A febre do podcast
Apesar de terem surgido no início dos anos 2000, os podcasts tiveram seu maior crescimento registrado durante a pandemia

A febre do podcast

O Dia Nacional do Podcast — celebrado em 21 de outubro —, convida ao reconhecimento do poder desta ferramenta de entretenimento e de informação cada vez mais presente na rotina das pessoas

No contexto atual, onde a tecnologia e a mobilidade predominam, os podcasts se tornaram uma ferramenta de entretenimento e de informação que conquista cada vez mais pessoas em todo o mundo. São pelo menos 34 milhões de ouvintes, o que representa 24,5% dos usuários da internet, sendo mais de 2 milhões de produtores de podcasts dos mais variados assuntos no Brasil, um dos maiores produtores do mundo na área, segundo levantamento do Ibope. 


Terceiro país que mais consome podcast, segundo estudo divulgado em 2022, realizado pela plataforma CupomValido.com.br com dados da Statista e IBOPE, o Brasil só fica atrás da Suécia e da Irlanda. O tipo de conteúdo preferido pelo brasileiro é a entrevista com convidados, seguido pela narrativa de histórias e mesa redonda. As plataformas mais utilizadas são o Spotify líder com 25% de participação no mercado, Apple Podcasts com 20% e Google Podcasts com 16%.  Além disso, a grande maioria do público consome podcast enquanto faz alguma outra atividade como trabalhar, estudar ou praticar esportes. 


“Toda vez qu a gente cria um canal de conteúdo para conversar com uma audiência, isso se torna uma oportunidade para criar uma comunidade, e o podcast virou uma extensão disso. Um formador de opinião em um determinado assunto trabalha isso nas redes sociais e o podcast se torna uma extensão dessa comunidade onde se entrega um conteúdo de valor”, comenta Eduardo Soares, professor especialista em mídias digitais.


Crescimento acentuado


O Dia do Podcast — tanto o Internacional, em 30 de setembro, como o Nacional, celebrado em 21 de outubro, segundo a Rádio Senado, em referência ao primeiro episódio do primeiro podcast brasileiro publicado, o Digital Minds, de Danilo Medeiros, em 2004 —, convida a reconhecer a força desta ferramenta de comunicação, que vem conquistando espaço nas mais distintas áreas. 


“O podcast é uma ferramenta nova e importante de comunicação, que democratizou muito a informação, levando conteúdos relevantes para o ouvinte comum em qualquer lugar onde ele esteja, a qualquer hora, ou seja, do jeito mais cômodo, na hora que ele preferir e sobre o tema que tiver interesse de ouvir. É um instrumento poderoso, que vem transformando a área jurídica, trazendo informações descomplicadas sobre assuntos, muitas vezes, complicados. O setor da advocacia deve estar atento para se manter cada vez mais próximo de seus públicos de interesse”, afirma o advogado Evandro Grili, sócio e diretor executivo do escritório Brasil Salomão e Matthes que também conta que o foco das reflexões e abordagens serão assuntos da área jurídica, mas a linha editorial estará aberta para outras temáticas, conforme as ações e eventos que o escritório desenvolve e apoia, além de assuntos abrangentes que impactem o público.


Apesar de terem surgido no início dos anos 2000, os podcasts tiveram seu maior crescimento registrado duas décadas depois, quando em função da pandemia as pessoas passaram a consumir e a produzir mais este tipo de conteúdo, tanto em áudio como em vídeo, com o objetivo de se informar ou se entreter. 


Há quem não passe um dia sem escutar seu podcast favorito, como a professora de inglês Giovanna Romero. “Virou um vício. Ouço quando estou tomando banho, cozinhando, dirigindo ou em qualquer momento que dê. Meu favorito é o “Não Inviabilize””, conta. Já a social media Giovanna Marinho, adotou o hábito de ouvir podcast há quatro anos, pegou gosto ouvindo o da Folha, para ter acesso a informações, e segue acompanhando por áudio as notícias, mesmo ainda preferindo a leitura para assuntos gerais. 

 

Produção em Ribeirão Preto


Marcos Desideri, coordenador do Projete, conta que a produção do Projetecast se tornou uma extensão do conteúdo que aplicam no projeto social voltado para jovens estudantes da cidade de Ribeirão Preto, que já atendeu mais de mil alunos do ensino médio.

“Para nós, é importante estarmos alinhados com o que eles consomem e podermos transmitir um conteúdo que agregue para a construção pessoal e profissional deles. Por isso, temos a preocupação de trazer grandes nomes do empreendedorismo, que tenham uma história de vida semelhante com o perfil dos nossos integrantes, mostrando sempre que o lugar de onde uma pessoa vem não determina quem ela será. O processo de gravação é uma grande experiência de aprendizagem sobre comunicação e audiovisual, além de nos aproximar e humanizar personalidades tão distintas do mercado de trabalho”, conta.


A cidade conta, ainda, com produções voltadas para o cenário político, para o entretenimento, para o meio jurídico e para as mulheres, como o próprio Projetecast, Papo de Hoje Podcast, Podcast RP, Ribeirão Podcast e o Pode Mulher. A própria Revide, através do RevideCast apresenta notícias e pessoas, semanalmente, complementando as edições impressa e digital da revista.

 

PLATAFORMAS MAIS UTILIZADAS 
Spotify
Apple Podcasts
Google Podcasts
Pandora
Website


FORMATO PREFERIDO
1º Entrevistas
2º Narrativas
3º Mesa redonda
4º Reportagens
5º Resumo do dia


GÊNERO PREFERIDO
Sociedade e Cultura
Educação
Estilo de Vida
Religião
Comédia

Fonte: Statistca CupomValido.com.br, IBOPE


ONDE OUVIR OS PODCASTS RIBEIRÃOPRETANOS 


Papo de Hoje Podcast - Spotify e YouTube
Natayslla Garcia e Job Alves Brandão Júnior - entretenimento

Podcast RP - YouTube
Antônio Araújo e Johray Lopes - entretenimento

Ribeirão Podcast - Spotify
Alexandre Aguilar Gabriel Cruz - empreendedorismo

Pode Mulher - YouTube
Juliana Rangel - universo feminino

RevideCast - Spotify 
Isabel de Farias, Murilo Pinheiro, Gabriela Maulim, Paulo Apolinário e Yara Racy - notícias

Projetecast - YouTube
Marcos Desideri - mercado de trabalho

Professor Lages - YouTube
Professor Lages e Cordeiro de Sá - história de Ribeirão Preto, educação, cultura e meio Ambiente

Teorema Talks - YouTube
Danilo Teoro - música

Painelcast
O painelcast é da AEAARP-Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto, está na quarta temporada, disponível nos canais Spotify, Deezer, Amazon Music, Castbox e também no YouTube.

Quarente-se - YouTube e Spotify
Ana Paula Tonissi e Denise Santos - envelhecimento feminino

Podcast da AARP - YouTube
Carolina Harám - vida por trás do empreendedorismo

Pod Entrar - YouTube
Camila Castro - ativismo, causas sociais e política 

Programa César Caparelli - YouTube
César Caparelli - empreendedorismo e empresas

Compartilhar: