O lixo em pauta

O lixo em pauta

No segundo trimestre de 2016, a Revide privilegiará, entre os assuntos abordados nas suas publicações, a destinação dos resíduos sólidos e todas as questões pertinentes a ela

Quem acompanha as edições semanais da Revide sabe que a publicação comemora, em 2016, 30 anos de circulação. Para comemorar essa data simbólica, a revista elaborou um projeto que prevê ações durante o ano inteiro. Entre as iniciativas, como não poderia deixar de ser, está a produção de conteúdo, especialidade da Revide. Além de uma matéria mensal que remete aos 30 anos, foram eleitas quatro temáticas que, trimestralmente, irão se suceder nas pautas da publicação. 

O primeiro assunto abordado, de janeiro a março, foi o combate ao Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya. Em diversas oportunidades, a Revide destacou exemplos bem-sucedidos de como acabar com o mosquito, ouviu as orientações de especialistas sobre as doenças relacionadas ao mosquito e abordou o necessário envolvimento de todos os interessados — governantes, profissionais de saúde e cidadãos — nas ações contra a proliferação das doenças. Para dar suporte às informações prestadas, uma campanha publicitária foi elaborada e permaneceu em circulação por diferentes meios durante todo o período estabelecido.

O modelo, que se mostrou eficiente nessa primeira empreitada, se repetirá de abril a junho, agora, para dar destaque ao lixo. “Quando selecionamos os temas a serem priorizados nas quatro campanhas da Revide, mantivemos como meta chegar a assuntos que repercutissem diretamente na vida de cada leitor da nossa revista. Este é o caso dos resíduos sólidos”, acrescenta Isabel de Farias, diretora da Revide.

Elaborada pela agência Mov, parceira da Revide, a campanha publicitária relativa ao assunto já pode ser vista nesta edição. O material desenvolvido destaca a responsabilidade de cada cidadão com relação ao descarte correto do lixo produzido. Esta perspectiva também será evidenciada nas pautas que marcarão abril. “Centraremos nossa atenção na relação do lixo com os espaços urbanos: como cada um pode contribuir para que haja menos lixo nas ruas e como esses pequenos gestos têm repercussões grandiosas, como a prevenção de enchentes e a não proliferação de uma série de doenças, inclusive, a dengue”, destaca Murilo Pinheiro, diretor de redação da Revide. Também serão tratadas as responsabilidades do município: como a administração pública cuida não apenas do lixo da cidade, mas de todas as questões relativas à limpeza urbana de Ribeirão Preto.

Em maio, serão tratadas diversas questões relacionadas ao lixo reciclável, como ações pontuais capitaneadas por empresas, o trabalho desenvolvido pela Cooperativa Mãos Dadas, que faz boa parte a coleta seletiva em Ribeirão Preto e dá a ela um caráter social extremamente importante, assim como outras iniciativas que transformam esse lixo fontes de transformação e de renda. Estima-se que, no Brasil, o lixo reciclável movimente cerca de R$ 12 bilhões.

Para o terceiro mês, além de esclarecer o que é o plano nacional dos resíduos sólidos, as pautas da Revide vão abordar, especificamente, o destino dado ao lixo hospitalar, aos descartes da construção civil e da indústria, ao que deve ser feito com remédios vencidos e outros lixos especiais. Iniciativas pontuais, que sirvam como exemplo para a sociedade, também receberão o devido destaque.

381 quilos por minuto

Este é o volume de lixo descartado pelos ribeirãopretanos, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), em uma lista divulgada em novembro de 2015. São 550 toneladas de descartes diários, por 658 mil habitantes, o que resulta em um percentual de pouco menos de 1 quilo de lixo sólido por habitante. Para se ter uma ideia do que isso significa, seria como descartar 110 mil sacos de arroz de cinco quilos por dia.

A vivência humana e o descarte de resíduos na natureza, num mundo tecnológico e globalizado, traz várias consequências, boas e ruins, para o meio ambiente e os animais. Ambientalistas ouvidos pelo Portal da Revide afirmam que a cultura do consumismo contribui para o aumento do descarte de materiais. Entre os possíveis resultados negativos do excesso de lixo estão as enchentes, a contaminação do solo e o desequilíbrio ecológico. A queima dos materiais também pode provocar a contaminação da atmosfera. A economia também perde por conta dos descartes de lixo desordenados, uma vez que algumas regiões da cidade ficam desvalorizadas por causa do acúmulo de rejeitos ou por conta da proximidade de lixões e aterros sanitários. Isso sem falar na saúde da população, comprometida por conta das doenças respiratórias ou transmitidas por vetores gerados a partir do lixo.

A limpeza urbana acontece por meio de uma série de ações, como a varrição de ruas, a coleta porta a porta, entre outros serviços. Apesar de faltar orientação e estrutura que permitam o destino correto dos mais diferentes tipos de lixo, nada será suficiente sem que haja a participação ativa de cada cidadão. 

Palestra à vista

Durante o trimestre, também será realizado um evento para discutir o tema. A proposta é reunir profissionais e estudiosos do lixo para debater o assunto. Além de esclarecer as dúvidas do público, já que a reunião será aberta, a intenção é gerar ideias e ações práticas que possam contribuir para a solução da problemática dos resíduos sólidos. A palestra deve acontecer na segunda metade da campanha e já tem local certo: será realizada na sede da Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (AEAARP).

#eumudoribeirão

Vale ressaltar que todo diversas ações que compõem a programação dos 30 anos de Ribeirão Preto foram pautadas pela crença de que apenas o envolvimento de todos — governantes, comunidade e imprensa — podem transformar o local em que se vive. Para manter-se bem informado sobre tudo o que acontece por iniciativa da revista, os leitores podem acompanhar o portal www.revide.com.br e também as páginas e perfis da publicação nas redes sociais. Quem quiser participar, seja dando sugestões de pauta, seja mostrando aquilo que faz e que está relacionado com o assunto do momento, foi criada a hashtag #eumudoribeirão. Assim, a interação entre o público e a Revide fica mais fácil e objetiva.

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