A luta continua
A ABRALE conta com o trabalho de divulgação desenvolvido pelo padrinho da campanha Reynaldo Gianecchini
Com o slogan “Quem Ajuda Amigo É”, a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE) trabalha na divulgação da campanha Movimento Contra o Linfoma, revelando à população brasileira que pequenos gestos são fundamentais na luta contra o câncer.
A meta da campanha, divulgada pela ABRALE é reduzir o número de casos do linfoma, uma vez que no Brasil foi constatado que doze mil pessoas são diagnosticadas com linfoma anualmente.
Uma das colaboradoras da ABRALE Tatiane Mota explica a importância de reforçar este trabalho. “A campanha tem por objetivo informar a toda a população a importância do diagnóstico precoce do linfoma, seus sintomas e tipos de tratamento”.
Conhecida também como doença de Hodgkin, o linfoma entra pela primeira vez nas estatísticas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) devido ao aumento dos casos em 2012. Este é um tipo de câncer do sistema linfático que se origina da alteração de um tipo de glóbulo branco, chamado linfócito — parte de defesa natural do corpo — o linfoma é divido em dois tipos: linfoma de não-Hodgkin, que terá aproximadamente 10 mil novos casos até o final de 2012 e linfoma de Hodgkin, com cerca de 3 mil casos registrados no ano de 2009. A doença pode ocorrer em qualquer faixa etária, porém a maior incidência é em adultos jovens, entre 25 e 30 anos.
Segundo o oncologista Fabio Eduardo Zola (Cremesp - 92536), as mudanças de hábitos de vida como a cessação do fumo, praticar atividade física e redução da ingestão de gorduras, além do diagnóstico precoce, pode ser a principal arma na luta contra o câncer. “Todos nós podemos desenvolver um câncer durante a vida e esse risco cresce com a idade. Há certos fatores que aumentam essa possibilidade como a exposição a substâncias tóxicas ou pela herança genética. Porém, alguns hábitos diários podem auxiliar na prevenção do câncer”, enfatiza.
A vendedora Roberta Sueroz, descobriu a doença com 27 anos através de um exame de rotina, e hoje ressalta a importância de fazer um check- up ao menos uma vez ao ano. “Há cerca de dois anos foi detectado a doença, claro que é um susto para qualquer um. Fiz o tratamento de rotina durante muito tempo e hoje vejo que foi de extrema importância frequentar o médico. E claro, contar com o apoio da minha família e amigos. Hoje, mãe de uma menina, me sinto vitoriosa e um exemplo para outras pessoas”, comenta.
A maioria dos pacientes com linfoma pode ser curada com acompanhamento médico e a descoberta precoce da doença. Além disso, Dr. Fabio acrescenta que com o tempo o tratamento para o câncer tem se tornado mais eficaz. “O tratamento do câncer vai se tornar personalizado. A expectativa é que isso torne o tratamento muito mais eficiente e menos tóxico. Em relação à prevenção, vejo que os exames de rotina estão ficando mais refinados e mais sensíveis, com isso faremos mais detecções precoces tornando o tratamento mais simples e seguro”, explica.
A luta contra o linfoma também é uma luta pelo desenvolvimento humano e social, por esse motivo contribuir para a conscientização é importante para a redução dos casos. Dessa forma, a ABRALE conta com a ajuda dos internautas, através do facebook e do site, e com o trabalho de divulgação desenvolvido pelo padrinho da campanha Reynaldo Gianecchini, pelo segundo ano consecutivo. “As pessoas podem colaborar de duas maneiras. Ou entram no facebook, curtem a página e compartilham as informações ou entram no site da campanha e fazem uma doação para a ABRALE”, frisa Tatiane.
Para colaborar acesse: https://www.abrale.org.br/docs/movlinfoma/movimento.html
Revide On-line
Texto: Pâmela Silva
Fotos: Divulgação