365 dias de malhação

365 dias de malhação

A prática frequente de exercício físico propicia um desenvolvimento adequado e duradouro do condicionamento físico e da saúde

A preocupação com o corpo é compartilhada pela maioria das pessoas, independentemente do sexo e da idade. Profissionais e estudantes, terceira idade e adolescentes enchem as academias com o desejo em esculpir uma barriga reta, músculos torneados e uma bela aparência física.

Entretanto, no inverno, o número de alunos, que costuma lotar as academias de ginástica nas outras estações do ano, diminui bastante. A preocupação com o corpo malhado e a barriga sarada já não são mais motivos de tanta dedicação nessa época. A menor exposição do corpo contribui para que as pessoas se sintam à vontade para deixar os exercícios de lado. Entretanto, o frio não é desculpa para faltar à academia. Todo esse esforço é válido para chegar à estação mais quente e despida do ano com tudo em cima.

A hora de correr atrás dos pneuzinhos que tanto incomodam ou de ganhar massa muscular é agora e não alguns meses antes do verão, como a maioria dos brasileiros pode imaginar. Conforme explica Alexandre Mader Seixas, médico graduado pela Unicamp e especialista em Medicina Esportiva e Ortopedia, a atividade física, quando realizada com frequência durante todo o ano, proporciona um desenvolvimento adequado. “O aluno aplicado mantém a saúde, diminuindo os riscos de diversas doenças”, complementa o profissional.

Para o arquiteto Cássio Fernandes da Silva Moares, os exercícios são um hábito diário. “Malho há dez anos e não interrompo a prática em nenhuma época, pois isso garante a minha saúde e a boa forma”, explica o dedicado aluno, que faz academia três vezes por semana.

O clima frio também ajuda aos que desejam emagrecer. “Nosso metabolismo fica mais acelerado nesse período para produzir mais calor e equilibrar a temperatura do corpo. Assim, a taxa metabólica fica mais elevada, o que ajuda no gasto energético”, explica Emerson Quaglio, educador físico e coordenador da academia Espaço Fit Fiusa. Além disso, já que muitos praticantes abandonam as academias no inverno, a época permite que novos alunos realizem um trabalho com mais atenção.

De acordo com Alexandre, quando as pessoas deixam de fazer atividades físicas no inverno, mesmo que seja por dois ou três meses, perdem muito do que ganharam de desenvolvimento físico anteriormente. O educador físico Gustavo Chaguri alerta também que no inverno a tendência é aumentar o consumo calórico, por isso, a atividade física é indispensável.

Além disso, com a queda da temperatura, as gripes e resfriados aparecem nesse período. “O que muita gente não sabe é que a interrupção dos exercícios, principalmente no inverno, fragiliza o organismo. Ou seja, o sistema imunológico de um atleta que faz academia nessa estação é bem melhor”, complementa Gustavo.

Emerson chama a atenção para a prática exagerada nos meses que antecedem o verão. “Os riscos de lesões aumentam, pois, pela pressa por resultados, esses frequentadores pulam a fase de adaptação do corpo”, expõe.

Os educadores físicos antecipam que ainda há tempo para correr atrás do prejuízo. “O ideal seria a prática de exercício físico durante todo o ano, pois é muito importante o aluno transformar a academia em um hábito diário. Mas qualquer hora é boa iniciar a prática”, explicam os educadores físicos. De acordo com os profissionais, definir metas é o grande segredo para alcançar o tão desejado resultado.

Entretanto, respeitar as individualidades de cada um é um passo muito importante dentro das academias. “Muitas vezes, os alunos se comparam com outros. Cada organismo reage de uma forma. Alguns demoram mais para ganhar massa muscular”, reforçam. Como acrescenta Dr. Alexandre, nunca é tarde para começar a frequentar a academia. “Mesmo que a pessoa tenha sido sedentária por muitos anos, sempre poderá se beneficiar da atividade física quando começar a praticá-la. Claro que quanto mais cedo a rotina se estabelecer, melhor será. Por outro lado, uma pessoa que foi ativa fisicamente por muito tempo e parou de fazer exercícios por anos, também terá prejuízos na sua saúde”, conclui o médico.

Como iniciar?
• Matricule-se em uma
academia com alto astral
• Confira se os profissionais
do local estão regularizados
junto aos seus conselhos
• Faça uma avaliação física
• Não abandone a prática esportiva rapidamente
• Procure exercícios com os quais se identifique
• Respeite o desenvolvimento do seu corpo

Dicas para os exercícios
• No inverno, dê preferência para muitas peças de roupa
• Nunca deixe de fazer alongamento
• Crie metas e busque atingi-las
• Faça parte de uma turma na academia: é uma forma do exercício ficar mais agradável
• Beba muita água
durante os treinos

Perda de peso
Conforme explica Dr. Alexandre, os exercícios aeróbicos de leve à moderada intensidade, por pelo menos 60 minutos diários, são excelentes opções para quem deseja perder peso. “Caminhada e bicicleta ergométrica são as melhores alternativas, pois proporcionam menor risco de lesões, especialmente para pessoas obesas, já que causam pouco impacto sobre as articulações”, acrescenta.

Compartilhar: