A arte na essência
A arte é um trabalho que vive em eterna mutação, com isso a história da arte pode ser contada de acordo com a divisão dos períodos da história da humanidade
A arte existe desde a antiguidade, quando os homens da Pré-História desenhavam a arte rupestre, mais conhecida como os desenhos feitos nas cavernas. A palavra “arte” teve muitos significados durante a história, devido às discussões entre pessoas que achavam que a arte era uma forma de criação e outros, que acreditavam que era uma forma de imitação. Com o passar do tempo a arte foi dividida em vários estilos como, Barroco, Gótico e Romântico e conceitos: pintura, literatura, música, escultura, arquitetura entre outros.
A arte é um trabalho que vive em eterna mutação, com isso a história da arte pode ser contada de acordo com a divisão dos períodos da história da humanidade, são esses detalhes que o professor e artista plástico Dante Velloni irá revelar em um curso introdutório aos períodos e movimentos da História da Arte e da Cultura, que será realizado em 30 encontros semanais.
Confira a entrevista exclusiva com o artista plástico Dante Velloni.
- O curso de História da Arte é destinado para qual público?
Dirigido a qualquer pessoa adulta de qualquer área profissional, pois é um curso introdutório sem exigência de qualquer conhecimento prévio.
- Como será realizado o curso?
O curso está dividido em dois módulos. O primeiro módulo abordará a História da Arte da Pré-História à Pré-Modernidade (século XIX) e o segundo módulo abordará desde o Modernismo até a arte Contemporânea (século XXI), ambos com 15 encontros semanais.
- O que o curso irá oferecer aos alunos?
O curso apresentará a produção artística do homem desde a Pré-História até nossos dias, passando pelo Egito, Grécia, Roma, Idade Média, Renascimento, Barroco, Romantismo, Impressionismo, Vanguardas Históricas (cubismo, futurimos, surrealismo...) até o que os artistas comtemporâneos têm apresentado nas Bienais Internacionais.
- Qual o objetivo do curso?
O curso de História da Arte, tem por objetivo ampliar o repertório artístico e cultural de pessoas sensíveis às manifestações expressivas do homem na história. Todas as aulas serão ricamente ilustradas com projeções dos exemplos mais significativos de cada período da história da arte.
- Qual a sua dica para os interessados?
Este é um curso para enriquecimento repertorial, pois a história e cultura são necessárias a qualquer pessoa que queira compreender melhor seu tempo. Como por exemplo prático disso aponto o maior aproveitamento e compreensão das visitas que os alunos fazem a museus, igrejas e monumentos históricos em visitas em cidades da Europa, EUA e Brasil. Ter o conhecimento de quem, quando, porque e como foram feitas essas maravilhas da História da Arte faz as pessoas sentirem-se cúmplices de toda a existência da humanidade.
* Informações: 16-3972.1890 - 9793.8573 - 7815.8269, falar com Dante Velloni.
Texto: Pâmela Silva
Fotos: Arquivo Revide