom uso dos canais digitais próprios

A Diretoria Executiva da Perplan tem feito a divulgação das mudanças na rotina da empresa por meio de seus canais digitais, além de manter uma agenda ativa de eventos on-line para compartilhar conhecimento e conteúdo sobre o mercado imobiliário aos parceiros do setor.

As pessoas que já adquiriram algum imóvel da empresa e o público interessado em seus produtos imobiliários estão sendo atendidos pelos canais digitais divulgados no endereço www.perplan.com.br.

As obras não pararam durante o isolamento social, ação que é parte do compromisso com os clientes de entregar os produtos imobiliários dentro do prazo acordado. Um exemplo é o Parque dos Resedás, bairro planejado da Perplan em Presidente Prudente (SP)


Foto: Divulgação

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