
A importância de saber gerar valor
Mais do que oferecer serviços e representatividade, ACIRP oferece valor a seus associados
A ACIRP, que tem como uma de suas missões, defender o setor produtivo há 117 anos, não pode deixar de sentir uma ponta de orgulho a cada aniversário de Ribeirão Preto. São 166 anos de uma história marcada pela resiliência. Ribeirão Preto, cujo crescimento deveu-se diretamente à força do café, conseguiu superar uma das crises econômicas mais sérias da sua história, no início de século 20, graças à capacidade de diversificar a sua economia.
A cidade era café, mas também um setor comercial extremamente forte e que desempenhou um papel importante na sua reconstrução.
A crise de 1929 deixou clara outra missão da ACIRP: um compromisso permanente com Ribeirão e o seu desenvolvimento. No caso da Associação, as dificuldades foram ultrapassadas com transparência, participação e representatividade.
Estes três pilares, moldados pelas mudanças próprias na sociedade, têm em comum, ao longo dos anos, uma palavra: valor. Mais do que serviços, a ACIRP oferece valor ao seu associado.
O princípio não mudou ao longo dos anos. “O associado sempre foi nosso foco. Ele precisa estar presente na ACIRP, ver a entidade como sua, cobrar serviços de qualidade e colaborar para sua melhoria. Para isso, abrimos as portas da Associação e passamos a ouvi-los”, conta o presidente Dorival Balbino.
Essa capacidade de ouvir quem faz a ACIRP é fundamental para o sucesso da Associação. Estar disposto a ouvir é um dos componentes fundamentais do conceito de valor que está por trás da atuação da ACIRP.
Exemplos
Durante a fase mais aguda da pandemia de Covid-19, a ACIRP conversou com os seus associados, de forma quase que ininterruptamente.
Isso em tempo real, com o uso de ferramentas como as redes sociais, grupos de whatsapp e listas de transmissão, auxiliando associados sobre como proceder em relação ao funcionamento ou não dos seus negócios.
Aliás, praticamente desde o início desse processo, o “plantão ACIRP” foi estendido, também, a não associados. A isso se chama gerar valor.
Quando integrantes dos departamentos Jurídico e Institucional estão presentes em todas as sessões da Câmara ou em audiências do Executivo municipal, para tomar conhecimento de propostas e projetos de leis que podem afetar as empresas dos nossos associados, da mesma forma, isso é gerar valor.
Cada vez mais, uma empresa ou uma associação não deve se satisfazer apenas com a oferta de serviços. É preciso ir além: ao mesmo tempo em que se abre espaço para ouvir o associado, antecipando os seus anseios, é importante que se ofereçam novas ferramentas, ideias ou técnicas.
Os avanços tecnológicos e o aumento do grau de exigência do consumidor têm feito com que a relação de qualquer empresa com o seu público seja, ao mesmo tempo, propositiva e marcada pela interação permanente. O objetivo é surpreender positivamente os consumidores/associados com ideias inovadoras e que resultem em ganhos.
A ACIRP está atenta a isso e, desde 1904, tem consciência de que só assumiu a relevância que tem por saber ouvir, interpretar e antecipar as necessidades de seus associados. E, com isso, gerar valor para eles.
Parabéns Ribeirão Preto
A Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto tem muito orgulho em poder fazer parte da história da cidade. Fundada em 1904, menos de meio século depois da criação do Município, esteve presente nos principais momentos da história da cidade. Em muitos deles, os caminhos se encontraram: desde a década de 1950, pelo menos cinco prefeitos ou vices faziam parte do corpo técnico ou de associados da ACIRP (José de Magalhães, Costabile Romano, Orlando Jurca, Orestes Lopes de Camargo e, mais recentemente, Gilberto Maggioni). Por isso, para nós, da ACIRP, é um orgulho poder comemorar mais um aniversário de Ribeirão Preto e ter podido ajudar, juntamente com outras entidades igualmente representativas da cidade, a transformar a cidade. Parabéns, Ribeirão Preto, pelos 166 anos de fundação.
Evolução do logotipo