
A maior circulação
A campanha tem como meta atingir o anunciante, que tem na Revide um veículo eficaz, abrangente e de credibilidade
Quem conhece um pouco sobre o mercado midiático sabe a dificuldade que representa para um jornal, uma revista ou periódico manter-se em circulação. Os custos são elevados e o mercado publicitário, apesar da pujança, sazonal. Por estes e outros fatores, a Revide resolveu celebrar sua mais recente conquista: a maior tiragem ribeirãopretana de um veículo impresso. “Distribuir 50 mil exemplares semanalmente não é uma tarefa fácil. Exige muito esforço e trabalho de uma equipe de profissionais comprometidos”, avalia Isabel de Farias, diretora da publicação.
Para marcar a conquista, que aconteceu em março de 2012, a Revide desenvolveu, em parceria com a LabCom, uma campanha especial. “Nossa parceria com a Revide começou há cerca de um ano, quando passamos a desenvolver mídias kits direcionados à abertura de novos mercados. Por conta da qualidade dos trabalhos e da aceitação por parte dos clientes, fomos construindo uma relação sólida e madura”, afirma Alessandro Almeida, diretor de operações da agência que já comemora nove anos de mercado. Durante este período, também foram desenvolvidos campanha e papelaria institucional, calendário anual, entre outros.
Além de informar os leitores sobre a nova tiragem — a maior de Ribeirão Preto e região —, a mais recente campanha tem como meta atingir o anunciante, que tem na Revide um veículo eficaz e abrangente, com grande grau de penetração nas classes A e B, além de uma credibilidade reconhecida. “Para tanto, utilizamos uma redação bastante direta que evidencia, além do número de exemplares, a influência que o veículo possui junto ao público ribeirãopretano, o que significa garantia de retorno ao anunciante”, explica Fábio Marques Ferreira, executivo de contas da LabCom. Na arte, a agência procurou demonstrar a abrangência da nova tiragem, mostrando uma cidade formada com as capas da revista. “Desse modo, demonstramos, além do grande número de exemplares, a longevidade do veículo, que possui 26 anos de tradição”, complementa Alessandro.
A campanha já pode ser vista pelas ruas, em outdoors espalhados pela cidade, no rádio e na TV, que mostra a cidade sendo formada por diversos exemplares de Revide. O desenvolvimento de áudio e vídeo ficou sob responsabilidade de A Ilha Produção, que acumula 11 anos de experiência. “Recebemos o ‘story board’ da LabCom e, depois de algumas reuniões com a equipe da agência, materializamos a ideia para o formato de vídeo em duas formas, uma para exibição na TV aberta e outra para mídia indoor em displays eletrônicos, que pode ser conferida no Aeroporto Leite Lopes, por exemplo”, acrescenta Célia Queiroz, gerente comercial da produtora, que utilizou a animação em 2D e 3D na tradução da proposta. O trabalho envolveu, principalmente, o coordenador de edição Adriano Oliveira, o responsável pela finalização, composição e animação Rodrigo Phibert, com áudio e trilha sonora de Edgar Ramos. A campanha também pode ser conferida anúncios impressos, peças on-line e e-mail marketing.
Sempre crescente
Em 26 anos de existência, a Revide já passou por diversas fases. Sua história mais recente começou a ser traçada em julho de 2005, quando a publicação tornou-se semanal e passou a ter uma base editorial que permanece, apesar das constantes mudanças. Ao comemorar 19 anos e a nova periodicidade, a publicação contava com 10 mil exemplares. Pouco mais de um ano depois, a tiragem teve um acréscimo de 70%, que chegou a 100% em agosto de 2006, totalizando 20 mil exemplares. Para garantir ao mercado e aos leitores a seriedade com que expandia o número de exemplares, a Revide passou a ser auditada pela Taniguti & Associados — Auditores, Contadores e Consultores, que seguiu garantindo a tiragem da Revide até dezembro de 2009. Neste intervalo, a revista passou a 25 mil exemplares, em novembro de 2006, e a 30 mil, em fevereiro do ano seguinte. Os 36 mil exemplares foram atingidos em abril de 2008, e não demoraram a evoluir para 40 mil, em agosto daquele ano, e para 43 mil, um ano depois. Em dezembro de 2009, a empresa de auditoria internacionalmente conhecida PricewaterhouseCoopers (PwC) assumiu a auditagem da Revide, reforçando ainda mais a credibilidade já conquistada. Em novembro de 2010, a Revide atingiu 45 mil exemplares, que passaram, em março de 2012, a 50 mil revistas nas ruas, na mesma edição em que celebrou 600 edições já lançadas.