A força do empreendedorismo local

A força do empreendedorismo local

Criado em meio à pandemia de Covid-19, o Conecta Business RP aquece a economia de Ribeirão Preto e da região; grupo já movimentou R$ 50 milhões em negócios

Networking é a ação de trabalhar sua rede de contatos, trocando informações relevantes com base na colaboração e na ajuda mútua. São movimentos de manutenção, de expansão, de fortalecimento e de aprimoramento da carreira e dos negócios, gerados por relacionamentos interpessoais produtivos. Essa conexão possibilita, por exemplo, ajudar a encontrar vagas de emprego, conseguir uma promoção, contatar serviços, estabelecer parcerias, indicar investidores e clientes em potencial. Se essa dinâmica já era considerada extremamente importante, ela ganhou ainda mais significado com a pandemia.

Desde março de 2020, o mundo vem sofrendo com o novo coronavírus e com as suas consequências, especialmente na área da saúde e na economia. Pensando em uma maneira de “não deixar a roda parar de girar” em meio à necessidade de se manter o distanciamento social e de paralisar algumas atividades, os empresários Fernando Barbosa, diretor da Planearte Móveis, e Raphael Souza, da Agência Valori Marketing e Comunicação, criaram um grupo de WhatsApp com o objetivo de fomentar a interação, mesmo que apenas no universo digital, entre os empreendedores da cidade e da região.

Foi assim que surgiu o Conecta Business RP. “Nascemos para conectar pessoas, empresários e profissionais locais em um momento em que a economia sofreu um grande baque. Diante das incertezas da pandemia, muitas pessoas ficaram simplesmente paralisadas. Tínhamos que encontrar um caminho para continuar”, explica Fernando.

Atualmente, mais de 150 empresas, dos mais diversos segmentos, participam do projeto. “São pequenas, médias e grandes empresas, juntamente com profissionais liberais que atuam na construção civil, no setor financeiro, na locação de equipamentos e na saúde, entre outras áreas. Todos em busca de bons negócios. O nosso grupo não para de crescer. Nesse um ano e meio, aprendemos muito sobre a importância de um ajudar o outro, de um colaborar com o outro. Descobrimos que, de fato, juntos somos mais fortes”, completa Raphael. Só para se ter uma ideia da grandiosidade, nesse período, o grupo já movimentou R$ 50 milhões em negócios.

Para integrar o Conecta, não é preciso pagar nenhum tipo de taxa. “Só fazemos uma seleção, para ter certeza de que o interessado está alinhado com os nossos propósitos. Doamos nosso tempo e nossa expertise. Compartilhamos nossos contatos para criar novas oportunidades. Quanto mais ajudamos, mais recebemos. Estar no Conecta é ter uma rede de vendedores e influenciadores do seu lado. Somos um time. Se todos contribuírem, todos ganham. É uma verdadeira corrente do bem”, descreve Raphael. Fernando acrescenta: “Os recursos podem estar do nosso lado. O maior objetivo é gerar negócios dentro do nosso círculo de relacionamento e, com essa sinergia, movimentar o mercado”, finaliza. 

De olho no futuro

Como citado anteriormente, tanto Fernando quanto Raphael gerenciam suas próprias empresas. Mesmo com uma rotina profissional agitada e repleta de compromissos, eles não medem esforços para fazer com que o grupo cresça de forma sustentável. “Sempre que possível, visitamos as empresas do Conecta. Tentamos manter essa proximidade, para entendermos a realidade daquele negócio e identificarmos as suas dificuldades e potencialidades. Sugerimos estratégias, indicamos parceiros, captamos clientes e, assim, construindo pontes, superamos as adversidades e alcançamos o resultado desejado. Tem sido uma troca realmente enriquecedora para todos nós”, revela Raphael.   

As conquistas até aqui servem de motivação para continuar. Já de olho no futuro, os empresários aprimoram o projeto constantemente. “O mundo não para e nós temos de acompanhá-lo. Estamos em processo de desenvolvimento de um site e de um aplicativo para facilitar nossa conexão. Também estamos expandindo o Conecta para Araraquara e região. Temos, ainda, planos — a serem concretizados em breve — para a Baixada Santista”, antecipa Fernando.

Importância econômica e social

Para o economista Alberto Borges Matias, a gestão dos relacionamentos é de fundamental importância econômica e social. “Econômica, porque promove a integração de interesses ne realização de negócios. Social, porque promove a conexão de pessoas com necessidades similares, de forma a suprir lacunas existentes”, pontua.

Alberto Borges Matias

Benefícios do networking para os negócios

- Eleva a visibilidade de empresas e marcas

- Dá acesso a oportunidades de negócio, parcerias e clientes

- Facilita o recrutamento de profissionais alinhados à missão e aos valores da empresa

- Aproxima o empreendedor de quem implementou cases de sucesso, possibilitando o benchmark para melhorar o desempenho do negócio

- Aumenta as chances de escalar e expandir o empreendimento

- Mantém o empreendedor bem informado sobre seu mercado de atuação.

 

Compartilhar: