A comunicação como atividade profissional

Os assessores de imprensa são os responsáveis por intermediar o contato e o diálogo entre empresas, clientes e meios de comunicação

A comunicação é um instrumento extremamente poderoso. É por meio dela que as pessoas se fazem compreender, interagem, compartilham ideias, trocam informações e adquirem conhecimento. Comunicar-se bem também é importante no ramo corporativo, pois, desta maneira, as empresas conseguem manter sua marca em evidência e mostrar para o público seus produtos e serviços com eficácia. Por isso, a comunicação empresarial tem um forte crescimento nas organizações de Ribeirão Preto e região, tornando-se um diferencial de competitividade e exigindo dos profissionais que atuam neste setor conhecimentos e habilidades específicas, além de uma visão abrangente do mercado e de uma posição estratégica de negócios.

Adotando a conduta do bom relacionamento tanto internamente, com colaboradores e parceiros, quanto externamente, com clientes e com a mídia, o empreendedor diminui distâncias e colhe resultados positivos, como melhora na produtividade e no lucro. Para que tudo isso seja possível, o assessor de imprensa é fundamental. Uma das melhores maneiras de se descrever a profissão é através das palavras de quem atua na área. Assim, o relato deixa de ser restrito às definições formais e às técnicas e passa a ter mais realidade sob o olhar de quem realiza diariamente a função. Portanto, para explicar como funciona essa vertente do jornalismo, a Revide convidou três representantes do segmento: André Luís Rezende, da Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa, Fabiana Albuquerque Campos, da Nova Comunicação, e Joelma Fachini Marques, da Phabrica de Idéias Assessoria de Comunicação Integrada.

O jornalista André Luís Rezende atua no ramo da comunicação há 19 anos. Passou por rádio, TV e jornais impressos, e até conquistou um Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog, um dos mais importantes do país. Desde 2005, é diretor da Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa, empresa especializada em projetos de comunicação focados em assessoria de imprensa, relações públicas, marketing e produção de conteúdo para empresas, profissionais liberais, órgãos públicos, ONGs e instituições do terceiro setor e de classe, entre outros. Para ele, o assessor de imprensa é um grande produtor e difusor de informações de interesse da sociedade, sempre de forma clara e precisa. A experiência adquirida nas redações é aplicada na intermediação do diálogo entre o empresariado e a imprensa. “Esse é um grande diferencial porque conhecemos profundamente a rotina e o pensamento do jornalista de redação. Isso nos dá uma visão sistêmica e, ao mesmo tempo,segmentada, que nos permite antecipar e projetar tendências, situações e repercussões, além de planejar melhor a abordagem de um assunto e sua divulgação”, afirma.

O profissional destaca os pontos positivos e os principais desafios que encara diariamente. “Gosto de todas as etapas, do planejamento estratégico e da execução dos projetos até a conquista de bons resultados. É muito importante estar envolvido e manter uma forte sinergia com o cliente e, com base nos objetivos que ele quer alcançar, apresentar ideias e soluções personalizadas e eficientes. A relação de confiança também é fundamental”, avalia André. Quanto aos desafios, gerenciar o tempo é um deles. “Para prestar um atendimento pleno, precisamos ter agilidade, pró-atividade, trabalho em equipe, atenção a todas as variáveis, acompanhamento dos mercados e do contexto em que o cliente atua, e, acima de tudo, ter muita responsabilidade com a imagem e reputação do assessorado”, esclarece o jornalista. A Núcleo da Notícia assessora clientes como RTE Rodonaves, Grupo WTB, Vila do Ipê, grupo empreendedor do Shopping Iguatemi/RP, ACAM Portinari, Sistema Estadual de Museus, Grupo Base Química, Clínica César Arita, Ahead, Paraler Megastore, Sincovarp, PISO, Physio Athletic, JR Hotel, Elenco e APP Ribeirão, entre outros.

Há sete anos trabalhando como jornalista, Fabiana Albuquerque Campos se lembra exatamente quando decidiu que queria se tornar uma assessora de imprensa. “Foi durante o meu primeiro estágio, na Lead Co. Eu era contratada só para o período da tarde, mas chegava mais cedo e ficava o dia todo trabalhando porque simplesmente adorava o que eu fazia. Depois que me formei, trabalhei em outras áreas, mas nunca esqueci a assessoria. Então, percebi que essa era minha vocação e decidi investir na Nova Comunicação. Levanto todos os dias para trabalhar com o mesmo entusiasmo do início da minha carreira. Meu portfólio está recheado de grandes marcas e clientes competentes. Também estou constantemente em contato com jornalistas dedicados. Além disso, não tenho uma rotina definida. Minha agenda está sempre cheia de eventos e de novidades para divulgar, juntamente com pessoas interessantes e inteligentes para conviver. Estou completamente satisfeita com a minha escolha”, comenta. Entre os assessorados da Nova estão Eurobike, Pereira Alvim, Le Lis Blanc, Fisioforma, Dei Due, Enjoy, Polo AD, Zucker, DonaFlor, Casa de Família, Famosa Pizza, Sittas, Santa Emília Caminhões e Club Mobile, por exemplo.

Para Fabiana, a relação estabelecida com o cliente deve ter ética, transparência, confiança e respeito de ambas as partes. “A assessoria de imprensa é um trabalho sério e exige cuidado em todos os detalhes. Preciso acreditar e admirar o trabalho ou o produto do meu cliente, assim como ele precisa confiar no meu trabalho. Afinal, serei responsável pela sua imagem na mídia. Depois, vamos além do profissional e criamos uma relação de verdadeira amizade. Busco entendê-los, saber como pensam e o que apreciam para não fazê-los perder tempo com reuniões e ideias que não os agradam. O sucesso deles é o meu sucesso”, explica. A assessora ainda ressalta algumas características que ela considera fundamentais para quem pensa em atuar nesse ramo. Entre elas estão: criatividade, facilidade de relacionamento, percepção apurada, disponibilidade de horários, saber lidar com a pressão, sede de informação e conhecimento, e bom humor. “Parece brincadeira, mas o bom humor ajuda e muito. Nenhum cliente ou jornalista quer se relacionar com um assessor mal-humorado”, opina.

À frente da Phabrica de Idéias Assessoria de Comunicação Integrada, Joelma Fachini Marques tem vasta experiência no mercado para relatar como funciona esse universo. A empresa nasceu há 15 anos atuando em Barretos e região. O escritório de lá ainda existe e continua em plena atividade, mas os negócios cresceram e, quando a empresa também se especializou em assessoria de imprensa, há sete anos, uma unidade foi inaugurada para a prestação exclusiva desse serviço. O local escolhido, por sua importância geográfica e estratégica para os clientes, foi Ribeirão Preto. Aos poucos, a profissional, que prefere usar o termo “assessora de comunicação”, consolidou seu nome junto ao empresariado e na área de eventos. “Trabalhar com empresas é um tipo de realidade cotidiana fascinante e lidar com evento é uma adrenalina pontual e excitante. Cada um tem seus objetivos e exige um ritmo, uma disponibilidade e uma postura diferentes. Essa diversidade é um dos fatores mais interessantes do segmento. Monitoramos as informações de nossos clientes diariamente e intervimos sempre que avaliamos necessário, tanto com orientação de procedimento quanto com resposta em caso de informações erradas. Vibramos com cada resultado positivo que conquistamos”, revela.

Joelma lembra que o segmento está em processo contínuo de evolução e que o assessor de imprensa deve se transformar em um provedor de soluções totalmente envolvido com os processos dos clientes. “Trabalhamos com planejamento prévio das ações, estratégias direcionadas de acordo com o segmento de atuação do cliente, mensuração dos resultados, porque, para nós, assessoria de imprensa não é intenção, deve ser ação e reação”, esclarece. Por isso, hoje não basta um bom texto, um bom relacionamento com a mídia e o envio de releases ou notas. É necessário “expertise” em outras áreas da comunicação para complementar o trabalho e, dessa forma, a atualização constante se faz imprescindível. “Não só nos atualizamos em relação aos clientes, mas também sobre os concorrentes, o mercado em que atuam e o cenário global em que estão inseridos”, indica a assessora. Para finalizar, Joelma destaca que, para tudo dar certo, é preciso se cercar de uma equipe talentosa e afinada de acordo com os valores da empresa, com foco nos mesmos objetivos. Entre os clientes atendidos pela Phabrica de Ideias Assessoria de Comunicação Integral estão: Savegnago Supermercados, Passaredo Linhas Aéreas, Aninhare – atitudes do cuidar, Platino Cabeleireiros, Emissoras Regionais (Difusora FM, AM, Rádio Lider Som AM e FM, Super Som FM, Band FM), Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, Festival João Rock, Carnabeirão, Ribeirão Rodeo Music, Cinema D, Festival Comida di Buteco, Villa das Flores, Vila Dionisio e Banana’s Eventos.

Confira AQUI o vídeo desta matéria.

Texto: Paula Zuliani 
Fotos: Carolina Alves 
Agradecimento: Florense

Compartilhar: