32ª Temporada Stock Car 1

32ª Temporada Stock Car 1

Entrando no clima da quinta etapa da Copa Caixa Stock Car, o RibeirãoShopping promove, até o dia 6 de junho, a exposição “30 Anos de Stock Car”

Texto: Yara Racy
Fotos: Beto Baptista

Até asdsad o dia 6 de junho, data da realização da quinta etapa da Copa Caixa Stock Car, em Ribeirão Preto, os apaixonados por carros e velocidade têm a oportunidade de visitar a exposição “30 Anos de Stock Car”, montada na Praça Central do RibeirãoShopping.

A mostra traz dois automóveis para serem vistos de perto, um Opala, usado pelo ex-piloto ribeirãopretano Paulo Gomes na primeira temporada da categoria, em 1979, e um Vectra último modelo, utilizado na temporada 2010. Além dos veículos, os visitantes podem conhecer melhor a história da categoria, através de vídeos e de 10 painéis expositivos montados ao redor, além de conferir dois modelos de capacete utilizados em provas por Paulo Gomes. A exposição é gratuita e pode ser visitada no horário de funcionamento do RibeirãoShopping.

“Nos seus quase 30 anos o RibeirãoShopping, mais uma vez, traz o que há de melhor e inédito para o seu público. Não estamos somente apoiando o evento, mas também presenteando nossos consumidores com uma bela exposição, onde podem conferir o passado e o presente desse esporte. Não podíamos ficar de fora deste momento tão importante para Ribeirão e região”, afirma o gerente de marketing, Cleiton Martins.

30 anos de história
A primeira prova do Campeonato Brasileiro de Stock Car foi realizada no dia 22 de abril de 1979, no Autódromo de Tarumã, no Rio Grande do Sul, com o carioca José Carlos Palhares, o Capeta, largando na pole position com tempo de 1min23s. A estreia contou com 19 carros, modelo Opala, com motores de seis cilindros. O vencedor da prova foi o piloto Affonso Giaffone.

A grande consagração da categoria aconteceu em 1982, quando duas provas foram realizadas no Autódromo de Estoril, em Portugal. A partir de 2000, com administração da Vicar e parceria com a Rede Globo, a Stock Car entrou em uma nova era de profissionalização. Atraiu mais pilotos, equipes e patrocinadores e deu os primeiros passos para se tornar a principal categoria do automobilismo nacional.

A temporada de 2005 também entrou para a história. A categoria se tornou multimarca e uma etapa inédita foi realizada fora do Brasil valendo pontos para o campeonato. Foi uma rodada ao lado da TC2000, a principal categoria argentina.

Em 2006, além da corrida da Argentina ter sido mantida no calendário, a Stock Car recebeu a terceira marca. Foi um ano inesquecível também para o veterano Ingo Hoffman, que venceu a última etapa do ano em Interlagos e completou 100 vitórias na carreira.

No ano seguinte, aconteceu a entrada da quarta marca entre os competidores e o campeonato recebeu novo nome. Nasceu a Copa Nextel Stock Car, com uma premiação milionária: R$ 3,5 milhões em prêmios distribuídos para as três categorias (Stock Car, Stock Car Light e Stock Jr.) ao longo da temporada. Já 2008 ficou marcado pela realização da Corrida de Um Milhão de Dólares, premiação inédita no automobilismo nacional, e o grid de largada passou de 38 para 34 carros alinhados.

Em 2009, a implantação do novo carro JL G-09 ganhou destaque e o grid de largada passou a 32 carros (16 equipes na divisão principal), dando ainda mais importância aos seus participantes.

Este ano, chegando à sua 32ª temporada, a Stock Car passa a ter nova assinatura, sendo chamada de Copa Caixa Stock Car, além de inaugurar dois novos circuitos: o do Autódromo de Velopark, em Nova Santa Rita (RS), e o de rua de Ribeirão Preto. Na parte técnica, passa a utilizar novo motor com injeção eletrônica Bosch, etanol Esso como combustível, novo pneu da Goodyear e “push-to-pass” para tornar as provas ainda mais emocionantes.

Quinta etapa
A quinta etapa da Copa Caixa Stock Car 2010, realizada em Ribeirão Preto, será um circuito de rua de aproximadamente 2,2 quilômetros, montado na Avenida Braz Olaia Acosta. Esse tipo de prova não é uma novidade para os pilotos da Stock Car. Na temporada passada, Salvador, na Bahia, sediou a primeira experiência do gênero, com um traçado feito nas avenidas da cidade.

Quem quiser conferir de perto a rodada ribeirãopretana da Stock Car pode adquirir os ingressos online (https://premier.ticketsforfun.com.br) ou no RibeirãoShopping. Os valores foram definidos pela visibilidade e variam entre R$ 80,00, R$ 100,00 e R$ 120,00. Estudantes e maiores de 60 anos pagam meia entreda com apresentação de documento. Os ingressos são válidos para sábado e domingo, pois os treinos de sexta-feira não serão abertos ao público. A entrada, no sábado, será às 7h e, no domingo, às 6h.

Campeões da Stock Car
1979 - Paulo Gomes
1980 - Ingo Hoffmann
1981 - Afonso Giaffone
1982 - Alencar Jr.
1983 - Paulo Gomes
1984 - Paulo Gomes
1985 - Ingo Hoffmann
1986 - Marcos Gracia
1987 - Zeca Giaffone
1988 - Fábio Sotto Mayor
1989 - Ingo Hoffmann
1990 - Ingo Hoffmann
1991 - Ingo Hoffmann
           Ângelo Giombelli
1992 - Ingo Hoffmann
           Ângelo Giombelli
1993 - Ingo Hoffmann
           Ângelo Giombelli
1994 - Ingo Hoffmann
1995 - Paulo Gomes
1996 - Ingo Hoffmann
1997 - Ingo Hoffmann
1998 - Ingo Hoffmann
1999 - Chico Serra
2000 - Chico Serra
2001 - Chico Serra
2002 - Ingo Hoffmann
2003 - David Muffato
2004 - Giuliano Losacco
2005 - Giuliano Losacco
2006 – Cacá Bueno
2007 – Cacá Bueno
2008 – Ricardo Maurício
2009 – Cacá Bueno

Compartilhar: