Heraldo Pereira lota palestra no Shopping Iguatemi

Heraldo Pereira lota palestra no Shopping Iguatemi

Em comemoração aos 30 anos da Revide, jornalista conversou com público na noite desta quinta-feira, 17

Ele descobriu o gosto pelo jornalismo ainda adolescente, quando era estagiário da recém-inaugurada TV Ribeirão Preto, afiliada da Rede Globo. Heraldo Pereira retornou à cidade natal nesta quinta-feira, 17, para uma palestra no Boulevard do Shopping Iguatemi Ribeirão Preto em comemoração aos 30 anos da Revista Revide.

Esbanjando alegria e simpatia por retornar a Ribeirão Preto, Heraldo iniciou a sua palestra partilhando com público presente a música de Tião Carreiro e Pardinho, 'O Rei do Gado’. Na letra da canção, o município é citado.

Recordando as origens, Heraldo fez questão de compartilhar a emoção que sente quando ouve a música de Tião Carreiro e Pardinho.  “Toda vez que ouço esta música, eu me lembro da referência da minha cidade”, disse o jornalista.

Durante o evento, vários assuntos foram discutidos. Entre eles, o jornalismo na televisão, a era do rádio em Ribeirão Preto, o processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff, as novas mídias digitais, a comunicação social, entre outros temas.

Ser jornalista

Como jornalista, Heraldo Pereira já passou por Campinas e por São Paulo antes de seguir para Brasília, onde, ainda hoje, acompanha o dia a dia da politica nacional.

Entre as grandes coberturas de sua trajetória estão a Constituinte de 1988, as eleições presidenciais desde 1989 e a queda do ex-presidente Fernando Collor de Melo. Tornou-se, ainda, apresentador do Distrito Federal TV, em 2001, além de ter sido, no ano seguinte, o primeiro jornalista negro a apresentar permanentemente o Jornal Nacional, bancada que comanda eventualmente até hoje.

Ele comentou durante a sua apresentação qual é o papel fundamental do jornalista. “Informar. O jornalismo precisa informar as pessoas. O jornalista tem que trabalhar com a informação cada vez mais”, apontou.

Diante de tantos meios de comunicação, qualquer pessoa pode se tornar um comunicador. Pereira afirma que o jornalismo moderno só tem ferramentas que o jornalismo de antigamente não tinha, como os meios digitais. "Não sabemos como será no futuro. Mas o que faz a diferença hoje é conteúdo, conteúdo e conteúdo", frisou.

Política

Diante da situação política que o Brasil vive nesses últimos anos, Heraldo disse que é apenas um comunicador e não tem nenhum partido político.

“O que é de direita ou o que é de esquerda não tem mais significado. Estamos passando por uma crise de representação”, afirma.

Sobre o pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff, que tramita na Câmara dos Deputados, Pereira diz que é preciso se preparar para os acontecimentos. “O processo de impeachment já começou. Teremos aí pela frente muita coisa e espero estar preparado”, acrescentou.

“Vamos seguir a vida”

Heraldo finalizou a palestra da noite desta quinta-feira, 17, com o clipe da música Reflections of My Life que emocionou o público. “Não se passaram apenas 30 anos. Foi uma vida”, comentou.

A comunicação em destaque

A palestra de Heraldo foi a terceira da série promovida pela Revide. O objetivo desses eventos é debater as principais transformações do jornalismo e da comunicação em geral. O ciclo começou tendo como convidadas as escritoras Camila Fremder e Jana Rosa, autoras de “Enfim, 30 – um livro para não entrar em crise” e seguiu recebendo Datena, no Theatro Pedro II. As palestras se repetirão mensalmente, sempre com um papel social agregado, uma vez que os convites são trocados por uma doação a uma entidade específica.


Foto: Ibraim Leão


 

Compartilhar: