Diversidade em entretenimento
Diversidade em entretenimento

Diversidade em entretenimento

Polo tecnológico e de serviços, Ribeirão Preto também se destaca pelo forte turismo de negócios e de eventos, assim como pela diversidade em lazer e cultura, com opções para todas as idades

Referência regional em diversas áreas — como educação, saúde e comércio, Ribeirão Preto também merece destaque pelas variadas opções de entretenimento que reúne. Classificada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) como um dos 35 municípios brasileiros que mais crescem, no que diz respeito à população, oferece aos mais de 666 mil habitantes e milhares de visitantes diários uma série de possibilidades de lazer.

Os diversos teatros, museus, cinemas, praças e parques, shopping centers e endereços gastronômicos permitem ao público encontrar alternativas para todos os gostos e idades. O calendário de eventos ribeirãopretano é também bastante completo, com programações nas mais diversas áreas do conhecimento, da música, do agronegócio, entre outros segmentos que ajudam a impulsionar a economia local. 

Por todos os esforços empreendidos, a cidade foi escolhida pelo Ministério do Turismo, entre quatro cidades do Estado de São Paulo e outras 64 localidades de todo o Brasil, como indutora do desenvolvimento turístico regional. Quem chega à cidade para estudar, trabalhar ou passear, costuma encontrar receptividade e oportunidades para se fixar e se desenvolver, com bem-estar e segurança. 

Marcado pelas altas temperaturas o ano inteiro, Ribeirão Preto também se consolidou como a Terra do chope, um dos títulos mais difundidos entre os visitantes e também entre seus moradores. Para quem ainda não conhece ou deseja revisitar alguns símbolos da cidade, a Revide separou 30 lugares para passear sem sair da cidade. 

1-Biblioteca Altino Arantes
Referência cultural para a cidade e para a região, o casarão foi construído em 1932 pelo casal Francisco Maximiano Junqueira, o coronel Quito Junqueira, e Theolinda de Andrade Junqueira, conhecida como Sinhá Junqueira. O prédio se tornou biblioteca em 1955 e foi tombada como patrimônio histórico em 1985. Tendo as características originais preservadas, o local reúne, em seu acervo, cerca de 40 mil títulos. O nome faz uma homenagem ao
ex-deputado Altino Arantes Marques. Rua Duque de Caxias, 547. Tel.: (16) 3625.0743. 



2-Calçadão
Espaço democrático e importante polo comercial, o calçadão de Ribeirão Preto foi totalmente reestruturado para oferecer comodidade e segurança aos milhares de consumidores e visitantes que circulam diariamente pelo centro da cidade. A diversidade de produtos, serviços e gastronomia locais fazem do espaço um dos mais conhecidos da região. Em seu trajeto, é possível resgatar um pouco da memória da cidade graças a endereços como a Cafeteria Única, primeiro comércio do gênero e com atividades ininterruptas desde 1937. Rua São Sebastião, 465.



3-Campus da USP
Ligado diretamente à história da cidade, o campus da Universidade de São Paulo teve origem em 1874, quando o fazendeiro João Franco formou a Fazenda Monte Alegre. A área foi a primeira da cidade a receber luz elétrica. Importante centro de educação e saúde, o campus oferece aproximadamente 1.400 vagas de graduação, nos mais de 30 cursos de oito faculdades. A USP abriga, ainda, Hospital das Clínicas, Hemocentro, Hospital da Criança, além de centros de pesquisas e de atendimento médico, entre outros serviços. Alguns museus fazem parte do Campus.
Av. Bandeirantes, 3.900 e Av. do Café s/nº. Tel.: (16) 3315.4000.



4-Casa da Memória Italiana
Construído em 1925 pela fazendeira de café Joaquina Evarista Meirelles, o casarão passou para as mãos da família de Pedro Biagi em 1941. Mantido pelo Instituto Casa da Memória Italiana, abriu as portas ao público em 2015, com mais de 1,2 mil peças como móveis, fotografias e objetos pessoais dos antigos moradores. Ainda em formação, o acervo conta a história das muitas famílias de imigrantes italianos que ajudaram a criar e a desenvolver o município. Rua Tibiriçá, 776. Tel.: (16) 3625.0692.



5-Catedral Metropolitana de São Sebastião
A edificação, que leva o nome do santo padroeiro da cidade, teve a pedra fundamental lançada em 1904 e inauguração em novembro de 1954. Construída em linhas góticas, possui um conjunto de vitrais diferenciados. No interior estão dois altares especiais e seis laterais, erguidos em homenagem aos santos de devoção. Entre as obras de arte estão os afrescos e as telas que contam a vida de São Sebastião, com a assinatura de Benedito Calixto de Jesus. Praça das Bandeiras, s/nº. Tel.: (16) 3625.0007.



6-Cava do Bosque
O complexo esportivo teve início em 1952, com a construção do Ginásio de Esportes, que receberia 17ª edição dos Jogos Abertos do Interior. Uma abóbada de madeira, com 56 metros de diâmetro e 27 metros de altura, é o destaque do projeto arquitetônico. Além de quadras poliesportivas, piscina olímpica, pista de atletismo, alojamentos, entre outras instalações, compõem o conjunto, que também abriga a Secretaria Municipal de esportes. Pela Cava já passaram importantes atletas, como Fernanda Venturini, Abílio Couto, Laiz Sousa, Nicholas Santos, entre outros. Rua Camilo de Matos, 627. Tel.: (16) 3604.9900.



7-Centro Cultural Palace
O prédio, que já abrigou o Hotel Central, depois denominado Palace Hotel, em funcionamento até 1992, hoje empresta suas salas e seu anfiteatro a cursos, exposições e outros eventos culturais. Tombado como patrimônio histórico e cultural pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), contribui para preservação da história arquitetônica de Ribeirão Preto, além de integrar o complexo turístico denominado Quarteirão Paulista. Sua ocupação objetiva democratizar o acesso à cultura. Rua Álvares Cabral, 322. Tel.: (16) 3636.9187.



8-Complexo cultural Alto do São Bento
Instalado em um dos pontos mais altos da cidade, o Complexo Cultural Alto do São Bento, abriga a Casa da Cultura Juscelino Kubitschek, a Secretaria Municipal da Cultura, a Biblioteca Municipal Guilherme de Almeida, a Sala de Exposições Leonello Berti, a Escola de Belas Artes Cândido Portinari e um auditório com capacidade para 50 pessoas. Também cede espaço para a Oficina Cultural Cândido Portinari, da Secretaria Estadual da Cultura. Em seu entorno, reúne importantes esculturas de Bassano Vaccarini e Thirso Cruz. O espaço inclui, ainda, o Teatro de Arena, idealizado por Jaime Zeiger e inaugurado em 1969. O local foi construído numa meia-encosta, em uma área de aproximadamente 6 mil m², com o intuito de aproveitar a qualidade acústica gerada pela topografia do teatro. Praça Alto do São Bento, s/nº.  Tels.: (16) 3625.6841 e 3636.1206.



9-Edifício Diederichsen
Idealizado pelo empresário Antônio Diederichsen, revolucionou o comércio desde a inauguração, em dezembro de 1936. Projetado pelos engenheiros e arquitetos Antonio Terreri e Paschoal de Vicenzo, o prédio possui, até hoje, do térreo ao segundo andar, salas destinadas ao comércio e a serviços. O terceiro e o quarto andares foram destinados à moradia e o quinto e sexto, ao Grand Hotel. Parte do famoso Quarteirão paulista, o edifício Diederichsen foi o primeiro prédio multifuncional do interior do Brasil. Rua Álvares Cabral, 469.



10-Estádio Francisco de Palma Travassos 
Primeiro estádio da cidade, o Palma Travassos pertence ao Comercial Futebol Clube. Com capacidade para 17.700 torcedores, sendo mais 2.000 em camarotes, ajuda a manter a tradição do futebol ribeirãopretano. Também conhecido como "Joia de Cimento Armado" e "La Bafonera", o estádio foi inaugurado no dia 14 de outubro de 1964, com a realização do amistoso entre Comercial e Santos. Av. Dr. Plínio de Castro Prado, nº 1000. Tel.: (16) 3441.6200.



11-Estádio Santa Cruz 
O estádio do Botafogo Futebol Clube já foi palco de importantes jogos estaduais e nacionais. Sua inauguração, em janeiro de 1968, foi marcada pela partida entre o Botafogo e a Seleção da Romênia. Sua capacidade atual é de 30 mil pessoas, com toda infraestrutura e segurança. Conta com 80 camarotes, três tribunas de honra, 3.500 cadeiras e 3.000 assentos, além de completa estrutura para transmissões de rádio e de TV. Av. Costábile Romano. Tel.: (16) 3964.5410.



12-Instituto Figueiredo Ferraz
Espaço para difusão da arte e da cultura, o Instituto trouxe à cidade e à região discussões e debates sobre as mais importantes manifestações artísticas no cenário nacional e internacional. Além das exposições, oferece um calendário de cursos e palestras com artistas, críticos, curadores e agentes das mais diversas áreas da cultura. O acervo do próprio Instituto conta com mais de mil obras de artistas como Adriana Varejão, Beatriz Milhazes, Rosangela Rennó e Waltércio Caldas. Rua Maestro Ignácio Stábile, 200. Tel.: (16) 3623.2261.



13-Marp 
O Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel Gismondi foi inaugurado em 1992 para reunir o acervo artístico pertencente à Prefeitura de Ribeirão Preto. Instalado no  antigo edifício da Sociedade Recreativa, inaugurado em 1908, o espaço também já serviu de sede à Câmara Municipal de Ribeirão Preto. O espaço sedia o Salão de Arte de Ribeirão Preto (SARP) e possui um acervo artístico focado na produção regional, abrangendo também importantes nomes da arte moderna e contemporânea brasileira. Rua Barão do Amazonas, 343. Tel.: (16) 3635.2421.



14-Mercadão da Cidade
O centro de compras conta com mais de 40 estabelecimentos comerciais, oferecendo grande variedade de produtos e de serviços. O visitante encontra diversidade em produtos naturais, carnes, especiarias, bebidas nacionais e importadas, queijos, cafés, hortifrúti, doces e medicamentos. Nos bares e restaurantes do Mercadão, é possível saborear pratos e porções variadas, além de um geladíssimo chope. Av. Lygia Latuf Salomão, 605. Tel.: (16) 3236.5042.



15- Mercadão Municipal
Importante polo comercial, o endereço possui 152 boxes, que oferecem os mais diversificados produtos, desde alimentos, suprimentos, calçados, roupas, tecidos e até ferramentas. Inaugurado em 1900, seu primeiro prédio foi destruído por um incêndio. A nova construção data de 1958 e tem na fachada uma obra de Bassano Vaccarini. É tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), e reconhecido como ponto turístico municipal pelo Legislativo. Rua São Sebastião, 130. Tel.: (16) 3635.5760.



16-Mis
O Museu da Imagem e do Som José da Silva Bueno, pioneiro do rádio no interior do Brasil, foi criado em 1978. Seu acervo inclui iconografia, discos, aparelhos de rádio, fitas de rolo e cassete, máquinas de cinefotografia, fotos, gravadores, aparelhos de som e documentos da história de veículos de comunicação. Espaço para mostras variadas, como Diário de Bordo, Paisagens Transitórias, Artefotoplástica, Um Toque de Cor e II Salão Nacional de Fotografias de Ribeirão Preto. Praça Alto de São Bento, s/nº. Tels.: (16) 3636.1206 e 3635.3660.



17-Museu Histórico e de Ordem Geral Plínio Travassos dos Santos
O espaço teve origem em 1938, com seu patrono recolhendo e armazenando as peças em casa. Mais tarde, o acervo foi enviado a uma sala no Bosque Municipal e, hoje, está ao lado do Museu do Café. O espaço abriga móveis, como os da Companhia Mogiana, feitos para receber o imperador D. Pedro II, peças como a banheira em mármore de Henrique Dumont, pai de Santos Dumont, troles, charretes, carros de boi, entre outras peças. 
Av. do Café s/nº.  Tel.: (16) 3633.1986.



18-Museu do Café Francisco Schimdt
Instalado no Campus da USP, foi inaugurado em 1957 para preservar a história do ciclo do café em Ribeirão Preto e no Brasil. A construção do prédio foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal e contou com a colaboração financeira do Instituto Brasileiro do Café (IBC) e do comendador Geremia Lunardelli. No acervo, arados, trole, carroças, arreios, carro de boi, moinhos, pilão, descascador, esculturas em madeira e gesso, louças, máquina de beneficiar café de 1908, entre outras raridades. Av. Prof. Dr. Zeferino Vaz, s/n. Tel.: (16) 3633.1986.



19-Pinguim
Misto de choperia, bar e restaurante, a casa, que se tornou símbolo de Ribeirão Preto, abriu as portas inicialmente no térreo do Edifício Diederichsen, em agosto de 1936. O bar, conhecido em todo o Brasil pela qualidade da bebida servida, recebe cerca de 1,5 milhão de clientes por ano e vende aproximadamente 4 milhões de tulipas de chope. A choperia ficou famosa, também, pela lenda de que havia um duto subterrâneo que ligava o Pinguim diretamente à cervejaria Antártica, localizada a algumas quadras. Rua Gen. Osório, 389. Tel.: (16) 3610.8258.



20-Parque das Artes
Com 45 mil m² de área e cerca de 23 mil m² cobertos por três lagos artificiais interligados, o parque apresenta uma pista interna de corrida e caminhada com mais de 1.500 metros de extensão. Outros destaques são o espaço destinado aos eventos de Food Truck, quatro praças de convivência e três portarias para controle de acesso, além de um posto policial com vagas para viaturas. Próximo ao RibeirãoShopping. Rua Joaquim Simões Gomes, 420. 



21-Parque Dr. Luiz Carlos Raya
Construído em aproximadamente 40.0000 m² em uma antiga área de mineração de basalto, o local possui pistas para caminhadas, palco coberto com 600 m² para eventos, dois lagos e cachoeiras artificiais, áreas para descanso e uma boa leitura, além de toda infraestrutura de lazer e de segurança para os usuários. Rua Severino Amaro dos Santos, entre a rua Benjamin Staufer e a Av. Wladimir Ferreira. Tel.: 0800 77 19 856.



22-Parque Maurílio Biagi
Localizado nas proximidades da Câmara Municipal, conta com uma área total de 70 mil m². Reinaugurado em 2010, possui infraestrutura completa, com quadras esportivas, rampa de skate, academia ao ar livre com equipamentos de ginástica, ponto de leitura, lanchonete, ciclovia, pista de passeios, entre outras atrações. O local, possui duas portarias, lago e quatro estátuas de Bassano Vaccarini. Rua Felipe Camarão, 292. Tel.: (16) 3603.9138.



23-Parque Municipal Morro do São Bento
Medindo 250 mil m², o local é um importante patrimônio de Ribeirão Preto. Foi criado em 21 de agosto de 1995, com objetivo de preservar os ecossistemas naturais e recuperar áreas degradadas, garantindo lazer à população, bem como a promoção da educação ambiental. Na área está o Bosque Municipal Fábio de Sá Barreto, com espécies raras da flora brasileira e árvores centenárias de espécies como angicos, aroeiras e jequitibás. Destaque para um pedacinho preservado da cultura oriental, por meio do Jardim Japonês, composto de lagos, flores, pontes, bancos, quiosques e plantas ornamentais típicas, doadas pela colônia radicada no município. O Bosque abriga, ainda, a Casa da Ciência, uma unidade de divulgação científica e formação continuada, e o Mirante Coronel Alfredo Condeixa Filho, com cerca de 45 metros de altitude, de onde o visitante tem uma visão privilegiada da área central da cidade. Entradas pelas ruas Carlos Chagas e Tamandaré.



24-Parque Luiz Roberto Jábali 
Considerado o maior da região, o Parque conhecido como Curupira ocupa uma área de 152.000 m² de muito verde, cachoeiras, lagos artificiais e trilhas asfaltadas, que podem ser percorridas a pé ou de bicicleta. Além disso, possui uma praça de eventos com capacidade para 20 mil pessoas e abriga uma variedade de aves e pequenos mamíferos. Av. Costábile Romano, 337. Tel.: (16) 3931.4448. 



25-Praça XV de Novembro
Localizada entre as ruas Tibiriçá, General Osório, Visconde de Inhaúma e Duque de Caxias, o cartão postal, marco zero e referência histórica e geográfica da cidade, foi tombado pelo Condephaat no dia 13 de março de 1985, junto com o Quarteirão Paulista. Desde a inauguração, em 1890, a maior mudança aconteceu em 1939, com a abertura da fonte luminosa, um novo traçado dos canteiros e a substituição do coreto pelo Monumento do Soldado Constitucionalista da Revolução de 1932. A Praça XV tem 104 postes de iluminação em ferro fundido, 168 bancos de madeira com pés em ferro fundido, como os modelos das décadas de 30 e 40.



26-Praça Carlos Gomes
Marco importante para o desenvolvimento da cidade é palco de inúmeros eventos, como as Feiras do Livro, de artes de artesanato, e também ações de saúde e manifestações culturais. Localizada entre as ruas Visconde de Inhaúma, General Osório, Barão do Amazonas e Duque de Caxias, ali havia o Teatro Carlos Gomes, um dos maiores do Brasil no final do século XIX e início do século XX. Seu nome foi uma homenagem ao compositor, que teve uma irmã que morou em Ribeirão Preto por 40 anos. Projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo, o teatro inaugurado em 1897 foi  demolido entre 1944 e 1946.



27-Santuário das Sete Capelas
Edificado em uma escavação de pedreira, o Santuário foi idealizado pelos monges beneditinos. Cada capela foi dedicada a um santo padroeiro. A construção levou 10 anos. Nossa Senhora das Graças foi a primeira homenageada, em 1948. Em seguida vieram as capelas de São Judas Tadeu, em 1951, de Nossa Senhora Aparecida e de Santa Terezinha, em 1954, de São Jorge, em 1955, e de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e da  Penitência. Via São Bento, s/nº. Tel.: (16) 3632.1151.



28-Theatro Pedro II
Mantido pela Fundação Dom Pedro II, o Theatro é carregado de histórias e tradições, como a grafia do próprio nome. O imponente projeto arquitetônico passou pelas mãos das antigas Cervejarias Antarctica e Paulista, foi cinema na década de 60 e tombado pelo Condephaat, em 1982. O subsolo, hoje ocupado pela sala Meira Júnior, com capacidade para 200 pessoas, já foi palco de jogos e de bailes de Carnaval. Consumido pelas chamas em 1980, foi reconstruído e ampliado, tornando-se um dos maiores teatros de ópera do país. Sua restauração, concluída em 1991, permitiu implantar novos recursos, como mecânica cênica, elevadores especiais, painéis acústicos, sistema computadorizado de iluminação e de climatização, camarins e mecanismos de combate a incêndio. A cúpula, assinada por Tomie Ohtake, tem uma parte feita em gesso estrutural recortado, com lâmpadas especiais, criando um efeito escultural. Um lustre de cristal de 1.400 quilos, 2,70 metros de altura por 2,2 metros de largura completa a obra. A Sala dos Espelhos, com seus lustres de cristais em estilo art déco, pode receber apresentações de música de câmara, solos instrumentais e recitais de canto lírico. O espaço dá acesso à sacada com vista para a Praça XV. Rua Álvares Cabral 370. Tel.: (16) 3977.8111.



29-Teatro Municipal Jaime Zeiger
Com linhas arquitetônicas modernas e capacidade para 515 pessoas, o Teatro está em atividade desde 1969. Possui estacionamento com capacidade para 40 carros, um imponente saguão de entrada, que também é palco para eventos e mostras paralelas. A estrutura do local inclui ar condicionado, seis camarins e modernos sistemas de som e de iluminação. O espaço recebe confortavelmente artistas e espetáculos de todo o Brasil. Praça Alto do São Bento s/nº. Tel.: (16) 3625.6841.



30-Zoológico
Integrado ao Bosque, o espaço dá à população a oportunidade de estar em contato com animais de diversas espécies silvestres e de participar de diversos programas de educação ambiental e visitas monitoradas. Em uma área verde de 250.880 m², o zoológico abriga aproximadamente 630 animais de 110 espécies, entre aves, peixes, mamíferos e répteis, com área de visitação dividida em setores. O Zoológico conta, ainda, com maternidade, área de reabilitação de aves de rapina, setor técnico, entre outras dependências administrativas. Rua Liberdade, s/nº. Tel.: (16) 3636.2545 e 3636.2283.



Fotos: Ibraim Leão, Expressão Stúdio, KlausFoehl, Roberto Galhardo, JFPimenta, Anderson Bueno Pereira, Carlos Natal, Julio Sian

Compartilhar: