O ano dos 30! Veja o que os trintões esperam de 2016

O ano dos 30! Veja o que os trintões esperam de 2016

A Revide reuniu 30 pessoas que completam 30 anos em 2016 para saber o que deseja e o que está buscando essa geração

Não se pode negar que os 30 anos, além de chegarem em um piscar de olhos, costumam vir acompanhados de uma série de  simbologias. Tanto isso é verdade que atingir essa idade tornou-se um verbo, com inúmeras definições possíveis. “Trintar” pode significar constituir uma família, encontrar o trabalho dos sonhos, correr uma maratona, ser um bom pagador, ou, simplesmente, não saber o que fazer com a idade.

O assunto pode parecer bobagem, mas a literatura ajuda a comprovar que não é bem assim. Em uma de suas obras mais conhecidas mundialmente, o autor francês Honoré de Balzac imortalizou “A mulher de 30 anos”, título da obra em que o escritor qualifica a faixa etária como o “ápice poético da vida das mulheres”. Com um olhar minucioso, o escritor Affonso Romano de Sant’Anna também abordou o tema no livro de crônicas “A Mulher Madura”. No capítulo “Fazer 30 anos”, revela que a vida é vista como uma breve transição. Contudo, os 30 possuem um peso diferente para aqueles que estão passando por essa fase. “Fazer 30 anos é chegar no primeiro grande patamar de onde se pode mais agudamente descortinar”.

Apesar dessa virada estar associada mais comumente à trajetória das mulheres, os homens também sentem a pressão de se aproximar da data. Isso porque até certo tempo atrás, a receita para ser considerado bem-sucedido nessa faixa etária parecia mais clara: trabalhar cedo, casar e ter filhos. Entretanto, esses padrões vêm mudando desde os anos 60, quando a juventude — eles e elas— começou a ganhar espaço para repensar aquilo que realmente gostaria de fazer com os anos pela frente. Diante disso, um quadro com outras possibilidades foi se desenhando para as futuras gerações e, hoje, as opções são inúmeras.  

Curioso, inquieto, criativo e realizador, o jovem de 30 anos da geração atual sabe que tem diversos caminhos possíveis pela frente. Ele pode estar preocupado em deslanchar na carreira, ter qualidade de vida, socializar e, ainda, ler um bom livro que estará fazendo a opção certa.  Os trintões da atualidade transformaram a maneira de lidar com entretenimento e relações sociais, por exemplo, mas, ao mesmo tempo, não deixaram de valorizar a família e o sucesso profissional. Essa diversidade ficou evidente nas escolhas dos 30 convidados da Revide, que ilustram as páginas a seguir, em comemoração ao ano do trigésimo aniversário da publicação.

1 - Frances Joanes Fernandes - 19 de abril, cabeleireiro
“Claro que tenho sonhos já concretizados, mas prefiro viver um dia por vez, aproveitando todas as oportunidades que a vida me oferece e ficando sempre junto das pessoas que amo. Aniversariar é poder rever todo o ciclo que se encerrou, levando o melhor dele. Aos 30 anos, sinto-me seguro para vencer novas batalhas, pois foi assim que cheguei aonde estou e não pretendo parar, porque a vida é isso: lutar para vencer e conquistar nossos sonhos.”

2 - Analídia Ferri - 1º de janeiro, jornalista
“Até agora, acumulei algumas conquistas importantes na bagagem. Terminei a faculdade de jornalismo, criei e mantenho um projeto pessoal com o qual sempre sonhei, o Varal Diverso, tenho um companheiro que me apoia em tudo e ainda ocupo um cargo numa empresa excelente fazendo o que eu mais amo: escrever e criar. Também enfrentei, é claro, alguns percalços até aqui, mas eles ajudaram a me fortalecer e a chegar aos 30 com vontade de ir além. Agora, sem aquela ansiedade da juventude, mas com as melhores expectativas, consigo pensar mais em minhas atitudes e nas consequências das escolhas para o futuro.”

3 - Jean Carlos Ramos Rocha - 23 de agosto, empresário
“Meu sonho é ser feliz, simples assim. Por ora, percebi que devo aproveitar meus 29 e meio, quando ainda tenho o direito de ter todas as dúvidas, e não ter nenhuma resposta para elas. Afinal, mesmo com toda pressão, ainda não cheguei lá.”

4 - Maria Luiza da Costa Dechandt - 5 de agosto, fisioterapeuta
“Há quem diga que aos 30 anos tudo muda. Acho que, nessa idade, começamos a selecionar o que fica e o que sai. Tendo a consciência de que 30 anos já se passaram, escolhemos o que, de fato, vale a pena. Estou realizada profissionalmente até aqui, mas os meus sonhos não acabam aos 30. A cada conquista nasce um novo sonho. Tenho muito a crescer, a realizar e, principalmente, a viajar.”

5 - Rodrigo Cruz - 12 de dezembro, empresário
“Os 30 chegaram, e muito rápido. Isso faz passar um filme pela cabeça, apesar de não gostar muito de pensar no que já foi. Prefiro pensar no que está acontecendo e no que está por vir. Posso dizer que o presente tem sido bom: moro na cidade que escolhi e gosto muito do meu trabalho, tenho bons amigos e uma bela família. Por falar em família, começo este ano a formar uma novinha em folha — é o ano do meu casamento, ano de dizer sim para a mulher que eu amo. Profissionalmente, muitos desafios estão por vir, não será um ano fácil, mas que graça teria a vida sem desafios para enfrentar?”

6 - Patricia Bonelli - 16 de julho, jornalista
“É estanho pensar que, daqui a pouco, vou ter 30 anos. De certa maneira, a pressa nas realizações aumenta, assim como a autocobrança. Na realidade, a data de nascimento não quer dizer muito, o que determina quem você é está na bagagem, no autoconhecimento e nos sonhos que se carrega, que, no meu caso, ainda são muitos: realização e estabilização profissional, algumas viagens, um grande amor, filhos e tantos outros. O fato é que, mesmo chegando aos 30, ainda existe uma menina dentro da mulher.”

7 - Marina Mendonça Lima - 7 de junho, gerente administrativa
“Analisando o que eu imaginava da vida aos 30, posso dizer, com certeza, que minhas expectativas foram superadas. Com o passar dos anos, vamos nos libertando de várias ideias, costumes e pré-conceitos absorvidos na adolescência e na faculdade, começando a construir nosso próprio ponto de vista. Estou casada há dois anos, no segundo MBA e realizada profissionalmente. É difícil pensar em filhos com o ritmo de vida que levo hoje. Ainda quero viajar, estudar e curtir a vida a dois mais um tempinho.”

8 - Fernanda Marchioretto - 4 de abril, professora e consultora de marketing digital
“Se tem algo que aprendi nesses 30 anos é que mudar de ideia pode ser maravilhoso. Aos 25, mudei de profissão, mudei o estado civil e, hoje, estou às vésperas de me casar e apaixonada pelo meu trabalho. Não sei se continuarei fazendo isso por mais 10 anos. Aprendi a não sofrer por não ter essa estabilidade que nos é cobrada quando chegamos aos 30. Mudar antigas construções mentais nos faz crescer e ficar mais leve ao mesmo tempo.”

9 - Camila Nadaleto Cansian - 29 de dezembro, médica veterinária
“Acredito que essa é a melhor fase da vida e digo isso com convicção, pois estou vivendo um momento maravilhoso, mesmo fugindo das expectativas que muitas pessoas criam em relação à maturidade. Não me vejo com 30 anos — 24, talvez. Não tenho namorado, não tenho filhos, estou terminando a faculdade e trabalhando muito. Tenho tanta coisa para viver antes de casar! Este é o meu auge e estou aguardando as boas novas.”

10 - Felipe Trindade de Abreu - 27 de dezembro, empresário
“Nesses quase 30 anos, fui muito feliz e não posso reclamar, pois vivi intensamente. Nos últimos 11 meses, realizei várias vezes o sonho de estudar e morar no exterior. Hoje, de volta ao Brasil, a experiência lá fora me inspirou tanto que acabei dando um novo rumo para minha vida. Por isso, inicio o ano realizando mais um grande sonho, o maior de todos: abrir meu próprio negócio. Então, considero este ano  dos 30 como uma linha de largada para meu futuro e tenho certeza de que muitas realizações pessoais e profissionais estão por vir.”

11 - Tatiane Orsi - 12 de março, arquiteta
“Nesses quase 30 anos, realizei muitos sonhos, a começar pela satisfação profissional, já que trabalho com aquilo que eu amo. Minha grande expectativa para 2016 é o meu casamento, que será o ponto de partida para formar uma nova família ao lado de uma pessoa que nunca imaginei ter ao meu lado. Os 30 anos me deixam muito mais segura, plena e feliz. Aceito meus defeitos, valorizo meus pontos fortes e, hoje, sinto-me mais jovem, tanto mentalmente quanto fisicamente.”

12 -Tacila Ferriolli Vilhena - 22 de junho, empresária
“Sinto-me na melhor fase da vida, com energia aliada a um pouco de experiência. Tanto a almejar, mas já com algumas realizações profissionais e pessoais. A maior de todas, com certeza, é minha filha. Não é que segui à risca tudo aquilo que foi idealizado  — até porque idealizações e sonhos, muitas vezes, mudam. O que posso dizer é que o caminho de aprendizado gerou amadurecimento e felicidade.”

13 - Vinicius Casseb - 6 de outubro, gestor comercial e vendas
“Como costumo dizer, a vida começa aos 30. O que já passou e o que foi conquistado servirá como experiência e estrutura para, de agora em diante, desfrutar com qualidade e sabedoria. Hoje, sinto-me preparado, e espero por novos desafios e realizações. Tenho planos de viajar mais e conhecer diferentes culturas. Novos conceitos nos fazem compreender a diversidade da mente, o que,  sem dúvida, é de suma importância para o avanço pessoal e profissional”.

14 - Felipe Weber Pozzan - 21 de abril, engenheiro agrônomo
“Chegar a esta idade está sendo muito especial. Já se passaram seis anos desde a minha formatura, tempo suficiente para um primeiro ciclo profissional, onde as expectativas são diferentes de um jovem recém-formado. Entro em um momento de consolidação de todas as conquistas obtidas até aqui na carreira. Chegar aos 30 anos com uma filha recém-nascida também torna essa fase mais do que especial. A formação de uma família é a base para qualquer conquista de um homem. Sempre temos novos desejos, pois é isso que nos move. Sonho com uma nova e pequena Vinícola da família, localizada ao Sul do Rio Grande do Sul, região da Campanha. É lá que quero ver minha filha brincar com os avós.”

15 - Gabriela Amaral Buqui - 15 de maio, farmacêutica pesquisadora
“Com 30 anos, já dá para saber qual tipo de relacionamento quer, mas ainda se deixa surpreender. Sabe-se, também, qual caminho quer seguir, mas considera todas as possibilidades e oportunidades que possam surgir. Entre o muay thai e a yoga, busco meu equilíbrio. No trabalho com a pesquisa, a dedicação e o esforço trazem uma enorme satisfação em cada nova descoberta e me dão a certeza de estar no caminho certo. Quanto ao amor, ainda não encontrei, mas sei que pode estar ali, virando a esquina, sorrindo para mim.”

16 - Luis Francisco Dechandt Júnior - 5 de agosto, personal trainer
“Com os 30 anos chegando, começo a lembrar dos planos feitos aos 18 e aos 20 anos. Muitos realizados, outros esquecidos. Certamente, todos os 10.950 dias foram bem vividos. Percebo que, aos poucos, vou me tornando mais tolerante, dou mais risadas do dia a dia. Desejo que, nos próximos 30 anos, eu me torne cada dia mais tolerante e que continue sonhando e realizando esses sonhos.”

17 - Soraya Helena Abrão Batista Pinheiro - 9 de dezembro, cineasta
“Fazer 30 anos reforça a vontade de viver em harmonia e de saber celebrar, sempre! Vivi outras culturas, conheci o Copolla, estudei com mestres da Sorbonne. Fiz filmes! Vi a Aurora Boreal e leões na Savana, surfei no Havaí. Portanto, muitas experiências sonhadas foram vividas. Das derrotas, nada fica; amadurecer seleciona memórias. Nesses meus 30, continuarei com roteiros e direção cinematográfica. Anseio trabalhar com grandes artistas em um belo filme, estrear meu primeiro longa-metragem, explorar o mundo e transpô-lo para o cinema, espalhando magia em nossa realidade.”

18 - André Selistre Donegá - 15 de dezembro, gerente de relacionamento
“Muitas são as expectativas para essa virada de década. Agora mais amadurecido e com alguns degraus já galgados, espero que essa idade me proveja de tranquilidade para aproveitar o que já foi possível realizar, respeitando um pouco mais o tempo. Em suma, que essa fase renove o vigor para enfrentar os desafios que virão e obter mais conquistas, mas, sobretudo, que eu saiba ponderar cada ingrediente para conquistar bem-estar para mim e para os que amo, sempre com muita humildade e gratidão”.

19 - Mariana Arcalá Rossini - 20 de janeiro, médica pediatra
“Nessa idade, o senso de realidade está misturado com uma forte sensação de esperança, um espírito que acredita que tudo é possível e uma crença saudável em nossos talentos e capacidades. Trintar é manter as amigas de infância por perto, é cuidar da pele e conhecer o próprio corpo, é ter filhos, trabalhar, ganhar dinheiro, cuidar da casa e da família. Trintar é viajar muito, é deixar a ansiedade para traz, é se amar e se conhecer de verdade e não se acomodar. Os 30 anos realmente são mágicos e efervescentes. Para mim, tem sido incrível curtir as  deliciosas reticências que os próximos anos impõem.”

20 - Monique Alves Barbosa - 4 de setembro, coordenadora de marketing
“Não vejo os 30 anos como reta final. Para mim, é o início do caminho. Fiz MBA, algumas viagens e tenho paixão pela minha profissão, mas há muito a aprender e a conhecer. Ainda namoro, não casei e nem tive filhos, e, apesar das pequenas rugas que aparecem por aqui, não me sinto velha. Sinto que estou no auge da vida! Tudo pode ser mais leve, procuro me cuidar mais, sinto-me mais segura, sofro menos e a maturidade me ensina a decidir pelo que vale a pena seguir em frente e ser feliz.”

21 - Diego Raphael Silva - 20 de janeiro, Gestor em Tecnologia da Informação e Comunicação 
“Após 10 anos como funcionário em uma empresa de atendimento pré-hospitalar, aos 28 anos, passei a ter minha empresa e me tornei gestor em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Agora, estou vivendo a maior experiência profissional da minha vida. Aos 30 anos, minha meta é crescer mais ainda profissionalmente, explorando sempre a área de TIC e de novos negócios.”

22 - José Dechandt Neto - 5 de agosto, gerente de projetos
“Refletindo sobre esses anos que passaram, percebo que muitos sonhos ficaram pelo caminho, ou melhor, foram deixados, repensados. Percebo que meus valores e objetivos mudaram. Minha grande conquista até hoje é estar casado e feliz com as escolhas que fiz até aqui. Daqui para frente, o sonho é aumentar a família e continuar servindo a Deus, rodeado da família e dos amigos.”

23 - Thalita Paschoal Belezine - 3 de outubro, arquiteta
“Fazer 30 anos é, de repente, descobrir-se no tempo. É quando começamos a pensar nos objetivos que atingimos e nos que não conseguimos concluir. Já obtive grande êxito graduando em Arquitetura e Urbanismo e realizando alguns projetos inspiradores. Mas ainda tenho muito o que alcançar. Atualmente, meu foco é a realização profissional, que venho buscando passo a passo.” 

24 - Rodrigo Villa - 28 de abril, personal trainer
“Nesses meus 30 anos, sinto-me cheio de energia. Estou encarando este ano como o ideal para me reinventar como pessoa e, profissionalmente, investir em conhecimento e em viagens. Parte dos meus sonhos estão em andamento e, até agora, fluindo como eu esperava. Os meus planos para o futuro, de uma maneira mais ampla, são crescer profissionalmente, construir minha casa e ter uma família.”

25 - Daniela Pala - 12 de novembro, nutricionista
“Não imaginei meus 30 anos. Garotas sonham com os 15 e depois com os 18 anos e, como no conto de fadas, um final feliz. Bem longe de um final, hoje vejo um longo caminho a percorrer, tanto no âmbito profissional quanto no pessoal. Continuei meus estudos em Nutrição e, hoje, concluindo meu doutorado, tenho conhecimento da complexidade do ser humano. Apesar de me sentir realizada de certa forma, sei que ainda tenho muitos sonhos a concretizar.”

26 - Ewerton de Favari Margonar - 11 de janeiro, empresário
“Uma das minhas metas de vida era formar uma família e essa já foi conquistada. Do meu casamento, nasceu uma princesinha que hoje tem 1 ano e 10 meses. Além disso, abri a minha empresa e, agora, meu foco é usar a experiência e a maturidade adquiridas até aqui para consolidar meu negócio e aumentar a família.”

27 - Monique Tobace Rampin - 12 de novembro, psicóloga
“Minha expectativa para os meus 30 anos está relacionada à área profissional: quebrei meus paradigmas e aceitei o desafio de viajar pelo Brasil, começando pelo interior de São Paulo, conhecendo diversas histórias, visitando várias cidades e disseminando o conhecimento da saúde emocional. Chego aos 30 anos mais feliz e satisfeita do que nunca, com uma filosofia de vida de mais qualidade, motivação para os desafios e realização dos meus sonhos, que crescem a cada dia.”

28 - Loana Mayra Cosentino - 2 de abril, recepcionista
“Olhando para todos os meus sonhos e conquistas, constato que sou feliz, mas sem que esse sentimento esteja baseado unicamente nos momentos de sucesso. As dificuldades e os desafios também foram importantes para me trazer até aqui, para a minha aprendizagem e a minha evolução como ser humano, cidadã, profissional, esposa, mãe e mulher. Diante da maturidade dos 30 anos, almejo para os dias que virão a oportunidade de fazer bem tudo o que eu me proponha a realizar, e seguir sempre aprendendo.”

29 - Tiago Tibério - 12 de janeiro, advogado
“Os 30 chegaram, e, na minha geração, acredito que esta é a idade do amadurecimento e do autoconhecimento. Nos últimos anos, tentei equilibrar minha carreira como advogado com a prática de esportes, como a corrida de rua, que me ajuda a buscar mais qualidade de vida. Neste ano, almejo novos desafios nessas duas áreas, sendo que, na segunda, o objetivo é completar uma Maratona (42 km), que acontecerá em São Paulo, em abril.

30 - Joaquim Romão da Silva Neto - 31 de janeiro, advogado
“As expectativas para esses 30 anos são boas. Acredito que os anos que antecedem essa idade são importantes para o nosso amadurecimento e, agora, é tempo de colher os resultados daquilo que planejamos. Nesse período, realizei dois grandes sonhos: atuar como policial civil, a mesma profissão do meu pai, e como advogado, ao lado do meu irmão. Daqui para frente é continuar trabalhando e, claro, construir uma família.”

Fotos: Julio Sian

Compartilhar: