
A rainha do tricô
Sonia Rykiel é uma das grandes referências da moda
A entrada de Sonia Rykiel no cenário da moda não aconteceu da forma tradicional. Ela só começou a se interessar pelo assunto aos 32 anos, quando resolveu desenhar camisolas de malha e suéteres femininos para a loja do marido. A francesa agradou logo de início e sua primeira criação estampou a capa da revista Elle.
Quatro anos mais tarde, em 1968, criou uma marca com seu nome e abriu sua primeira boutique. A partir daí, firmou-se como uma das grandes referências da moda. Inspirada pelo sentimento de liberdade da época, criou o conceito de “fora de moda” para libertar as mulheres da ditadura da moda. Focando no conforto como palavra-chave, apostou em materiais como jersey, crepe e malha, e desenhou vestidos e pulôveres confortáveis, retirando as bainhas e os forros para dar mais leveza às peças.
Em 1970, Sonia Rykiel foi chamada de “Rainha do tricô” pela revista Women’s Wear Daily. Foi assim que o seu pulôver se transformou no produto emblemático da marca e o tricô passou a inspirar novas criações. Outros itens característicos de suas coleções são as listras, os babados e o uso de cores fortes, como o fúcsia, por exemplo. As costuras do avesso e à vista, os óculos grandes e quadrados, e os contornos assimétricos também marcaram suas criações. A estilista ainda ficou muito conhecida por estampar textos em algumas de suas peças.
Apesar do sucesso, a francesa não se limitou ao mundo da moda. Em 1977, Sonia colaborou com a famosa revista “Les 3 Suisses”, vendo ali uma oportunidade para que o grande público pudesse conhecer suas criações. Fez gastronomia e escreveu nove livros. Também investiu no teatro, na produção do figurino de várias peças. A estilista ainda se empenhou em causas humanitárias e no apoio a doentes hospitalizados e a deficientes físicos.
A partir de 1987, também começou a multiplicar as linhas de sua marca, criando a Sonia Rykiel Enfant, destinada às crianças. Dois anos depois, veio a Inscription Rykiel e, no ano seguinte, a Rykiel Homme. Em 1991, ingressou na área da beleza com a Sonia Rykiel Parfums Beauté e, logo em seguida, no segmento de calçados e de acessórios com a Sonia Rykiel Accessoires et Chaussures. Sua filha, Nathalie Rykiel, diretora artística e geral da marca desde 2000, deu prosseguimento à expansão e lançou também a Rykiel Woman, em 2002, a Sonia Rykiel Lingerie, em 2004, e a Rykiel Karma Body & Soul, em 2005.
A francesa foi uma das estilistas mais condecoradas pelo governo francês, consagrada Oficial da Ordem das Artes e das Letras, pelo Ministério da Cultura, em 1993, Oficial da Ordem Nacional da Legião de Honra, em 1996, e Comendadora da Ordem Nacional do Mérito, em 2001. No mesmo ano, no 18º “Night of Stars” de Nova York, recebeu junto com sua filha o Fashion Award, que recompensa as famílias reconhecidas pelo mundo da moda.
Fotos: Júlio Sian.
Produção: Pamella Turatti, Marcela Versiani e Marina Casemiro.
Convidada: Manoela Vicentin, publicitária.